A procrastinação é comum em algum momento na vida de todas.

Nada mais é do que o comportamento que implica o atraso no início ou término das tarefas ou tomada de decisão.

A procrastinação acadêmica é a realização de tarefas escolares (preparar trabalhos escritos ou exames) no último momento possível ou implicando a não conclusão de uma tarefa dentro do prazo estabelecido.

Principalmente no ambiente acadêmico há a crença de que o trabalho no último momento dá um bom resultado, porque “as pessoas funcionam melhor sob pressão”.

Mas será que isso é mesmo verdade?

Sob pressão, pessoas procrastinadoras não conseguem equilibrar eficazmente a velocidade e a qualidade de precisão de desempenho quando as exigências cognitivas da tarefa são elevadas.

A solução mais simples para eliminar a procrastinação é não lutar contra ela.

Em vez disso, você precisa substituí-la por boas rotinas que beneficiem a sua vida.

1) Se organize

Parece obvio, mas ter um plano de estudos/tarefas, faz diferença.

Estabeleça nesse plano estabeleça prazos e horários.

Um prazo final para o trabalho estar concluído e horários em que vai se dedicar a ele.

É importante que não se estenda por muitas horas sem intervalos. Que tal duas horas por dia?

2) Divida as tarefas

Muitas vezes uma tarefa difícil pode ser desdobrada em tarefas menores e, portanto, mais fáceis de serem realizadas.

Na dica anterior, sugerimos se dedicar 2 horas por dia a uma tarefa. Que tal tentar uma sub tarefa a cada dia?

Divida um trabalho grande ou difícil em várias etapas.

Isso evita que você desanime da missão.

3) Busque inspiração

Nem todo dia estamos “inspirados” com pensamentos criativos e muitas vezes isso nos trava.

Você pode buscar referências em outros trabalhos, outras atividades, ou buscar ajuda.

As vezes conversar com outras pessoas ajudam a abrir nossa mente para novas ideias.

Olhar outros trabalhos também ajuda. Mas lembre-se que basear em uma ideia é diferente de fazer igual.

4) Busque conhecimento

A falta de familiaridade com determinado assunto pode dar aquele desânimo de realizar o trabalho.

Busque conhecer não só sobre o problema mas sobre possíveis formas de resolver.

Por exemplo, preciso fazer um trabalho sobre a aprendizagem significativa, mas nem sei o que é isso.

Busque quem são os autores que falam sobre aprendizagem significativa, fontes primárias e secundárias.

Depois procure que tipo de metodologia é usada em pesquisas sobre educação.

Esse tipo de busca te ajuda não só a te dar uma direção quanto a tornar a execução mais fácil.

E quando eu não gosto do assunto?

Mantenha a mente aberta, espinha ereta e coração tranquilo.

Por mais que você não goste, todo conhecimento há possibilidade de trazer algo bom, que antes você não sabia.

Então nada de uma postura negativa. Até porque isso não ajuda em nada.

5) Descubra as causas de sua procrastinação

O que te faz não querer fazer o que precisa ser feito?

Insegurança? Cansaço? Insatisfação com o ambiente?

Todo mundo tem um dia que não está a fim, mas a procrastinação anda atrapalhando seu desempenho?

Se você estiver desanimado com todas as atividades acadêmicas ou com qualquer atividade delegada por seu orientador, procure ajuda!

Infelizmente tem se tornado muito frequente no ambiente acadêmico ansiedades e desânimos.

Isso não é normal e não vale a pena. Busque ajuda e formas de ficar bem!

6) Evite o perfeccionismo

Não se exija tanto. A constante busca pela perfeição pode gerar desânimo.

Faça o máximo de esforço para obter a melhor possível dentro do tempo que você dispõe, mas não foque nisso.

O foco deve ser o seu trabalho, não a perfeição.

Tenha em mente que toda atividade pode ser melhorada, após discussões com seus pares. É assim que funciona a ciência.

E é esse o espírito da coisa!