Nós já explicamos aqui o que é a aprendizagem baseada em problemas (ABProb), e hoje vamos falar sobre o planejamento desta metodologia.

O ponto de partida é selecionar um problema como desafio para o trabalho dos alunos que atenda seus objetivos pedagógicos.

Este pode ser uma necessidade de um contexto ou uma questão no âmbito de uma disciplina.

E pode ser criado ou utilizar outros já existentes.

Um exemplo de problema a ser utilizado pode ser observado a seguir:

A seguir é importante que você estabeleça os resultados de aprendizagem esperados, assim como as perguntas que guiarão o desenvolvimento do problema.

É preciso também se preparar para a discussão, o que significa dominar fatos, questões, cálculos e outros materiais do caso em questão.

E também tentar prever perguntas que podem surgir e os tipos de argumento que podem ser usados.

Outro ponto importante no planejamento é a definição de tarefas.

O que os alunos precisarão fazer para chegar ao resultado esperado?

Que materiais serão necessários?

Assim como também é importante estabelecer um cronograma.

Em quanto tempo os alunos desenvolverão cada atividade e em que momento ou ordem?

E por fim, é necessário formular o fechamento e a avaliação.

Para facilitar a compreensão do planejamento da aula, vamos falar um pouco sobre a execução.

Como é o desenvolvimento de uma aula com a metodologia ABProb?

O primeiro momento é de apresentação da situação problema aos alunos, detalhando o contexto em que o mesmo é utilizado.

Os alunos divididos em grupos indicam o problema a ser solucionado e quais ferramentas poderão ser utilizadas para tal.

Para isso, cada integrante do grupo precisa pensar e elencar o que considera mais apropriado para a possível solução do problema apresentado.

A seguir cada integrante tem um tempo para expor as suas ideias para o seu grupo.

E neste momento, apenas o integrante que está expondo suas ideias pode falar, os demais integrantes permanecem em silêncio.

Após todos terem exposto suas ideais de forma individual, cada integrante pode agora levantar os pontos fortes e fracos das possíveis soluções dos demais colegas, explicando o motivo pelo qual considera válida ou não cada pensamento.

Em conjunto, os integrantes precisam adotar apenas uma linha de pensamento que consideraram ideal após as ponderações de cada integrante.

Neste momento, é possível mesclar as ideias sugeridas, tendo como resultado, um modelo de solução que o grupo determinou como ideal.

O aluno então se dedica a aperfeiçoar seus conhecimentos acerca da solução adotada em consenso com os demais colegas do grupo.

E então formalizam por escrito a solução para a situação proposta.

Avaliação da solução adotada

Esta etapa tem o professor com um ponto chave, é ele quem avalia a solução adotada pelos grupos de alunos e verifica a funcionalidade do resultado entregue pelos alunos.

O professor pode apresentar ideias para melhorar satisfazer àquilo que foi proposto e acaba avaliando, levantando os pontos fortes e fracos, caso houverem.

Check list da aplicação da ABProb
  1. Identificação / Apresentação do problema ( professor)
  2. Entendimento do problema (mediante discussão geral entre professor e alunos)
  3. Identificação de resultados de aprendizagem esperados (discussão professor-aluno)
  4. Levantamento de perguntas e hipóteses orientadoras (por grupos de alunos)
  5. Definição de tarefas para a solução do problema (por grupos de alunos)
  6. Cronograma para realização das tarefas (por grupos de alunos)
  7. Encerramento, conclusão, proposta de solução do problema (por grupos de alunos)
  8. Avaliação (professor)

 

RIBEIRO, L. R. de C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2010.