A educação a distância  é o processo de ensino aprendizagem mediado por tecnologias.

Na qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

Ou seja, professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente.

Mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente a internet.

Essa  mesma modalidade de Educação teve diferentes gerações.

Como os cursos por correspondências  com material impresso, enviados pelo correio, populares nos anos 70.

Depois a analógica onde são introduzidas as transmissões por televisão aberta, rádio, fitas de áudio e vídeo, populares nos anos 90.

Na expressão “ensino a distância” a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância).

Embora seja uma expressão bem popular, a palavra “educação” é mais abrangente para se referir ao processo de ensino aprendizagem a distância.

Para que a aprendizagem a distância se efetive, não basta somente contratar mais professores, oferecer materiais de estudo e usar tecnologias sofisticadas.

É necessária a existência de um ambiente que favoreça o processo de ensino e gere aprendizagens significativas.

Como também a utilização de estratégias educativas, sustentadas no diálogo, nas interações promovidas pelo/a professor.

Modalidades de ensino a distância

Hoje temos a educação semi presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual).

A educação semi presencial acontece em parte na sala de aula.

A outra parte é a distância, por meio de tecnologias.

A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais.

A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular.

No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação.

É mais adequado para a educação de adultos.

Principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa.

Assim como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação.

Já que requer bastante disciplina e organização.

Vantagens e desvantagens do EAD

Uma das vantagens é a autodisciplina de estudo.

E a autonomia da autoaprendizagem, da sua organização do pensamento, melhoria da expressão pessoal, e tudo o que conduz à autovalorização e segurança de si mesmo.

Além disso, o ensino a distância soluciona problemas de disponibilidade de tempo e de acesso a educação.

Como desvantagem da EaD está que a mesma não proporciona uma relação pessoal e direta aluno/professor.

O “face-a-face”, típica de uma sala de aula.

Outra desvantagem é relacionada ao perfil do aluno e aos problemas como a maturidade, a autodisciplina e o isolamento, especialmente críticos quando se trata de alunos mais jovens.

distância

Por que tem ganhado cada vez mais espaço

As tecnologias interativas vem evidenciando o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação.

A interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.

Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual (que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta velocidade) o conceito de presencialidade também se altera.

Poderemos ter professores externos compartilhando determinadas aulas, um professor de fora “entrando” com sua imagem e voz, na aula de outro professor.

Haverá, assim, um intercâmbio maior de saberes.

O que possibilita que cada professor colabore, com seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento, muitas vezes a distância.

Mas, esse tempo e esse espaço, cada vez mais, serão flexíveis.

O professor continuará “dando aula”, e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam.

Como receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da internet, até mesmo fora do horário específico da aula.

Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes.

Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo “aula” como pesquisa e intercâmbio.

Estamos numa fase de transição na educação a distância

Muitas organizações estão se limitando a transpor para o virtual adaptações do ensino presencial.

Com aulas multiplicadas ou disponibilizadas.

Há um predomínio de interação virtual fria (formulários, rotinas, provas, e-mail).

E alguma interação online (pessoas conectadas ao mesmo tempo, em lugares diferentes).

Apesar disso, já é perceptível que começamos a passar dos modelos predominantemente individuais para os grupais na educação a distância.

Da comunicação offline estamos evoluindo para um mix de comunicação off e online (em tempo real).

O ensino a distância é uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo – de forma presencial e virtual.

Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir resultados.

A tendência é que as práticas educativas, cada vez mais, combinem cursos presenciais com virtuais.

Uma parte dos cursos presenciais será feita virtualmente, uma parte dos cursos a distância será feita de forma presencial ou virtual-presencial.

Isso porque alguns cursos podemos fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor.

Mas outros é importante compartilhar vivências, experiências e ideias.

O professor no ensino a distância

A docência, por si mesma, não é uma atividade simples.

Além do domínio do conteúdo, a atividade docente envolve afetividade, laços de amizade/identidade e até mesmo subjetividade.

Na Educação a Distância a docência se torna ainda mais complexa em função da inserção de novos sujeitos em um mesmo propósito educacional.

No contexto à distância a docência não está focada na figura de apenas um professor, mas de vários.

Há o professor-autor, o professor-formador, o professor-tutor, o professor-revisor, o coordenador de tutoria, o tecnólogo educacional, dentre outros, constituindo uma equipe multidisciplinar e interdependente.

A inserção desses novos atores em um projeto educativo desenvolvido na modalidade a distância redimensiona o processo ensino-aprendizagem e caracteriza a polidocência.

Um dos elementos imprescindíveis para o sucesso de um projeto a ser desenvolvido na modalidade EAD
é a mediação pedagógica.

Exercida predominantemente pelo professor-tutor, que executa o projeto pedagógico elaborado pelo professor-formador.