A sala de aula invertida é um sistema que capacita os professores a personalizar o ensino para cada aluno.

Para isso, contém elementos de um ambiente propício à aprendizagem.

Além de uma série de objetivos que respeitam seu próprio ritmo.

É também um sistema no qual todos os alunos progridem no material.

Já que a medida que aprendem o conteúdo, podem avançar mais rapidamente ou mais lentamente, conforme seu ritmo de aprendizagem.

Dessa forma, não existe um único modelo de sala de aula invertida.

Mas a busca de experiências nessa área, passa pelas características fundamentais da abordagem.

São elas:

  • o acesso com antecedência ao conteúdo;
  • a competência do educador em entender os estudantes;
  • o aprendizado de ordem superior no tempo de sala de aula.

Assim, a adoção da sala de aula invertida retira ambos, aluno e professor de suas zonas de conforto.

As atividades de baixa cognição, antes providas pelo docente em sala de aula, passam para a responsabilidade do aluno, que deve administrá-las em seu tempo pessoal.

aula invertida

Dito isso vamos as dicas para implantar a sala de aula invertida na sua aula:

1) Escolha temas que você gasta muito tempo

Tanto em aula expondo o conteúdo quanto porque você deseja mais tempo para interagir, praticar e aprofundar conceitos.

2) Mantenha o foco ao preparar materiais

Não desperdice o tempo dos alunos com coisas que não vai utilizar depois.

Assim, defina quais temas são mais adequados à instrução direta e à investigação.

3) Conheça seus alunos e explique a eles o modelo de inversão da sala de aula

Permita que os alunos gerenciem seu próprio tempo e carga de trabalho.

Ou seja, que avancem mais rapidamente ou mais lentamente sobre o domínio do conteúdo.

4) Insista para que os alunos façam perguntas sobre o material disponibilizado

Isso permitirá conhecer as dúvidas com antecedência, para planejar as atividades de aula.

Bem como lhe ajudará a melhorar o material.

5) Atribua uma pontuação para as tarefas extraclasse

E a inclua na nota ou conceito final, como forma de valorizar o esforço preparatório do aluno.

Dessa forma, valorize mais o esforço de acesso aos materiais e de argumentação para justificar respostas de tarefas do que tarefas com respostas estritamente corretas.

6) Estimule os alunos a se ajudarem

É bom lembrar os alunos que a ciência e o conhecimento é construído de maneira coletiva, assim como na sala de aula.

7) Com o tempo adicional em aula, aprofunde conceitos

Realize experimentos, explore temas da vida real e soluções.

Ou, ainda, incentive o aluno a criar o próprio conteúdo.

8) Aceite a sala de aula como um ambiente flexível de caos controlado

A participação dos alunos é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem.

Esqueça o formato de aula tradicional com os alunos quietos com a atenção em você.

O centro das atenção são os alunos.

9) Faça avaliações durante as atividades de classe

Estimule o desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas e as inclua na avaliação.

10) Permita ao aluno escolher a forma de avaliação

Ou que ele proponha avaliação adequada ao perfil dele.

Use tecnologia para criar um banco de questões, com várias versões de cada avaliação.