A metodologia da problematização é bastante utilizada nos cursos da área da saúde.
É conhecida também como metodologia da problematização com o arco de Maguerez.
O método foi difundido inicialmente por Bordenave e Pereira.
A Metodologia da Problematização tem uma orientação geral como todo método.
E caminha por etapas distintas e encadeadas a partir de um problema detectado na realidade.
Constitui-se uma verdadeira metodologia.
A qual pode ser entendida como um conjunto de métodos, técnicas, procedimentos ou atividades intencionalmente selecionados.
E que são organizados em etapas, de acordo com a natureza do problema em estudo e as condições gerais dos participantes.
Volta-se então para a realização do propósito maior que é preparar o estudante/ser humano para tomar consciência de seu mundo.
E atuar intencionalmente para transformá-lo, sempre para melhor.
Ou seja, para um mundo e uma sociedade que permitam uma vida mais digna para o próprio homem.
A metodologia de problematização com o arco de Maguerez pressupõe um aluno ativo, protagonista do processo de construção do conhecimento.
E dessa forma, o professor assume um papel de orientador.
Um papel importante na condução metodológica do processo.
E não mais como fonte central de informação ou de decisão das ações como em modelos anteriores.
Dessa forma, os estudantes observam uma parcela da realidade.
E definem um problema de estudo até a realização de algum grau de intervenção naquela parcela da realidade, a fim de contribuir para a sua transformação.
Nesse contexto a teoria e a prática são elementos importantes.
Assim como teoria e prática se articulam desde o início.
Já que tanto a teoria quanto a prática considerada e realizada se apresentam em níveis variados de elaboração.
E dependendo das condições concretas de que dispomos em cada grupo com a intenção clara de seu desenvolvimento cada vez mais consciente e elaborado.
O estudante assim, vai tomar um recorte da realidade como ponto de partida e de chegada em seu estudo.
E reconhecer a constante relação entre teoria e prática ao longo do percurso em cada estudo.
Como também considerar a realidade concreta para aprender com ela e para nela intervir, em busca de soluções para seus problemas.
Além de conscientizar-se da complexidade dos fenômenos sociais, entre outras.
Esse é um grande desafio imposto a alunos e professores em qualquer nível.
E em especial no ensino superior, por que exige determinação, conhecimento da metodologia e conviver com a realidade de um caminho que não se coaduna com tendências modernas de educação.
A aproximação à realidade concreta que a metodologia da problematização permite, responder a necessidade de preparar os futuros profissionais para o aprendizado contínuo, considerando demandas de uma sociedade em constante transformação.
A metodologia de problematização vai além de uma metodologia ativa.
É uma alternativa de ensino reflexivo e construtivo, apresentando um referencial teórico-metodológico que pode ajudar o professor no seu trabalho com o conhecimento teórico-prático.
E que se complementa com a transformação da realidade.
A metodologia de problematização está estruturada em cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade ou um recorte da realidade:
1) Observação da realidade;
2) pontos-chave;
3) teorização;
4) hipóteses de solução e
5) aplicação à realidade (prática).
A realidade é problematizada pelos alunos.
E não há restrições quanto aos aspectos incluídos na formulação dos problemas.
Já que são extraídos da realidade social, dinâmica e complexa.
Na fase de elaboração dos pontos chaves o aluno terá de encontrar as possíveis causas do problema.
Ou seja, os alunos são desafiados a refletir a respeito do problema.
Assim como identificar possíveis fatores e determinantes associados ao problema, analisar e redigir a reflexão.
O mais importante não é o produto e sim o processo.
Que deve ser conduzido pelo professor com o objetivo de fazê-lo refletir, e seja o protagonista de suas decisões.
Os estudos ocorrem na etapa da teorização, quando se buscam as informações sobre os pontos-chave.
A teorização é a investigação propriamente dita.
Os estudantes se organizam para buscar as informações sobre o problema, observar o que está ocorrendo e confrontar ao que foi constatado inicialmente.
A teorização compreende a busca de contribuições da ciência para o esclarecimento do estudo.
A quarta etapa consiste no levantamento das hipóteses para resolução do problema.
É a fase em que o aluno se questiona sobre o que é preciso fazer para solucionar o problema, considerando o estudo realizado e alternativas para a sua resolução.
A quinta e última etapa, evidência e do compromisso do aluno com o seu meio, no qual ocorre a ação-reflexão-ação ou teoria-prática-teoria.
É o exercício da práxis.
Nessa etapa seria importante analisar a aplicabilidade das hipóteses, eleger as possíveis de por em prática (exequibilidade, urgência, prioridade) planejar a execução das ações pelas quais se compromete executar as ações planejadas e por fim registrar todo o processo, analisando os resultados.
Quem se interessar pelo assunto pode ler mais aqui.
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