A divulgação científica é frequentemente utilizado na literatura como popularização da ciência.
Podemos entender a divulgação científica como o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral.
Supõe a tradução de uma linguagem especializada para uma leiga, visando a atingir um público mais amplo (ALBAGLI, 1996).
Divulgação científica, difusão científica e comunicação científica são a mesma coisa?
A divulgação científica é um conceito mais restrito do que difusão científica.
E um conceito mais amplo do que comunicação científica.
A difusão científica refere-se a todo e qualquer processo usado para a comunicação da informação científica e tecnológica.
Ou seja, a difusão científica pode ser orientada tanto para especialistas (neste caso, é sinônimo de disseminação científica), quanto para o público leigo em geral (aqui tem o mesmo significado de divulgação).
Já comunicação da ciência e tecnologia significa comunicação de informação científica e tecnológica, transcrita em códigos especializados.
Ou seja, para um público formado de especialistas.
Então a divulgação científica serve apenas para informar?
Muito pelo contrário!
A divulgação científica se guia por diferentes objetivos.
Dentre eles: objetivos educacionais, cívicas e de mobilização popular.
Vamos entender isso melhor.
Quando se preocupa com a ampliação do conhecimento e da compreensão do público leigo a respeito do processo científico e sua lógica.
Neste caso, trata-se de transmitir informação científica tanto com um caráter prático quanto com um caráter cultural.
No caráter prático com o objetivo de esclarecer os indivíduos sobre o desvendamento e a solução de problemas relacionados a fenômenos já cientificamente estudados.
E no caráter cultural visando estimular a curiosidade científica enquanto atributo humano.
Quando se preocupa em desenvolver uma opinião pública informada sobre os impactos do desenvolvimento científico e tecnológico sobre a sociedade.
Particularmente em áreas críticas do processo de tomada de decisões.
Trata-se portanto, de transmitir informação científica voltada para a ampliação da consciência do cidadão a respeito de questões sociais, econômicas e ambientais associadas ao desenvolvimento científico e tecnológico.
Significa ampliar a possibilidade e a qualidade de participação da sociedade na formulação de políticas públicas e na escolha de opções tecnológicas.
Por exemplo, no debate relativo às alternativas energéticas.
Trata-se de transmitir informação científica que instrumentalize os atores a intervir melhor no processo decisório.
Esse conjunto de conceitos e definições, enfatizando ora aspectos educacionais, ora culturais, políticos e ideológicos, proporciona uma ideia das amplas possibilidades das atividades de divulgação científica.
Dependendo da ênfase em cada um desses aspectos e objetivos, variam também os público salvo dessas atividades.
Sejam estudantes, populações letradas e iletradas, agentes formuladores de políticas públicas e até os próprios cientistas e tecnólogos.
Como se faz divulgação científica?
Existem diversas formas de fazer divulgação científica.
Dentre os meios mais populares estão as mídias (blogs, jornais, vídeos) e os museus ou centros de ciência.
Jornais, revistas, rádio, TV, cinema.
Toda forma de circulação de informação atualizada sobre a natureza científica e tecnológica, de acordo com variados graus de interesse e expectativa (universos culturais e ideológicos) são meios para a divulgação científica.
Este blog por exemplo, é de divulgação científica.
E existem vários outros, de diversos assuntos, como os reunidos no ScienceBlogs.
Um outra forma de divulgação científica são os museus e centros de ciência.
Os objetos de um museu por exemplo, devem estar inseridos em um contexto facilmente compreensível pelo visitante, o qual nem sempre teve acesso a uma educação científica formal.
Deixar um comentário