Estratégias de ensino sócio individualizantes são as que combinam as duas atividades.
A individualizada e a socializada, alternando em suas fases os aspectos individuais e sociais.
Abrangem, entre outros, o método da descoberta, método de solução de problemas, método de projetos, perguntas e respostas e resumo.
Estratégia de ensino sócio individualizantes: Método da Descoberta
Consiste em propor aos alunos uma situação de experiência e observação, para que eles formulem por si próprios conceitos e princípios utilizando o raciocínio indutivo.
O professor não transmite os conceitos e princípios de forma pronta e explícita.
Ele cria situações de ensino nas quais os alunos observam, manipulam materiais, experimentam, coletam dados e informações, para depois sistematizá-los e chegarem às conclusões necessárias.
Desta forma ele, por si mesmo, descobre, ou melhor, redescobre o conhecimento.
Analisando esse método, podemos afirmar que ele possui três características básicas: usa o procedimento indutivo; oferece ao aluno a possibilidade de uma participação ativa e encara o erro como sendo educativo.
Desta forma, o papel do professor é o de facilitador do processo de descoberta e aprendizagem.
Emitindo instruções claras e precisas, ajudando o aluno na generalização e sistematização dos novos conhecimentos adquiridos.
Estratégia de ensino sócio individualizantes: Método de Solução de Problemas
Consiste em apresentar ao aluno uma solução problemática para que ele proponha uma solução satisfatória.
Utilizando os conhecimentos de que já dispõe ou buscando novas informações através da pesquisa.
Esse método tem como objetivos:
Estratégia de ensino sócio individualizantes: Método de Projetos
O ensino realiza-se através de amplas unidades de trabalho com um fim em vista.
E supõe a atividade propositada do aluno, isto é, o esforço motivado com um propósito definido.
O projeto é uma atividade que se processa a partir de um problema concreto e se efetiva na busca de soluções práticas.
Ele se caracteriza por cinco aspectos básicos:
No método de projetos, a atividade do aluno é fundamental.
O professor desempenha o papel de facilitador e orientador da aprendizagem, assistindo os alunos quando se fizer necessário.
Perguntas e Respostas
A aula expositiva pode ser enriquecida através da utilização da técnica de perguntas e respostas.
Desta forma, essa técnica consiste em o professor dirigir perguntas aos alunos sobre algo que estudaram ou sobre suas experiências.
Vale ressaltar, que ao fazer perguntas, o professor não deve ter o objetivo de julgar ou atribuir notas.
Mas estimular a participação.
Podem-se resumir da seguinte maneira os objetivos da técnica de perguntas e respostas:
A técnica também pode ser utilizada de maneira diferente, ou seja, os alunos perguntam e o professor responde.
Assim, o professor pode orientar os alunos para que estudem determinado tema.
E, a seguir, lhes dá oportunidade para que perguntem sobre as dúvidas surgidas.
Resumos
O resumo exige a identificação das ideias principais e das relações que o aluno estabelece entre elas, de acordo com seus objetivos de leitura e conhecimento prévio.
Quando estas relações não se manifestam, deparamo-nos com um conjunto de frases justapostas, com um escrito desconexo e confuso no qual dificilmente se reconhece o significado do texto do qual procede.
Desta forma, o professor deve ajudar os alunos a elaborar resumos para que estes possam aprender.
Não basta ensinar-lhes a aplicar determinadas regras.
Mas ensinar lhes a utilizá-las em função dos objetivos de ensino.
Neste sentido, o resumo torna-se uma autêntica estratégia de elaboração e organização do conhecimento.
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