A linguagem científica tem particularidades específicas e merece uma particular atenção pois interfere na compreensão de conceitos científicos.

Linguagem e Ciência estão intimamente ligadas.

A linguagem científica desenvolve o pensamento científico e com a complexificação deste desenvolve-se essa mesma linguagem científica.

O domínio da linguagem pelo aluno transforma-se, assim, num valioso instrumento de desenvolvimento dos processos cognitivos.

E, principalmente, orienta a construção do próprio conhecimento.

A linguagem é essencial para clarificar, inferir, comparar, testar, observar, prever, diferenciar, etc.

É, também, uma forma de adquirir uma educação científica pela compreensão do mundo da Ciência.

E da comunicação existente nesse mesmo mundo.

As particularidades da linguagem científica

A linguagem da Ciência tem a sua própria estrutura, regras e exceções.

Muitas das dificuldades com a linguagem científica na escola advêm desta ser, usualmente, oposta aos da linguagem vulgar.

Este tipo de linguagem usa uma terminologia.

Possui uma estrutura semântica e gramatical própria.

E também um significado conceitual diferenciado da linguagem vulgar o que a afasta do uso coloquial.

A linguagem usada pelos professores e pelos manuais escolares faz, frequentemente, da aprendizagem científica uma experiência incompreensível para os alunos.

linguagem científica

Se é uma linguagem difícil por que ensinar?

Para compreender a Ciência é necessário conhecimento da linguagem científica.

Não só no que diz respeito ao seu vocabulário, mas também ao seu processo de pensamento.

Conhecer e usar a linguagem científica ajuda a compreender os conceitos científicos essenciais na sociedade em que vivemos.

Ou seja, a compreensão da linguagem científica contribui para a alfabetização científica.

Que é fundamental para a participação ativa e crítica de cada cidadão no atual mundo científico e tecnológico.

Ser alfabetizado cientificamente é saber ler a linguagem em que está escrita a natureza.

Isso porque a ciência é uma linguagem construída pelas pessoas para explicar o nosso mundo natural.

E, dessa forma, entender a ciência nos facilita, também, contribuir para controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza.

Assim, teremos condições de fazer com que essas transformações sejam propostas, para que conduzam a uma melhor qualidade de vida.

A ciência é um modo particular de pensar e interpretar o mundo.

E por isso, para aprender ciência é necessário ser introduzido na linguagem da comunidade científica.

A função dos professores no ensino da linguagem científica

A função dos professores no que diz respeito à linguagem é ajudar os alunos na aprendizagem dos conceitos e modelos científicos.

Bem como na aquisição da competência linguística cientifica através de saber ler, escrever e interpretar a ciência.

Para isso, a  atuação do professor deve partir de práticas e atividades que mediam o processo de apropriação da linguagem científica em sala de aula.

Ou seja, é preciso dar mais oportunidades para que os estudantes possam falar e escrever sobre questões científicas.

Bem como reservar mais tempo para a elaboração de relatórios e discussão em grupos a respeito da temática científica que está em cena.

Aprender a falar e pensar cientificamente demanda tempo e prática.

Quanto mais oportunidades forem oferecidas aos alunos para desenvolverem a linguagem e o pensamento científico menos dificuldades estes encontrarão.