Em função da pandemia de coronavírus o ensino precisou se tornar remoto.

E isso exige estratégias metodológicas diferentes do EAD.

Já que, ao contrário do que muita gente pensa, ensino remoto não é a mesma coisa que ensino a distância.

Isso porque o ensino remoto, apesar de mediado pela tecnologia, seguem os princípios da educação presencial.

Assim, o ensino remoto é feito por um professor que ministra aulas.

Sejam elas ao vivo ou gravadas, por meio de videoconferência ou recurso similar.

A carga horária é a mesma das aulas presenciais, mantendo o horário fixo, e a necessidade da presença.

Enquanto que o EAD tem toda uma estrutura para que o aluno faça no melhor horário.

E de maneira autônoma e com prazos maiores para cumprir as atividades.

Assim, nesse cenário, professores e alunos têm enfrentado grandes desafios com as aulas remotas, não é mesmo?

Afinal, as mudanças foram de uma hora para outra.

E a grande maioria dos docentes precisou improvisar na tecnologia.

E muitas vezes sem suporte nenhum.

Por isso separamos aqui algumas estratégias metodológicas para que você possa diversificar e personalizar a experiência dos alunos no ensino remoto.

1) Mapas mentais e mapas conceituais

Os mapas mentais e conceituais são ótimas ferramentas para avaliar a organização de ideias, conceitos e definições.

Assim como os as relações que os alunos estabelecem entre os saberes.

Nós já falamos sobre o uso de mapas como instrumentos avaliativo aqui.

O mapa pode ser proposto a partir da leitura de um material.

E, nesse caso, visa dar conta da sistematização do conhecimento.

É interessante propor o mapa a partir de uma pergunta ou problema gerador, para que os alunos tenham um norte de quais conceitos relacionar.

Podem ser feitos a mão ou com a utilização de ferramentas gratuitas.

Como por exemplo, CoggleMind meister ou Mind map.

2) Portfólio

É uma estratégia para coleta e organização de um conjunto de atividades ou tarefas.

Servem para avaliar o desenvolvimento individual ou em grupo.

Já que resulta na descrição minuciosa do percurso de aprendizagem.

Também prioriza a construção do conhecimento com ênfase no desenvolvimento das competências de análise, síntese e aplicação.

Pode ser uma pergunta ou um problema  a ser resolvido ou ainda um desafio a ser respondido durante o processo de aprendizagem.

Essa estratégia pode ser utilizada com o Apresentação Google, Google classroomSeesaw ou Flipgrid.

3) Webquest

É uma atividade orientada para a pesquisa, em que toda ou quase toda a informação se encontra disponibilizada na Web.

Se caracteriza como desafio colaborativo para professores-alunos.

E pode ser de curta e longa duração.

Uma Webquest é constituída por seis componentes: introdução; tarefa ou tarefas a realizar; processo; recursos ou fontes de informação, processo avaliativo; e conclusão.

Pode ser construída facilmente e gratuitamente no Webquest sites google.

4) Leitura

É uma proposta didática importante para o domínio do conhecimento e da compreensão.

Assim, pode ser utilizada como tarefa para subsidiar uma discussão ou  ainda como fixação de conteúdo.

Prioriza a construção do conhecimento inicialmente pelo aluno, servindo para compartilhamento de saberes ao ser aplicadas outras estratégias.

Pode ser realizada com o fichamento de texto ou construção de resumo.

5) Questionário online, tarefa ou enquete

Outra estratégia possível para o ensino remoto são as atividades de fixação.

Que podem ser um questionário aberto ou de alternativas, uma enquete rápida ou uma tarefa mais longa.

Podem ser construídos com o Formulários Google.

O Conselho do Rei é um ótimo exemplo deste tipo de estratégia.

6) Infográficos

Infográficos são informações apresentadas a partir de representações visuais.

Assim, combinam fotografia ou desenhos e textos breves.

Pode ser utilizado para avaliação da capacidade de explicar e resumir, além de possíveis analogias.

Bem como a  objetividade da apresentação das informações/conteúdos.

Assim, o para a criação de infográfico os alunos podem utilizar o Canva, Piktochart ou Cacoo.

Ferramentas adaptadas de MORAIS, I. R. D. et al. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula.