O design thinking ou pensamento de design é um modelo de pensamento.
É uma metodologia amplamente difundida nos últimos anos por Tim Brown.
Mas o que isso significa?
No contexto educacional significa desenvolver um processo intencional para chegar a soluções criativas e criar impacto positivo.
Ou seja, é a busca de soluções para nossos problemas cotidianos, desenvolvido colaborativamente e centrado no humano.
Sua abordagem parte de um pressuposto que considera o objeto em si e se concebe por meio dele.
O design thinking encara desafios como oportunidades.
Oportunidades de melhorar e de crescer.
O design thinking integra o que é desejável do ponto de vista humano ao que é tecnológica e economicamente viável.
Além disso, é possível aplicar técnicas de design a uma ampla gama de problemas.
Isso porque, o design thinking promove o equilíbrio entre o pensamento analítico e intuitivo.
O que permite às organizações gerar inovações para aumentar a eficiência e competitividade.
Em essência, o design thinking permite que se passe do complexo ao simples, por meio do que ele se refere como o “funil do conhecimento”.
Para que posso usar Design Thinking?
Em qualquer desafio!
Entretanto, há um conjunto consistente de desafios que professores e escolas costumam enfrentar.
Principalmente os ligados ao planejamento e ao desenvolvimento de experiências de aprendizado (currículo), ambientes de aprendizagem (espaços), programas, projetos e experiências escolares (processos e ferramentas) e estratégias, objetivos e políticas (sistemas).
Como o design thinking pode te ajudar?
- Currículo
Todos os dias você desenvolve maneiras de interagir com seus alunos para ensinar conteúdos.
Você pode utilizar um processo de design para:
- ser mais intencional ao relacionar esse conteúdo aos interesses e desejos dos aprendizes de hoje;
- saber mais sobre as coisas que eles fazem fora da escola e
- conectar isso ao conteúdo que você vai apresentar a eles.
Com isso você pode pensar sobre:
- Como posso inspirar meus alunos a se envolver em questões relativas ao meio ambiente?
- Como posso engajar meus alunos de maneira convincente a aprender história mundial?
- Como posso preparar meus alunos a buscar conhecimento ativamente em assuntos que eles dominam pouco?
- Como posso ajudar crianças de famílias de baixa renda a melhorar seu vocabulário?
- Espaços
O ambiente físico da sala de aula diz muito sobre como você quer que os alunos se comportem.
Nossa tendência é pensar que os espaços da sala de aula são padronizados: crianças em fileiras, sentadas em suas carteiras.
Ao repensar os espaços, podemos mandar uma nova mensagem aos estudantes sobre como eles devem se sentir e interagir na sala de aula.
Você pode repensar aspectos como:
- Como posso utilizar o espaço da sala de aula de diferentes maneiras para deixar meus alunos à vontade?
- Como posso criar um espaço confortável que atenda às diversas necessidades dos meus estudantes ao longo do dia?
- Como podemos reimaginar a biblioteca de nossas escolas para atender às necessidades e aos interesses dos estudantes de hoje?
- Como podemos criar um estimulante e eficaz espaço para professores colaborarem?
- Como podemos desenhar o campus escolar para melhor engajar e apoiar os aprendizes de hoje?
- Processos e ferramentas
Sua escola já tem uma série de processos ou ferramentas que podem ser ou não úteis para levá-la ao sucesso.
Isso normalmente está fora da sala de aula e da interação para o aprendizado, já que diz respeito a como o sistema opera.
Todo processo foi desenhado e pode, portanto, ser redesenhado!
Algumas vezes, criar ferramentas pode ser essencial para apoiar o desenho de novos processos.
E para redesenhar você pode pensar em aspectos como:
- Como posso engajar os pais como parte integrante da experiência de aprendizado dos alunos?
- Como posso recrutar os melhores professores para a escola?
- Como podemos reimaginar os processos de chegada e de saída na escola?
- Como podemos planejar maneiras de nos mantermos bem e equilibrados?
- Como podemos redesenhar os horários escolares para atender às atuais necessidades das famílias e dos professores?
- Sistemas
Nem todas as pessoas podem tomar decisões sobre o sistema no qual estão inseridas.
Mas todas podem contribuir para o desenho de um novo sistema.
Planejar sistemas é equilibrar a complexidade de diferentes necessidades na operação.
Ao desenhar um sistema, sempre definimos estratégias de alto nível afirmando visões, prioridades, políticas e comunicações essenciais acerca das ideias.
Sobre isso é importante pensarmos:
- Como podemos reinventar o currículo de uma rede respeitando as diferenças de cada escola?
- Como podemos acompanhar o desenvolvimento de traços do caráter dos estudantes ao longo do tempo para formar nossa filosofia escolar mais intencionalmente?
- Como podemos nos conectar mais com a comunidade no entorno da escola?
- Como podemos utilizar nossas escolas como centros de pesquisa e desenvolvimento para escolas de todo o país?
Como é o Design Thinking na prática?
É importante compreendermos que o design thinking une com sucesso modelos da Psicologia, Economia e da Pedagogia.
Na prática, a aplicação do design thinking na abordagem do ensinar e do aprender se dá com as seguintes fases: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução.
É uma abordagem estruturada para gerar e aprimorar ideias.
Essas cinco fases ajudam em seu desenvolvimento, desde identificar um desafio até encontrar e construir a solução.
O sucesso dessas fases depende também da habilidade de ser intuitivo, de interpretar o que se observa e de desenvolver ideias que são emocionalmente significativas para aqueles para quem se está trabalhando.
Habilidades estas, que você, como educador, já possui e utiliza.
A importância do design thinking na educação se deve principalmente ao entendimento de que, em um ambiente escolar, todos os elementos precisam estar conectados.
Esse processo é útil para que todos os elementos da sociedade que estejam envolvidos no processo educacional aprendam a situar as pessoas, coisas e os porquês no mundo.
E principalmente para aqueles que tem vontade de mudar o mundo.
Porém conscientes de que cada um fazendo sua parte e sendo parte integrante de um processo em que cada um pode fazer a diferença.
E é este modo de pensar, de se ver a vida, de se viver que define o design thinking.
É essa possibilidade de construir e realizar através de processos intencionais que impactem positivamente a escola, a sociedade, enfim, o mundo.
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