Tendências no processo de ensino e aprendizagem

A maneira como o professor encara o processo pedagógico está, muitas vezes, diretamente relacionada à sua formação acadêmica ou cultural.

O que também pode fazer a relação com seus alunos ocorrer de forma unilateral – o professor fala e o aluno escuta.

Ou de forma multilateral – professor e alunos se comunicam, refletem, discutem, formulam e reformulam convicções, conceitos, conhecimentos.

Há algumas tendências pedagógicas que norteiam a prática do professor.

Mas é importante ressaltar que o professor não deve, necessariamente, ficar preso a uma delas.

Deve buscar o que há de melhor em cada uma e usar com intuito de auxiliar na eficiência de sua prática.

As tendências pedagógicas são teorias norteadoras, e não receitas prontas.

As tendências pedagógicas são genericamente classificadas em: tradicional, tecnicista, libertadora e crítico-social.

processo

Tradicional

Trata-se de uma modelo educacional fortemente marcado pelo método cartesiano.

Isto é, parte da ideia de que o aluno é uma tabula rasa, sem informações.

E que cabe ao professor a função de a ele transmitir tais informações.

Os fundamentos básicos desse paradigma educacional são:

Os conteúdos

Não existe a preocupação com a compreensão dos conteúdos vistos.

A memorização é a principal meta da prática pedagógica.

E a avaliação aparece como instrumento que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar.

O professor toma a lição, e cabe ao aluno responder exatamente aquilo que foi transmitido em sala de aula.

Os conteúdos estão vinculados à transmissão da cultura acumulada.

A sala de aula

É vista como o único espaço possível de aprendizado.

Pois as experiências exteriores a ela são pouco valorizadas.

O professor é autoridade em sala de aula, é detentor do saber.

A relação é verticalizada.

O professor fala, e o aluno ouve.

A aula expositiva é a principal metodologia.

Cabe ao aluno se adaptar à metodologia do professor.

É o que Freire chama de educação bancária.

Pois o professor, neste caso, “deposita” os conteúdos na “cabeça” dos alunos.

Avaliação

É utilizada com o objetivo de revelar se o aluno conseguiu reter o conteúdo repassado pelo professor.

Geralmente, a prova é o instrumento de avaliação mais utilizado.

O aluno não é avaliado no processo, somente no momento das provas.

Tecnicista

Esta tendência surgiu com o objetivo de atender às necessidades oriundas do processo de industrialização do mundo.

Sua origem remonta à Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra do final do século XIX.

Portanto, o tecnicismo faz parte dos bancos escolares há mais de 200 anos.

Os fundamentos básicos desse paradigma educacional são:

Os conteúdos

As informações são ordenadas numa sequência lógica de conteúdos.

E a preocupação é, basicamente, a transmissão de conteúdos que habilitem os alunos a atenderem às necessidades do mercado de trabalho.

A sala de aula

É organizada de forma racional.

Os alunos são dispostos de maneira que o professor possa atingir todos.

A relação professor/aluno é objetiva, cabendo ao professor transmitir as informações e, ao aluno, fixá-las.

A avaliação

Tem por objetivo avaliar o desempenho do aluno.

Os livros didáticos e as palavras transmitidas pelo professor são as únicas fontes de informações exigidas e disponíveis aos alunos.

Em geral, não existe preocupação em diversificar as fontes de informação e, consequentemente, a construção de novos conhecimentos.

Libertadora

Não aparece com frequência nas práticas de ensino.

Seu foco principal é levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.

Paulo Freire foi o principal difusor desta tendência, que possui os seguintes fundamentos básicos:

Os conteúdos

Não resultam de um projeto de ensino elaborado pelo professor ou pelo coletivo da escola.

Mas da realidade do cotidiano dos educandos.

A sala de aula

É calcada no princípio da criticidade, sendo o foco central o questionamento da realidade, da maneira como o homem se relaciona com os outros homens e com seu meio ambiente.

Na relação professor/aluno, predomina o diálogo, a liberdade de expressão.

A relação é de igual para igual.

Grupos de discussão são muito presentes.

A avaliação

Geralmente se baseia na auto avaliação.

Cabendo aos professores respeitarem os diversos ritmos de desenvolvimento dos educandos.

Para a tendência libertadora, o mundo é dinâmico.

Nesse sentido, existe uma preocupação que vai além da compreensão deste mundo, pois o método busca transformá-lo.

Crítico-social

Esta tendência apresenta algumas mudanças em relação às anteriormente citadas.

Nela, o aluno passa a ser o centro de um processo de ensino que não mais privilegia os conteúdos e a disciplina rígida.

A tendência crítico-social chegou ao Brasil no início da década de 1970, sendo contemporânea ao modelo tecnicista.

Os seus principais fundamentos são:

Os conteúdos

São baseados nos aspectos culturais presentes na realidade escolar .

E visam articulá-los com os movimentos concretos de transformação da sociedade.

Logo, o mundo externo está presente nos conteúdos e nos debates de sala de aula.

A sala de aula

Tem como base um método que parte da experiência do aluno e a confronta com a realidade.

O aluno aparece como participador, e o professor, como mediador entre o saber e o aluno.

A avaliação

Não apresenta o objetivo de mensurar o conhecimento do aluno.

Ao contrário, não existem notas, exames nem castigos.

A aprendizagem é centrada nas capacidades cognitivas já estruturadas nos alunos.

É interessante observar que, de acordo com esta tendência, o mundo não é estático, mas dinâmico,

Sendo assim, está em constante transformação, em reconstrução, sendo necessário compreendê-lo.

By | 2017-10-11T23:53:22+00:00 11.10.17|0 Comentários

Sobre o Autor:

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, Mestre em Ciências (ênfase Ensino de Biologia) pela Universidade de São Paulo. Trabalha com biologia geral, com ênfase em estratégicas didáticas e linguagem.

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