O memorial é apresentado em concursos para ingresso e promoção na carreira docente e em exames de seleção ou de qualificação.

Ele permite aos leitores perceberem o conjunto de atividades desenvolvidas e, principalmente, as impressões do autor sobre essas atividades, evidenciando seu amadurecimento profissional.

Os memoriais permitiram conhecer o ponto de vista crítico e metateórico do pesquisador.

Permite que você analise seu próprio percurso de formação e produção acadêmica ao longo dos anos.

Os memoriais são escritos na primeira pessoa do singular, da mesma forma que as cartas, as confissões, os diários e as memórias.

Esse gênero de escrita de si expõe as razões do sujeito na sua parcialidade e subjetividade.

Trata-se de um gênero que produz um certo grau de desconforto entre os pesquisadores acadêmicos.

Uma vez que, por razões de ofício, escrevemos na terceira pessoa do singular ou na primeira pessoa do plural, na pretensão de produzir os efeitos de imparcialidade e impessoalidade.

 O Memorial é o mesmo que um currículo?

O memorial, assim como o currículo, inclui a fase de formação do candidato, destacando momentos mais significativos e experiências relevantes da atividade profissional.

A demonstração do amadurecimento intelectual baseia-se na enumeração da própria produção científica, formação profissional, atuação educacional e administrativa e possíveis reflexos das atividades profissionais na sociedade não acadêmica.

Porém, a simples enumeração dessas atividades é insuficiente para mostrar esse amadurecimento intelectual.

Por isso o Memorial deve incluir a abordagem do autor sobre essas atividades.

É um texto crítico em que o autor enfatiza as partes mais relevantes de sua formação.

É nesse momento que o Memorial não segue regras estabelecidas, mas dá ao autor a liberdade de mostrar a própria abordagem sobre sua história profissional.

São exatamente nessas diferentes abordagens que se separam os autores, pois elas são produtos não apenas do que se fez, mas fundamentalmente dos valores que se atribuiu a cada coisa que se fez.

Assim, a estrutura do Memorial deve ser flexível o suficiente para que se possa mostrar nele esse diferencial.

Sem isso, o Memorial perde a sua maior contribuição e transforma-se num currículo expandido.

A estruturação dessa apresentação depende da criatividade de seu autor, sendo ela também um reflexo de sua formação.

Portanto, o autor do Memorial deve sentir-se livre para inovar e mostrar, por meio dessa liberdade, sua abordagem,
seus valores e bases teóricas na escalada da própria formação.

Ou seja, imaginar-se escrevendo um capítulo da própria vida.

O autor pode, por exemplo, dividir suas atividades em capítulos e, ao iniciar cada capítulo, fazer uma descrição de suas impressões e posições sobre o tema, após a qual poderá listar as atividades significativas.

Outra alternativa é incluir os comentários no início de cada bloco de atividades dentro de cada capítulo.

O que colocar no memorial

A parte estrita para apresentação das atividades pode seguir alguns padrões.

  • Capa e folha de rosto, contendo nome, título (Memorial) local e ano.

    É interessante colocar a finalidade do memorial.

    Por exemplo: Fulano de tal, apresentado para o concurso de professor titular

  • Introdução

    Antes de entrar nas seções é interessante fazer uma introdução contando sua trajetória pessoal e acadêmica.

    Incluindo sua formação, a sua escolha profissional, a direção dada à sua carreira, as linhas de atuação escolhidas, atividades de ensino e extensão universitária, suas realizações, seus objetivos, seus planos para o desenvolvimento de sua carreira de professor e de pesquisador, e como isso se situa no seu planejamento de vida.

    Essa é uma forma de dar à Comissão Julgadora do concurso uma breve ideia da história do candidato e de qual a diretriz dada à sua carreira.

  • Sumário

    enumeração das seções na mesma ordem e grafia em que aparecem no documento.

    Observar a ABNT NBR 6027.

  • Corpo do Memorial

    Um cabeçalho com o título, data e os dados subdivididos em seções apresentadas na forma narrativa

  • Formação, aperfeiçoamento e atualização

    Comentar como ocorreram os cursos e seus reflexos na carreira profissional.

  • Atividades docentes

    Se julgar conveniente, subdividir em aulas e cursos ministrados, orientações de teses, dissertações, monografias, residentes, estagiários, bolsistas de iniciação científica ou aperfeiçoamento, participação em comissões examinadoras, conferências e palestras proferidas.

  • Atividades administrativas

    Participação em comissões, coordenações de trabalhos, conselhos técnicos e científicos, júri de prêmios, entre outros.

    Consultorias para revistas científicas e agências de fomento, funções eletivas, participação em diretorias, indicando a função exercida.

    Incluindo chefia, coordenação e direção e outras em órgãos colegiados superiores.

  • Títulos, homenagens e aprovação em concursos

    Indicar o ano, a distinção outorgada e o local.

  • Produção científica, literária e artística

    Mencionar dissertações e teses, livros, capítulos de livro, organização de livro.

    Artigos: científicos (de pesquisa original ou de revisão), de divulgação científica (em jornais ou revistas), traduções,
    resenhas, notas científicas, participação em comissões editoriais.

    Relatórios técnicos, trabalhos artísticos, pesquisa em andamento, entrevistas concedidas, entre outros.

Mais algumas dicas

No memorial para o concurso para obtenção de título de Livre-Docente, deverão estar destacados os títulos, trabalhos e atividades posteriores à obtenção do título de doutor, utilizando-se o sinal +.

No memorial para o concurso de Professor Titular, deverão ser destacados os títulos, trabalhos
e atividades referentes aos cinco anos anteriores à inscrição, utilizando-se o sinal *.

Sempre deverá ser indicada a data de realização de cada atividade e de publicação dos trabalhos.

Todos os títulos, trabalhos e atividades citados no memorial deverão ser devidamente comprovados.

Com cópias de diplomas, certificados, correspondência relativa à aceitação de trabalhos em congressos, exemplares de revistas com artigos publicados, teses, livros, atestados referentes às atividades didáticas, orientação de alunos, participação em comissões julgadoras da carreira docente etc.

No ato da inscrição ao concurso, deverão ser entregues a quantidade de cópias de memoriais descritas no edital.

E apenas uma cópia de cada documento comprobatório.

É bom que o candidato tenha uma cópia de cada trabalho que tiver entregado com o memorial.

Para seu uso durante o concurso (se o trabalho for escolhido para a prova de arguição e o candidato quiser estudá-lo)