Certamente você já ouviu falar sobre interdisciplinaridade e transversalidade.

Presente os PCNs, em documentos educacionais e frequentemente relacionado a boas práticas de ensino.

Mas sobre o que estamos falando quando falamos de interdisciplinaridade e transversalidade?

Podemos começar dizendo que a interdisciplinaridade e a transversalidade são modos de se trabalhar o conhecimento que buscam uma reintegração de aspectos que ficaram isolados pelo tratamento disciplinar.

Com isso, busca-se conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade.

Ou seja, que supere a fragmentação dos conceitos trabalhados.

E que vá além das disciplinas formais, tratando os conceitos de maneira integrada.

Interdisciplinaridade e transversalidade são a mesma coisa?

Embora elas andem juntas, não são a mesma coisa!

Então qual a diferença?

Vamos começar pela interdisciplinaridade.

O prefixo ‘inter’ tem o significado de ‘troca’, ‘reciprocidade’.

E ‘disciplina’, de ‘ensino’, ‘instrução’, ‘ciência’.

Logo, a interdisciplinaridade pode ser compreendida como sendo a troca entre áreas do conhecimento.

A interdisciplinaridade pretende garantir a construção de conhecimentos que rompam as fronteiras entre as disciplinas.

Ou seja, como esse conhecimento se conecta com aquele?

Busca também envolvimento, compromisso, reciprocidade diante dos conhecimentos.

Ou seja, atitudes e condutas interdisciplinares.

Já a transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender a realidade da realidade).

Ou seja, a transversalidade diz respeito a temas que “atravessam”, que perpassam os diferentes campos do conhecimento.

São temáticas ético-político-sociais, atreladas à melhoria da sociedade e da humanidade.

Então qual é a diferença entre interdisciplinaridade e transversalidade?

Apesar de ambas rejeitarem a concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, acabados ou fechados, a interdisciplinaridade se refere à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento e a transversalidade à dimensão didática.

Ou seja, a interdisciplinaridade questiona a visão compartimentada da realidade sobre a qual a escola se constituiu.

Trabalha fazendo conexões entre os conhecimentos das diferentes disciplinas.

Já a transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento.

São os assuntos que permeiam o conteúdo disciplinar, possibilitando a referência a sistemas construídos na realidade dos alunos.

E o que são os famosos temas transversais?

Os temas transversais são um conjunto de conteúdos educativos e eixos condutores da atividade escolar que, não estão ligados a nenhuma matéria particular.

E justamente por isso são temas pertinentes a todas as disciplinas.

Tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

Estes temas envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade.

E destinam-se também a um intervir na realidade para transformá-la.

Outra de suas características é que abrem espaço para saberes extra-escolares.

São amplos o bastante para traduzir preocupações de todo o país, são questões em debate na sociedade atual.

Ou seja, pretende-se que esses temas integrem as disciplinas tradicionais de forma a estarem presentes em todas elas.

E que também relacione as questões da atualidade e que sejam orientadores também do convívio escolar.

As disciplinas que estamos chamando de tradicionais do currículo (como a Matemática, as Ciências e a Língua) devem ter seus conteúdos impregnados com os temas transversais (cotidianos, de cidadania e políticos).

O que exige um trabalho sistemático, contínuo, abrangente e integrado no decorrer de toda a educação.

interdisciplinaridade

Como a interdisciplinaridade e transversalidade funcionam na prática?

Como os temas transversais não constituem uma disciplina específica, seus objetivos e conteúdos devem estar inseridos em diferentes momentos de cada uma das disciplinas.

Vão sendo trabalhados em uma e em outra, de diferentes modos.

É importante lembrar que a interdisciplinaridade e a transversalidade alimentam-se mutuamente.

Já que para trabalhar transversalmente não se pode ter uma perspectiva disciplinar rígida.

Um modo particularmente eficiente de se elaborar programas de ensino é fazer dos temas transversais um eixo unificador, em torno do qual organizam se as disciplinas.

Todas se voltam para eles como para um centro, estruturando os seus próprios conteúdos sob o prisma dos temas transversais.

As disciplinas passam, então, a girar sobre esse eixo.

É preciso que a escola trabalhe em conjunto para que a interdisciplinaridade possa acontecer.

Deve estar presente no projeto político pedagógico.

Trabalhar de maneira interdisciplinar conecta os interesses da sua disciplina com as demais disciplinas.

Para que o trabalho interdisciplinar possa ser desenvolvido pelos professores, há que se desenvolver uma metodologia de trabalho interdisciplinar que implica:

  • na integração dos conhecimentos;
  • passar de uma concepção fragmentada para uma concepção unitária de conhecimento;
  • superar a dicotomia entre o ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;
  • e um processo de ensino aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo da vida e não apenas em uma fase dela.

Por exemplo, não faz sentido que um professor de História ou de Biologia, de repente interrompa o seu assunto para dizer: agora vamos tratar de ética.

Mas tenha sempre a preocupação de abordar os aspectos éticos envolvidos ao dar uma aula sobre problemas ambientais ou sobre biotecnologia ou ainda em análises históricas.