Em função da pandemia de coronavírus o ensino precisou se tornar remoto.
E isso exige estratégias metodológicas diferentes do EAD.
Já que, ao contrário do que muita gente pensa, ensino remoto não é a mesma coisa que ensino a distância.
Isso porque o ensino remoto, apesar de mediado pela tecnologia, seguem os princípios da educação presencial.
Assim, o ensino remoto é feito por um professor que ministra aulas.
Sejam elas ao vivo ou gravadas, por meio de videoconferência ou recurso similar.
A carga horária é a mesma das aulas presenciais, mantendo o horário fixo, e a necessidade da presença.
Enquanto que o EAD tem toda uma estrutura para que o aluno faça no melhor horário.
E de maneira autônoma e com prazos maiores para cumprir as atividades.
Assim, nesse cenário, professores e alunos têm enfrentado grandes desafios com as aulas remotas, não é mesmo?
Afinal, as mudanças foram de uma hora para outra.
E a grande maioria dos docentes precisou improvisar na tecnologia.
E muitas vezes sem suporte nenhum.
Por isso separamos aqui algumas estratégias metodológicas para que você possa diversificar e personalizar a experiência dos alunos no ensino remoto.
1) Mapas mentais e mapas conceituais
Os mapas mentais e conceituais são ótimas ferramentas para avaliar a organização de ideias, conceitos e definições.
Assim como os as relações que os alunos estabelecem entre os saberes.
Nós já falamos sobre o uso de mapas como instrumentos avaliativo aqui.
O mapa pode ser proposto a partir da leitura de um material.
E, nesse caso, visa dar conta da sistematização do conhecimento.
É interessante propor o mapa a partir de uma pergunta ou problema gerador, para que os alunos tenham um norte de quais conceitos relacionar.
Podem ser feitos a mão ou com a utilização de ferramentas gratuitas.
Como por exemplo, Coggle, Mind meister ou Mind map.
2) Portfólio
É uma estratégia para coleta e organização de um conjunto de atividades ou tarefas.
Servem para avaliar o desenvolvimento individual ou em grupo.
Já que resulta na descrição minuciosa do percurso de aprendizagem.
Também prioriza a construção do conhecimento com ênfase no desenvolvimento das competências de análise, síntese e aplicação.
Pode ser uma pergunta ou um problema a ser resolvido ou ainda um desafio a ser respondido durante o processo de aprendizagem.
Essa estratégia pode ser utilizada com o Apresentação Google, Google classroom, Seesaw ou Flipgrid.
3) Webquest
É uma atividade orientada para a pesquisa, em que toda ou quase toda a informação se encontra disponibilizada na Web.
Se caracteriza como desafio colaborativo para professores-alunos.
E pode ser de curta e longa duração.
Uma Webquest é constituída por seis componentes: introdução; tarefa ou tarefas a realizar; processo; recursos ou fontes de informação, processo avaliativo; e conclusão.
Pode ser construída facilmente e gratuitamente no Webquest sites google.
4) Leitura
É uma proposta didática importante para o domínio do conhecimento e da compreensão.
Assim, pode ser utilizada como tarefa para subsidiar uma discussão ou ainda como fixação de conteúdo.
Prioriza a construção do conhecimento inicialmente pelo aluno, servindo para compartilhamento de saberes ao ser aplicadas outras estratégias.
Pode ser realizada com o fichamento de texto ou construção de resumo.
5) Questionário online, tarefa ou enquete
Outra estratégia possível para o ensino remoto são as atividades de fixação.
Que podem ser um questionário aberto ou de alternativas, uma enquete rápida ou uma tarefa mais longa.
Podem ser construídos com o Formulários Google.
O Conselho do Rei é um ótimo exemplo deste tipo de estratégia.
6) Infográficos
Infográficos são informações apresentadas a partir de representações visuais.
Assim, combinam fotografia ou desenhos e textos breves.
Pode ser utilizado para avaliação da capacidade de explicar e resumir, além de possíveis analogias.
Bem como a objetividade da apresentação das informações/conteúdos.
Assim, o para a criação de infográfico os alunos podem utilizar o Canva, Piktochart ou Cacoo.
Ferramentas adaptadas de MORAIS, I. R. D. et al. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula.
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