O plano de ensino ou programa da disciplina deve conter os dados de identificação da disciplina.

São eles: ementa, objetivos, conteúdo programático, metodologia, avaliação e bibliografia básica e complementar da disciplina.

Deve apresentar uma sequência coerente e os elementos necessários para o processo de ensino e de aprendizagem.

Será o plano de ensino que norteará o trabalho docente e facilitará o desenvolvimento da disciplina pelos alunos.

Além disso, ao elaborar o plano de ensino, você deve se questionar:

O que eu quero que meu aluno aprenda?

Para isso, o plano de ensino deve ser norteado pelo perfil do aluno que o curso vai formar.

E também de acordo com as concepções do projeto pedagógico do curso.

É importante destacar que o plano é um tipo de planejamento que busca a previsão mais global para as atividades de uma determinada disciplina durante o período do curso (período letivo ou semestral) .

E que pode sofrer mudanças ao longo do período letivo por diversos fatores internos e externos.

O plano de ensino é diferente do plano de aula?

Sim. Ambos são planejamentos do ensino, mas o plano de aula é um roteiro para o professor ministrar cada uma das aulas.

Específica situações de cada aula, portanto, mais pontual.

Enquanto que, o plano de ensino engloba tudo o que pretende ser ensinado durante o ano letivo ou o curso.

É um planejamento mais amplo e geral da disciplina no curso.

E como se constrói um plano de ensino?

plano de ensino

Não há um modelo fixo a ser seguido.

Para quem não tem familiaridade com um plano, colocamos uma sugestão de como montar.

O plano de ensino inicia com um cabeçalho para identificar a instituição, curso, disciplina, código da disciplina, carga horária, dia e horário da aula, nome e contato do professor.

Logo em seguida, os seguintes itens:

Ementa da disciplina

A ementa deve ser composta por um parágrafo que declare quais os tópicos que farão parte do conteúdo da disciplina.

Deve ser limitado sua abrangência dentro da carga horária ministrada.

Deve ser escrita de forma sucinta e objetiva.

E deve estar de acordo com o projeto político pedagógico do curso.

A ementa não pode ser alterada sem ser aprovada pela coordenação do curso.

Objetivos da disciplina

Representam o elemento central do plano e de onde derivam os demais elementos.

Deve ser redigido em forma de tópicos devem ser escolhidos entre dois e cinco objetivos para se atingir a ementa.

Podem ser divididos em objetivo geral e específico.

Iniciam com verbos escritos na voz ativa e são parágrafos curtos apenas indicando a ação (não colocar a metodologia).

Os objetivos englobam o que os alunos deverão conhecer, compreender, analisar e avaliar ao longo da disciplina.

Por isso devem ser construídos em forma de frases que iniciam com verbos indicando a ação.

Podem ser divididos em objetivo geral e específicos.

Exemplos de verbos usados nos objetivos: Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer, compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar, analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar, sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar, avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

Conteúdo programático

O conteúdo programático deve ser a descrição dos conteúdos elencados na ementa.

É importante esclarecer que o conteúdo programático difere do eixo temático pois o conteúdo programático cobre a totalidade da disciplina e o eixo temático se aplica a uma parte ou capítulo do conteúdo.

Deve estar estruturado em seções (ou módulos) detalhando os assuntos gerais e específicos que serão abordados ao longo da disciplina contemplados dentro da ementa.

Metodologia

A metodologia ou estratégias de aprendizagem como alguns autores denominam, esclarecem “os procedimentos que os professores utilizarão para facilitar o processo de aprendizagem.

É importante destacar quais os recursos, meios, materiais e procedimentos que serão adotados ao longo da disciplina para desenvolvimento das aulas e escolha das estratégias de ensino e de aprendizagem, forma de aula, dinâmicas, etc.

Na metodologia deve estar explícito quais as estratégias metodológicas e didáticas serão usadas por você para atingir os objetivos propostos na disciplina.

Vasconcellos (1998), Diaz Bordenave & Pereira (1994) e Piletti (1999) apresentam várias estratégias e metodologias.

Tais como aula expositiva-dialogada, mapas conceituais, portfólio, estudo de texto, dramatização, tempestade cerebral, soluções de problemas, phillips 66, pesquisa de campo, estudo de caso, seminário, fórum, oficinas, estudos com pesquisa, estudos dirigidos, visitas orientadas, palestras, seminários, discussão de filmes e de livros, encenação, júri simulado, etc.

Avaliação

É importante deixar claro no plano de ensino como ocorrerá a avaliação (preferencialmente formativa, sistemática e periódica).

Indicando claramente os critérios usados, pesos, formas de avaliação, entre outras informações pertinentes para que o professor tenha esse instrumento para tomada de decisão e o aluno saiba como será avaliado.

A avaliação compreende todos os instrumentos e mecanismos que você verificará se os objetivos estão sendo atingidos ao longo da disciplina.

Dessa forma, deve ser uma avaliação processual e registrada constantemente acerca da aprendizagem do aluno com base nas metodologias propostas.

Estas  podem ser verificadas por meio da aplicação de exercícios, provas, atividades individuais e/ou grupais, pesquisas de campo e observação periódicas registrada em diários de classe.

Referências

Lugar para indicar fontes de pesquisa e leitura sobre os conteúdos programáticos que serão abordados em sala de aula ao longo da disciplina.

Sejam trabalhos publicados em anais de eventos, e-books, livros impressos, artigos de revistas, entre outros que subsidiarão teoricamente o conteúdo programático a ser abordado na disciplina.

É importante selecionar de três a cinco bibliografias que são básicas para trabalhar ao longo da disciplina.

E também escolha outras bibliografias complementares para aprofundar os temas propostos.