Ter alunos com TDAH pode ser um desafio na sala de aula.

Por isso reunimos elementos para você ter sucesso em seu trabalho.

1) Aguce a curiosidade do seu aluno

O aluno com TDAH é muito ágil por isso ir direto ao ponto pode deixá-lo desperço.

É importante que você faça perguntas especulativas, parta de um problema.

Ou mostre uma figura, conte uma pequena estória ou leia algo relacionado para gerar discussão e interesse para a próxima lição.

Use objetos e estórias para conseguir a atenção e estimular interesse.

Com isso quero dizer que, quanto mais o aluno puder se envolver mais atento ele tende a permanecer.

Que tal trazer objetos relevante a lição?

Por exemplo, uma flor para ser analisada na aula de ciências, mas ela está em uma caixa ou sacola e os alunos precisam, a partir de pistas descobrir o que é o objeto da aula.

Isto é uma maneira excelente de gerar especulação e pode levar a criança a ótimas discussões e atividades escritas.

2) Deixe o aluno falar

Faça o máximo de esforço para aumentar mais as respostas dos alunos.

Ou seja, estimule que os alunos digam o que pensam a respeito do que está sendo estudado.

O uso de parceiros (duplas) é talvez o método mais eficaz de maximizar o envolvimento do aluno.

Isso porque este formato, de parceiros,  tende a envolver a todos ativamente não apenas alguns.

Você pode direcionar as ações, por exemplo: “Vire-se para seu vizinho/parceiro e…”

Atividades em duplas são recomendadas para compartilhar ideias, resolver problemas, desenvolver atividades escritas e cotidianas.

Depois de dar um tempo para as duplas responderem/produzirem, você pode pedir para que voluntários compartilhem suas ideias com a turma toda.

E a partir disso você consegue gerar uma discussão em que todos podem participar.

3) Saia da mesmice

Eu sei que é difícil sair da rotina da aula, até mesmo pela falta de tempo.

Mas utilizar várias estratégias de ensino pode ser um grande aliado contra a desatenção.

Tente sempre envolver a classe toda nas atividades.

Antes de pedir uma resposta oral, faça uma pergunta e peça que os alunos anotem primeiro o que eles acharem que seja correto.

Depois peça que voluntários respondem oralmente.

 

Varie a maneira que você chama o aluno para responder as perguntas.

Por exemplo, “Todos os alunos de azul, levantem-se esta pergunta é para vocês”.

Alunos deste grupo podem responder ou ter a opção de passar para um novo grupo.

 

Faça perguntas abertas, que requerem raciocínio e estimulam pensamentos abertos, e que estimulam pensamentos críticos e discussão.

4) Direcione

Quando estiver explicando, pare com frequência e peça aos alunos para voltar atrás e repetir uma ou duas palavras.

Use folhas de resumo que são resumos parciais enquanto você explica a lição.

Os alunos podem com essa folha de resumo preencher palavras que estão faltando baseado no que você está dizendo ou escrevendo no quadro.

É importante também que você delegue as tarefas de maneira clara.

 

Por exemplo, o papel de cada um dentro de um grupo (quando for trabalho em grupo ou dupla), o tempo e o que se espera.

Não é apenas trabalho em grupo, alunos com TDAH (e muitos outros) não funcionam bem sem as estruturas e expectativas claramente definidas.

5) Chame a atenção de todas as formas

Você vai precisar atrair a atenção dos alunos por meio da audição e da visão.

A primeira coisa para isso é eliminar possíveis distrações da sala de aula.

Vocês podem ter uma música ou sino para começar ou terminar atividades.

As cores também são muito efetivas para chamar atenção.

Você pode utilizar tanto para escrever, quanto em apresentações ou ainda nas roupas.

Outro ponto importante é o contato com os olhos.

Os alunos devem estar virados para você quando você está falando.

Especialmente quando instruções estão sendo dadas.

Se os alunos estiverem sentados em grupos, peça aqueles que não estão diretamente voltados para você que virem suas cadeiras e corpos quando sinalizados a fazer isso projete sua voz e certifique-se estar sendo ouvida claramente por todos.

 

6) Use recursos visuais

Os alunos com TDAH são extremamente visuais, então escreva palavras chaves ou faça mapas conceituais no quadro enquanto estiver explicando.

Use figuras, diagramas, gestos, demonstrações e materiais de alto interesse.

E Ilustre, ilustre, ilustre!!!

Não importa se você não desenha bem, qualquer esboço é importante durante suas explicações.

Quando quiser destacar algo, aponte para o material escrito que você quer enfocar.

 

7) Elimine interferências e distrações

Tente minimizar a perda de atenção para outros objetos em sala de aula.

Você pode cobrir ou retirar, quando possível, do campo visual aquilo que você não quer que os alunos foquem.

Outro ponto para manter a atenção em você, é andar pela sala enquanto fala.