O planejamento é uma atividade inerente de várias profissões, mas na docência é cerne.

E muitas são as confusões entre os tipos de planejamento.

Qualquer atividade, para ter sucesso, necessita ser planejada.

O planejamento é uma espécie de garantia dos resultados.

E sendo a educação, especialmente a educação escolar, uma atividade sistemática, uma organização da situação de aprendizagem, ela necessita evidentemente de planejamento muito sério.

Planejar é organizar ações.

Essa é uma definição simples mas que mostra uma dimensão da importância do ato de planejar.

Uma vez que o planejamento deve existir para facilitar o trabalho tanto do professor como do aluno.

O planejamento deve ser uma organização das ideias e informações.

Gandin (2008) sugere que se pense no planejamento como uma ferramenta para dar eficiência à ação humana.

Ou seja, deve ser utilizado para a organização na tomada de decisões.

E para melhor entender isto precisa-se compreender alguns conceitos, tais como: planejamento, planos e projetos.

Que são palavras sofisticadamente pedagógicas e que “rolam” de boca em boca, no dia-a-dia da vida escolar.

Mas o que eles realmente querem dizer?

Podem ser utilizadas como sinônimos?

Onde entra cada uma delas?

Apesar de os educadores em geral utilizarem, no cotidiano do trabalho, os termos “planejamento” e “plano” como sinônimos, estes não o são.

Vamos entender por que.

planejamento

Planejamento

  • O que é:

É um instrumento direcional de todo o processo educacional.

Estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.

O planejamento é uma tomada de decisão sistematizada e racionalmente organizada sobre a educação, o educando, o ensino, o educador, as matérias, as disciplinas, os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, a organização administrativa da escola e sobre a comunidade escolar.

  • Onde é aplicado:

O planejamento da educação é composto por diferentes níveis de organização.

Assim, podemos pensar em nível macro no Planejamento do Sistema de Educação, que corresponde ao planejamento da educação em âmbito nacional, estadual e municipal.

Este planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas educacionais.

O planejamento global da escola corresponde às ações sobre o funcionamento administrativo e pedagógico da escola.

Para tanto, este planejamento necessita da participação em conjunto da comunidade escolar.

Nos dias atuais, em que o trabalho pedagógico tem sido solicitado em forma de projeto, o planejamento escolar pode estar contido no Projeto Político Pedagógico – PPP, ou no Plano de Desenvolvimento Escolar – PDE.

O planejamento curricular é a organização da dinâmica escolar.

É um instrumento que sistematiza as ações escolares do espaço físico às avaliações da aprendizagem.

O planejamento de ensino envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada.

O planejamento de aula organiza ações referentes ao trabalho na sala de aula.

É o que o professor prepara para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos coerentemente articulado com o planejamento curricular, com o planejamento escolar e com o planejamento de ensino.

Planos

  • O que é:

Os planos são um desdobramento do planejamento.

Consistem na sistematização do processo de organização da ação.

No plano devem estar sistematizadas as ações que se pretende desenvolver, informações e princípios que balizam e sustentam essas ações.

É um guia para a ação.

Se o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, o plano é a formalização dos diferentes momentos desse processo.

O plano se configura, portanto, num registro escrito, apresentado sob a forma de um documento.

  • Onde é aplicado:

Podemos falar em diferentes níveis de plano, assim como já falamos em diferentes níveis de planejamento.

Por exemplo, o processo de planejamento que organiza as ações e as diretrizes dos sistemas e das redes de ensino é sistematizado em documentos que têm como característica expressar as propostas, as metas, as estratégias e as políticas a serem implementadas em determinada realidade.

É o caso dos planos estaduais e municipais de educação.

Por sua vez, quando o processo de planejamento se desenvolve no âmbito da organização de um curso ou de uma aula, dele decorre a sistematização de um plano de curso ou de um plano de aula, respectivamente.

  • Plano Nacional de Educação

Nele se reflete a política educacional de um povo, num determinado momento histórico do país.

É o de maior abrangência porque interfere nos planejamentos feitos no nível nacional, estadual e municipal.

  • Plano de Ensino ou de Curso

O plano de ensino/curso é a sistematização da proposta geral de trabalho do professor  em uma determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade.

É um documento mais elaborado, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

Pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida.

É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo.

É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino aprendizagem.

Projetos

  • O que é:

Na organização do trabalho escolar, o gestor educacional convive permanentemente com a necessidade de se trabalhar com projetos.

O termo projeto, assim como o termo plano, também possui um caráter de sistematização da ação futura.

E, nesse sentido, a definição de projeto traz consigo a ideia de lançar-se adiante, de algo a construir.

Por um lado, a ideia de projeto pode estar vinculada à noção de detalhamento de uma determinada ação a ser desenvolvida a partir do plano elaborado.

Nesse sentido, o projeto consistiria na sistematização de uma parte ou de uma atividade prevista no plano a ser implementado.

  • Onde é aplicado:

É o caso, por exemplo, de um plano de curso de um professor de ciências em que está prevista a realização de uma exposição/mostra de ciências na escola, dentro da programação da disciplina.

Para a viabilização dessa proposta, ele sistematiza as suas idéias e a apresenta através da elaboração de um projeto.

Nessa dimensão, a ideia de projeto assume um caráter mais operacional: a realização de uma atividade específica.

Por outro lado, o termo projeto tem sido utilizado também para se referir à proposta pedagógica da escola, como quando falamos em Projeto Político-Pedagógico da escola.

É o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

É o que coloca no papel o processo de organização e coordenação da ação dos professores.

E articula a atividade escolar e o contexto social da escola.