Professor reflexivo é um outro termo bastante comum na área da educação.
Vários documentos trazem o termo.
Mas o que isso significa?
Um professor que reflete?
Sobre o que? Para que?
A reflexão implica em saber as razões pelas as quais faço e porque faço.
O professor reflexivo é um produtor de seu próprio desenvolvimento.
É o professor que diariamente busca aprimorar suas capacidades.
Sabemos que para educar é necessário que o professor tenha motivos, objetivos, planos e valores.
A reflexão constrói novos conhecimentos e objetivos.
E na maioria das vezes, essas reflexões transformam-se em ações benéficas para os próprios professores, alunos, escolas e sociedade.
Um professor reflexivo não se limita apenas ao que aprendeu durante sua graduação.
Mas constantemente examina seus saberes como forma de compreender seus fracassos.
Tenta realizar seus projetos, seus objetivos, atende suas expectativas e investe no seu próprio aprendizado.
O professor reflexivo tem certeza de suas ações, pois reflete antes de pô-las em prática.
E dedica-se a análise de suas metodologias e experiências como uma maneira de avaliar inspiráveis momentos, sempre se auto-dialogando.
O ato de se auto-dialogar possibilita ao professor maneiras de construir esquemas para a configuração de sua prática.
Os saberes teóricos e as experiências se articulam e promovem, ao mesmo tempo, progresso e desenvolvimento sobre a prática de ensino.
O ensinar é uma atividade muito pessoal e a didática de cada professor reflete:
Cada profissional de ensino traz para sala de aula suas percepções de ensino que estão relativamente relacionadas à suas crenças.
O professor reflexivo tem como ideologia, não apenas agir de acordo com suas crenças, mas fazer o aluno aprender e a querer buscar mais conhecimento a fim de tornar-se um aluno autônomo.
Um docente reflexivo é participativo e esforça-se para conciliar o seu ensino com princípios e maneiras que possibilitem ao estudante exercer o seu papel de cidadania na sala de aula.
Oferecendo-lhe oportunidade de participar de discussões e decisões sobre os assuntos lecionados e de sugerir possibilidades de melhorias para a escola.
Um professor reflexivo assume responsabilidade sobre suas próprias atitudes dentro e fora da sala de aula, pois usa vários métodos e técnicas de ensino e trabalha conteúdos relacionados à realidade de seus alunos.
Professores reflexivos questionam repetidamente sobre o porquê do que fazem em uma aula.
Quais as razões de suas ações e o porquê de ensinar de uma determinada maneira e não de outra.
Essa é uma das formas de percebermos nitidamente a distinção entre um docente reflexivo e não reflexivo.
Um docente que tem como ideologia o uso da reflexão se encarrega de examinar cada passo de seu percurso educacional e está intelectualmente disposto a adotar medidas que possam, cada vez, mais informar quem ele é como profissional.
Esses são três comportamentos do caráter de um professor reflexivo: possuir um espírito aberto, ter responsabilidade de afrontar as consequências de suas ações e ter atitudes morais.
Como o professor reflexivo se porta com os alunos (Dewey, 1959)
As características de um professor reflexivo (Richards & Lockhart,1996)
Professores reflexivos buscam também solucionar os dilemas da sala de aula
E são cientes do significado que o ensino representa.
Estão sempre injetando novas ideias no processo de ensino-aprendizagem.
E não limitam seu mundo de ação e reflexão apenas à sala de aula.
Mas estão dispostos a verem mais longe sua real situação, tendo como objetivo tornarem-se profissionais críticos, a caminho de sua autonomia.
O professor reflexivo nunca estar pronto e acabado.
É aquele que se surpreende com seus alunos e busca maneiras e razões de como compreendê-los.
Esse professor se caracteriza também por estar disposto a se tornar o objeto de sua própria investigação.
Passa a ser o autor e o executor de sua própria trajetória profissional e não apenas um repetidor de informações e conhecimentos produzidos por outros.
Ele também é um artesão, pois conhece o sistema do seu trabalho e as ferramentas que irá utilizar.
O professor reflexivo é um profissional que está eternamente num processo de aprendizado.
E, por meio do seu trabalho, prever e produz suas ações futuras.
Os professores tem a oportunidade de criar e recriar seu trabalho.
Muito interessante sua pesquisa. r
Parabéns, Teresa por sua excelente reflexão. Conteúdo muito bem fundamentado.
Oi mim ajude pra esse século qual a competencia mais dificil ? É porque?
Olá Rosilene,
Competência do professor? Depende de qual referencial/perspectiva está partindo, mas recomendo essa leitura Competências Profissionais dos Professores para o século XXI
adorei conteúdo bem claro e objectivo.
Texto mt bom, de fácil entendimento. Parabéns.
Obrigado por tudo foi de uma ajuda esclarecedora. Parabens e obrigado .
Amei a sua pesquisa ,possui um conteúdo de muito bem explicado.parabns.
gostei da sua reflexao e esta bem clara