O método Montessori, que já falamos aqui, é fundamentado em quatro planos de desenvolvimento que correspondem às diferentes fases de crescimento da criança, desde o nascimento até a adolescência e fase adulta.
Para Maria Montessori, após o nascimento o indivíduo passa por períodos de expansão e de refinamento.
Assim, nos períodos de expansão o indivíduo é desafiado a aprender, a realizar atividades que ele nunca fez antes e ainda não é capaz de fazer, a sair da sua zona de conforto, a superar obstáculos.
Já nos períodos de refinamento o indivíduo é desafiado a consolidar essa aprendizagem, a se tornar consciente dessas conquistas, a dominar essas novas habilidades e competências.
Dessa forma, após ser educado adequadamente nestes planos de desenvolvimento, o indivíduo está preparado para a vida, se conhece muito bem e respeita a individualidade de cada um, possui valores éticos e morais e está preparado para passar pelos planos de desenvolvimento profissional cumprindo o seu propósito, servindo a sociedade.
Plano de desenvolvimento 0 a 6 anos: Ajuda-me a agir por mim mesmo
O primeiro plano de desenvolvimento (0 – 6 anos) é a fase de maior intensidade de mudanças na vida do ser humano – crescimento físico e psíquico.
É o período da mente absorvente, a criança absorve todas as experiências que o ambiente ao seu redor lhe oferece.
Sem dúvida, essa é a fase mais importante do desenvolvimento de uma criança.
Além do desafio de se organizar fisicamente – aprender a coordenar seus movimentos de acordo com suas vontades e necessidades: enxergar, pegar, engatinhar, andar, falar – durante esse período a criança também está criando a sua personalidade: como se colocar no mundo, gostos, desgostos, peculiaridades.
São conquistas deste período o desenvolvimento sensorial (visão, audição, tato, olfato e paladar) e motor (coordenação motora, habilidades motoras grossa e na lateralidade, equilíbrio).
Além do entendimento do mundo através dos sentidos, o uso dos sentidos como instrumento de formação da inteligência, desenvolvimento da mente e a interiorização da cultura e aquisição da linguagem.
Também faz parte o desenvolvimento da personalidade: Necessidade de ordem – absorção da ordem exterior para poder alcançar a ordem interior e o despertar do desenvolvimento social: primeiras relações sociais em um mundo mais restrito, reconhecimento do outro, senso de solidariedade e cortesia.
Plano de desenvolvimento 6 a 12 anos: Ajuda-me a pensar por mim mesmo
O Segundo plano de desenvolvimento (6 – 12 anos) é caracterizado pelo desenvolvimento do pensamento abstrato, da inteligência moral e pelo início da formação da consciência.
É o período da Educação Cósmica, a criança tem a necessidade de entender as relações entre todas as coisas.
Nessa fase a criança passa da etapa sensorial e motora para a abstrata, se preocupa, além de fazer as coisas, em saber o porquê delas.
Fase de muita imaginação e criatividade e de orientação a princípios e valores (direitos e deveres, o bem e o mau, senso de justiça).
A criança precisa iniciar experiências empreendedoras e sociais – fabricar, inventar, confeccionar, comprar e vender, ajudar os outros, criar soluções práticas para problemas reais.
São conquistas desta etapa o desenvolvimento emocional: começa a compreender como as emoções e sentimentos interferem nas interações sociais e no comportamento humano.
E também a inteligência moral: orientação a princípios e valores, formação do caráter a partir da referência dos adultos que participam da sua vida.
Além da autonomia na conquista do conhecimento e sua aplicação prática: ampliação do processo de aquisição da linguagem (leitura, escrita e interpretação da vida como um todo); solução de operações de raciocínio matemático-científico e ampliação da consciência de espaço-tempo-evolução (compreensão da vida no universo, na Terra e a História da Evolução do Homem).
Também há a expansão da imaginação e da criatividade.
Plano de desenvolvimento 12 a 18 anos: Ajuda-me a pensar contigo
O Terceiro Plano de Desenvolvimento (12 – 18 anos) é caracterizado por grandes mudanças físicas e psíquicas, marca a adolescência – passagem da infância para a vida adulta.
O desenvolvimento físico é marcado pelo amadurecimento do corpo.
Já o desenvolvimento psíquico é marcado pela necessidade de integração social.
Nessa fase o indivíduo é desafiado a extrapolar os limites da família e se estabelecer como membro da sociedade.
O adolescente deve ser preparado para aprofundar os conhecimentos conquistados, compreender os acontecimentos contemporâneos, e ser capaz de integrar de forma prática o trabalho manual e intelectual.
O currículo montessoriano para ensino fundamental 2 e ensino médio contempla idiomas, teatro (artes cênicas), artes plásticas e visuais, cinema, artes gráficas e design, música cantada e instrumental, dança.
Além de biologia, botânica, zoologia, geologia, geografia, física, química, matemática, educação cósmica, história da humanidade, psicobiofísica, filosofia e antroposofia, história da arte, geometria, assistência comunitária.
E também nutrição, plantio e cultivo, cozinha experimental, cosmético com produtos naturais, farmácia caseira com produtos naturais e produtos e demonstrações empreendedoras.
Plano de desenvolvimento 18 a 24 anos: Ajuda-me a pensar em ti
O quarto plano de desenvolvimento (18 – 24 anos) é definido como o plano da maturidade, corresponde ao período universitário.
O indivíduo que chega à universidade já está “formado” (se tudo tiver corrido bem nos planos anteriores).
Nessa fase irá se preparar e se especializar para oferecer um serviço à sociedade e para alcançar sua independência econômica.
Além da especialização, esse período é propício para o fortalecimento moral e espiritual, para promover o encontro do indivíduo com o seu propósito, formando assim um ser humano cujas aspirações transcendem a tentação de vantagens pessoais na forma de poder e possessões, e alcançam o desejo de trabalhar para o bem da humanidade.
Deixar um comentário