A linguagem científica tem particularidades específicas e merece uma particular atenção pois interfere na compreensão de conceitos científicos.
Linguagem e Ciência estão intimamente ligadas.
A linguagem científica desenvolve o pensamento científico e com a complexificação deste desenvolve-se essa mesma linguagem científica.
O domínio da linguagem pelo aluno transforma-se, assim, num valioso instrumento de desenvolvimento dos processos cognitivos.
E, principalmente, orienta a construção do próprio conhecimento.
A linguagem é essencial para clarificar, inferir, comparar, testar, observar, prever, diferenciar, etc.
É, também, uma forma de adquirir uma educação científica pela compreensão do mundo da Ciência.
E da comunicação existente nesse mesmo mundo.
As particularidades da linguagem científica
A linguagem da Ciência tem a sua própria estrutura, regras e exceções.
Muitas das dificuldades com a linguagem científica na escola advêm desta ser, usualmente, oposta aos da linguagem vulgar.
Este tipo de linguagem usa uma terminologia.
Possui uma estrutura semântica e gramatical própria.
E também um significado conceitual diferenciado da linguagem vulgar o que a afasta do uso coloquial.
A linguagem usada pelos professores e pelos manuais escolares faz, frequentemente, da aprendizagem científica uma experiência incompreensível para os alunos.
Se é uma linguagem difícil por que ensinar?
Para compreender a Ciência é necessário conhecimento da linguagem científica.
Não só no que diz respeito ao seu vocabulário, mas também ao seu processo de pensamento.
Conhecer e usar a linguagem científica ajuda a compreender os conceitos científicos essenciais na sociedade em que vivemos.
Ou seja, a compreensão da linguagem científica contribui para a alfabetização científica.
Que é fundamental para a participação ativa e crítica de cada cidadão no atual mundo científico e tecnológico.
Ser alfabetizado cientificamente é saber ler a linguagem em que está escrita a natureza.
Isso porque a ciência é uma linguagem construída pelas pessoas para explicar o nosso mundo natural.
E, dessa forma, entender a ciência nos facilita, também, contribuir para controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza.
Assim, teremos condições de fazer com que essas transformações sejam propostas, para que conduzam a uma melhor qualidade de vida.
A ciência é um modo particular de pensar e interpretar o mundo.
E por isso, para aprender ciência é necessário ser introduzido na linguagem da comunidade científica.
A função dos professores no ensino da linguagem científica
A função dos professores no que diz respeito à linguagem é ajudar os alunos na aprendizagem dos conceitos e modelos científicos.
Bem como na aquisição da competência linguística cientifica através de saber ler, escrever e interpretar a ciência.
Para isso, a atuação do professor deve partir de práticas e atividades que mediam o processo de apropriação da linguagem científica em sala de aula.
Ou seja, é preciso dar mais oportunidades para que os estudantes possam falar e escrever sobre questões científicas.
Bem como reservar mais tempo para a elaboração de relatórios e discussão em grupos a respeito da temática científica que está em cena.
Aprender a falar e pensar cientificamente demanda tempo e prática.
Quanto mais oportunidades forem oferecidas aos alunos para desenvolverem a linguagem e o pensamento científico menos dificuldades estes encontrarão.
Qual o referencial da produção desse texto?
Olá Valdir,
Capítulo 2 da minha dissertação.