Procurando ferramentas para planejar aulas online?
Com a quarentena por causa da pandemia de Covid-19, as tecnologias digitais são a solução para continuar as aulas.
Mas como se adequar as mudanças e criar espaços efetivos de aprendizagem e avaliação?
Ou ainda como adequar os conteúdos sem perder a prática colaborativa dos alunos?
Uma das ferramentas mais completas para ensino a distância neste momento de pandemia é o Google Classroom.
Parte do G Suite for Education, que nós já falamos das funcionalidades aqui.
Mas de maneira geral grupos no Facebook e exercícios disponibilizados no Google Drive podem ser ótimas ferramentas neste momento.
Além desses, reunimos aqui outras ferramentas para te ajudar na hora de criar conteúdos.
Ferramentas para testes objetivos
Os testes objetivos são autoprogramados para a correção.
São ferramentas que auxiliam nessa construção:
Google Forms e Microsoft Forms
Ambos funcionam de formas semelhantes e permitem criar formulários e questionários usando textos, imagens e vídeos.
O modo de testes permite criar questões com alternativas erradas e corretas, além de atribuir pontuação para cada questão.
A plataforma organiza as respostas dos estudantes em planilhas e gráficos que ajudam a entender o desempenho por aluno ou por pergunta.
Se o usuário desejar, é possível ainda automatizar até a entrega de notas aos alunos.
Pode ser enviado por e-mail aos alunos ou disponibilizado em alguma plataforma ou rede social.
E se você acha que com essa ferramenta você irá criar apenas perguntas com respostas obvias, você está muito enganado!
É possível criar uma avaliação de testes instigante e completa.
Um ótimo exemplo é essa de história: O conselho do rei
GoFormative
Esta ferramenta está em inglês, mas nada muito complicado.
Permite criar conteúdos ou fazer upload de pdfs e docs para editar aulas ou ainda criar testes com resultados em tempo real e fornecer feedback imediato aos alunos.
Também permite o acompanhamento dos alunos em todas as tarefas ou testes que os alunos concluem.
ProProfs
Esta ferramenta também está em inglês.
E permite criar testes com questionários rápidos, além de fórum de perguntas e respostas, projetos e tarefas.
Também possui uma comunidade para troca tanto para alunos como para professores.
Ferramentas para quadros de interação
São ferramentas para a construção coletiva do conhecimento, onde todos podem inserir conteúdos.
Além do Google Drive, também é possível utilizar essas duas ferramentas:
Miro for Education
A plataforma está em inglês mas de fácil compreensão.
O espaço pode ser integrado ao Google Drive e por isso precisa de uma conta do Google Educations para se inscrever.
É possível construir um painel colaborativo e fóruns.
Padlet
É uma ferramenta colaborativa que permite inserção de textos, imagens e vídeos e a construção colaborativa.
Ótimo para brainstorming.
Ferramentas para mapas cognitivos
Os mapas cognitivos ajudam construir pesquisa de informação, conhecimentos e também facilitar a aprendizagem.
Já que quando informações relevantes e significativas estão bem mapeadas, o aluno consegue imergir com mais profundidade, ter visão das partes e do todo.
Além disso, favorece a observação de trajetórias percorridas e a percorrer, a visualização das articulações feitas e novos caminhos para entrelaçar, facilitando o lidar com a complexidade de cada processo de aprendizagem.
Mindomo
Permite que você configure tarefas, acompanhe o desenvolvimento do mapa pelos alunos e também faça avaliações rápidas.
Na construção do mapa cognitivo é possível também inserir imagens, vídeos e textos.
Além disso, o mapa pode ser construído colaborativamente, há chat e é possível também dar feedback sobre a tarefa realizada.
GoConqr
Também possibilita a construção de mapas cognitivos que além das palavras chaves podem ser formados por imagens e vídeos.
MindMeister
Também possibilita a construção de mapas colaborativos em tempo real.
Ferramentas para criar chat
O chat (ou bate-papo) é um espaço de encontros virtuais em grupo.
E pode ser utilizado para discutir tarefas, construir textos, rediscutir projetos, realizar trabalhos ou promover intercâmbios de ideias sobre algum tema.
Chatzy
Essa ferramenta é uma alternativa ao Facebook.
Você pode criar uma sala de bate-papo e enviar convites por e-mail.
E é possível salvar ou imprimir toda a conversa.
WorkSpace do Facebook
É basicamente um Facebook, mas voltado ao trabalho.
É possível enviar mensagens, fazer postagens, criar grupos e fazer lives.
Também é possível criar bots e integrar outras ferramentas como por exemplo o G Suite, Office 365 e Dropbox.
Ferramentas para conteúdos de vídeo
Em uma era de TikTok, porque não utilizar os vídeos a favor da aprendizagem?
E você pode criar vídeos de conteúdo interativo sem necessariamente estar a frente das câmeras.
Ou ainda solicitar que os alunos exponham as atividades por meio de vídeos.
PlayPosit
É uma ferramenta interativa de vídeo.
Pode ser utilizado para compartilhar conteúdo ou para fazer avaliações, já que permite aos professores adicionar recursos de avaliação formativa.
É possível escolher um vídeo a partir de uma biblioteca de conteúdo de sites populares como por exemplo o YouTube, o Vimeo e outros.
E também possibilita receber dados imediatos com base no desempenho e no comportamento dos alunos facilitando um novo planejamento.
Animoto
É uma ferramenta de criação facilitada de vídeos curtos.
Pode ser utilizada tanto pelo professor para produzir conteúdo quanto pelo alunos compartilhando sobre o que aprenderam em uma determinada aula.
Ferramentas multifuncionais
Class Flow
O Class Flow é uma ferramenta que permite além de criar testes também criar tarefas.
Você pode ainda acessar materiais pedagógicos, postar tarefas e outras informações pertinentes ao currículo da turma.
Além disso, o aluno tem espaço em nuvem na “mochila digital”, onde podem carregar e organizar os seus próprios recursos de aprendizagem para consulta.
E também conta com o ClassFlow Marketplace: uma comunidade aberta onde os professores podem encontrar materiais instrucionais interativos, como aulas, planos de unidade, avaliações, guias de ensino e planilhas.
Classkick
Você pode enviar conteúdo pronto (upload de pdf) ou criar algo novo com desenhos, textos, imagens, áudio, links e vídeos, fornecer instruções ou criar avaliações.
Os alunos podem trabalhar sozinhos ou em grupos e também podem inserir desenhos, texto, imagens e áudio ou responderem preenchendo a lacuna ou múltipla escolha em resposta ao material criado pelo professor.
Também é possível dar um feedback para os alunos e fazer uma classificação em tempo real.
Conhece outras ferramentas boas? Compartilha aqui com a gente!
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