Parte importante da pesquisa, muitas vezes é também a mais difícil. Como delimitar o problema da pesquisa?
É importante esclarecer que uma coisa é o seu tema de pesquisa.
Outra é o seu problema de pesquisa.
O tema é uma proposição mais abrangente, é um assunto que se deseja provar ou desenvolver.
Já o problema consiste em dizer de maneira clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver.
Outra coisa importante de pontual é que nem todo problema é passível de tratamento científico.
É preciso identificar o que é científico daquilo que não é.
Mas o que isso quer dizer?
Quero dizer que um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis.
Algo que é passível de ter uma hipótese que pode ser comprovada ou refutada.
Ambos, problema e hipótese são enunciados de relações entre variáveis.
E necessárias a pesquisa.
A diferença reside em que o problema constitui sentença interrogativa e a hipótese sentença afirmativa.
Como formular um problema
O processo de formular um problema não é tarefa fácil.
Há de se reconhecer que o treinamento desempenha papel importante nesse processo.
O treinamento é uma atividade que exige dedicação e orientação.
Mas além disso, considerar alguns aspectos do problema, ajuda na hora de elabora-lo.
Pois esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema.
O ato de estruturar perguntas possibilita identificar o cenário que envolve o tema, aquilo que se quer pesquisar.
A pergunta atua como um vetor orientando o caminho, os métodos a serem utilizados no decorrer do trabalho.
O sentido físico do seu trabalho é muito importante e não deve ser perdido.
Isto deve também se manifestar na capacidade de discernir a parte essencial de um trabalho cientifico, sem perder nos detalhes ou nos aspectos secundários de uma técnica.
A atividade de formular um problema em forma de pergunta atua como um facilitador para que se consiga discernir o essencial do supérfluo.
Estando como tema já delimitado é preciso ficar atento para estruturar a pergunta referente ao problema.
E que a mesma atenda aos requisitos: ser e clara e precisa.
Isso significa que precisa estabelecer o que se pretende pesquisar.
E precisa também identificar os elementos e instrumentos que serão utilizados no decorrer do trabalho.
É desejável que se enfatize aspectos de síntese, mas que não se esqueça que a imaginação é mais importante que a erudição.
Os problemas de pesquisa não devem envolver valores, julgamentos morais e considerações subjetivas, ponto este que invalida a pesquisa científica.
Ao estruturar o problema de forma empírica é preciso identificar as maneiras como será feito o processo de coleta, estudo e analise dos dados coletados.
É preciso deixar claro que os resultados alcançados são frutos de um processo de observação cientifica, onde os julgamentos de valor do pesquisador ficaram ausentes.
No processo de formular o problema de pesquisa é necessário que se conheça os recursos tecnológicos que serão envolvidos na solução do problema.
Pois podemos estabelecer problemas que para resolvê-los não há instrumentos e técnicas desenvolvidas e apropriadas.
É preciso saber identificar e separar o que é cientifico daquilo que não é.
Esse é um ponto, que muitas vezes, causa dúvida ao iniciante no processo de pesquisa.
Pois a primeira vista, tudo parecer ser importante.
Neste momento a figura do orientador é fundamental para resolver este impasse.
É necessário, que o problema estruturado identifique a dimensão a ser pesquisada, traduzindo um universo delimitado e devidamente caracterizado.
Fato esse, que possibilita melhor percepção acerca dos problemas, bem como possibilita clara relação dos meios de investigação a serem utilizados.
Um ponto de extrema importância é que a pesquisa de pós-graduação jamais deveria parecer imitação de pesquisa.
Ou seja, algo destinado apenas à obtenção de um título ou ao atendimento de uma formalidade.
Mas como pesquisa cientifica real, que se integre utilmente na bibliografia e possa movimentar outras mentes e acionar novas idéias.
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