O design thinking ou pensamento de design é um modelo de pensamento.

É uma metodologia amplamente difundida nos últimos anos por Tim Brown.

Mas o que isso significa?

No contexto educacional significa desenvolver um processo intencional para chegar a soluções criativas e criar impacto positivo.

Ou seja, é a busca de soluções para nossos problemas cotidianos, desenvolvido colaborativamente e centrado no humano.

Sua abordagem parte de um pressuposto que considera o objeto em si e se concebe por meio dele.

O design thinking encara desafios como oportunidades.

Oportunidades de melhorar e de crescer.

O design thinking integra o que é desejável do ponto de vista humano ao que é tecnológica e economicamente viável.

Além disso, é possível aplicar técnicas de design a uma ampla gama de problemas.

Isso porque, o design thinking promove o equilíbrio entre o pensamento analítico e intuitivo.

O que permite às organizações gerar inovações para aumentar a eficiência e competitividade.

Em essência, o design thinking permite que se passe do complexo ao simples, por meio do que ele se refere como o “funil do conhecimento”.

Para que posso usar Design Thinking?

Em qualquer desafio!

Entretanto, há um conjunto consistente de desafios que professores e escolas costumam enfrentar.

Principalmente os ligados ao planejamento e ao desenvolvimento de experiências de aprendizado (currículo), ambientes de aprendizagem (espaços), programas, projetos e experiências escolares (processos e ferramentas) e estratégias, objetivos e políticas (sistemas).

Como o design thinking pode te ajudar?

  • Currículo

Todos os dias você desenvolve maneiras de interagir com seus alunos para ensinar conteúdos.

Você pode utilizar um processo de design para:

  • ser mais intencional ao relacionar esse conteúdo aos interesses e desejos dos aprendizes de hoje;
  • saber mais sobre as coisas que eles fazem fora da escola e
  • conectar isso ao conteúdo que você vai apresentar a eles.

Com isso você pode pensar sobre:

  • Como posso inspirar meus alunos a se envolver em questões relativas ao meio ambiente?
  • Como posso engajar meus alunos de maneira convincente a aprender história mundial?
  • Como posso preparar meus alunos a buscar conhecimento ativamente em assuntos que eles dominam pouco?
  • Como posso ajudar crianças de famílias de baixa renda a melhorar seu vocabulário?

  • Espaços

O ambiente físico da sala de aula diz muito sobre como você quer que os alunos se comportem.

Nossa tendência é pensar que os espaços da sala de aula são padronizados: crianças em fileiras, sentadas em suas carteiras.

Ao repensar os espaços, podemos mandar uma nova mensagem aos estudantes sobre como eles devem se sentir e interagir na sala de aula.

Você pode repensar aspectos como:

  • Como posso utilizar o espaço da sala de aula de diferentes maneiras para deixar meus alunos à vontade?
  • Como posso criar um espaço confortável que atenda às diversas necessidades dos meus estudantes ao longo do dia?
  • Como podemos reimaginar a biblioteca de nossas escolas para atender às necessidades e aos interesses dos estudantes de hoje?
  • Como podemos criar um estimulante e eficaz espaço para professores colaborarem?
  • Como podemos desenhar o campus escolar para melhor engajar e apoiar os aprendizes de hoje?

  • Processos e ferramentas

Sua escola já tem uma série de processos ou ferramentas que podem ser ou não úteis para levá-la ao sucesso.

Isso normalmente está fora da sala de aula e da interação para o aprendizado, já que diz respeito a como o sistema opera.

Todo processo foi desenhado e pode, portanto, ser redesenhado!

Algumas vezes, criar ferramentas pode ser essencial para apoiar o desenho de novos processos.

E para redesenhar você pode pensar em aspectos como:

  • Como posso engajar os pais como parte integrante da experiência de aprendizado dos alunos?
  • Como posso recrutar os melhores professores para a escola?
  • Como podemos reimaginar os processos de chegada e de saída na escola?
  • Como podemos planejar maneiras de nos mantermos bem e equilibrados?
  • Como podemos redesenhar os horários escolares para atender às atuais necessidades das famílias e dos professores?

  • Sistemas

Nem todas as pessoas podem tomar decisões sobre o sistema no qual estão inseridas.

Mas todas podem contribuir para o desenho de um novo sistema.

Planejar sistemas é equilibrar a complexidade de diferentes necessidades na operação.

Ao desenhar um sistema, sempre definimos estratégias de alto nível afirmando visões, prioridades, políticas e comunicações essenciais acerca das ideias.

Sobre isso é importante pensarmos:

  • Como podemos reinventar o currículo de uma rede respeitando as diferenças de cada escola?
  • Como podemos acompanhar o desenvolvimento de traços do caráter dos estudantes ao longo do tempo para formar nossa filosofia escolar mais intencionalmente?
  • Como podemos nos conectar mais com a comunidade no entorno da escola?
  • Como podemos utilizar nossas escolas como centros de pesquisa e desenvolvimento para escolas de todo o país?

Como é o Design Thinking na prática?

É importante compreendermos que o design thinking une com sucesso modelos da Psicologia, Economia e da Pedagogia.

Na prática, a aplicação do design thinking na abordagem do ensinar e do aprender se dá com as seguintes fases: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução.

design thinking

É uma abordagem estruturada para gerar e aprimorar ideias.

Essas cinco fases ajudam em seu desenvolvimento, desde identificar um desafio até encontrar e construir a solução.

O sucesso dessas fases depende também da habilidade de ser intuitivo, de interpretar o que se observa e de desenvolver ideias que são emocionalmente significativas para aqueles para quem se está trabalhando.

Habilidades estas, que você, como educador, já possui e utiliza.

A importância do design thinking na educação se deve principalmente ao entendimento de que, em um ambiente escolar, todos os elementos precisam estar conectados.

Esse processo é útil para que todos os elementos da sociedade que estejam envolvidos no processo educacional aprendam a situar as pessoas, coisas e os porquês no mundo.

E principalmente para aqueles que tem vontade de mudar o mundo.

Porém conscientes de que cada um fazendo sua parte e sendo parte integrante de um processo em que cada um pode fazer a diferença.

E é este modo de pensar, de se ver a vida, de se viver que define o design thinking.

É essa possibilidade de construir e realizar através de processos intencionais que impactem positivamente a escola, a sociedade, enfim, o mundo.