O Just-in-Time Teaching (JiTT) ou Ensino sob Medida (EsM) é um método desenvolvido por Gregor Novak e colaboradores.
Consiste em ajustar a aula às necessidades dos alunos.
Mas como assim?
As necessidades dos alunos são diagnosticadas por meio da leitura às respostas dadas pelos próprios alunos.
Ou seja, as respostas dos alunos sobre determinado conteúdo antes da aula, serve para que o professor planeje o desenvolvimento da aula.
Apesar de não ser uma metodologia ativa tão conhecida, este método tem se mostrado como ótima opção para se considerar o conhecimento prévio dos alunos.
E também para formar o hábito de estudo antes da aula.
A estratégia de ensino Just-in-Time persegue três objetivos principais:
O desenvolvimento desse método se dá por meio de tarefas preparatórias antes da aula.
Ou seja, você enquanto professor planeja suas aulas com base nos conhecimentos e dificuldades apresentadas pelos alunos.
Na prática funciona assim:
O JiTT envolve três etapas centradas nos alunos:
Constitui de uma etapa prévia à aula.
Nessa etapa o professor pede que os alunos leiam materiais de apoio, Tarefas de Leitura (TL) e respondam eletronicamente (via e-mail ou postagens no Moodle) questões conceituais.
A partir dessas respostas, o professor prepara as atividades de aula.
O objetivo é introduzir o conteúdo a ser trabalhado e estimular o pensamento crítico.
As respostas servem como base ao professor para elaboração de aulas sob medida para seus alunos.
Para preparar explicações e atividades direcionadas à superação das dificuldades apresentadas.
O professor reapresenta as questões e pode transcrever algumas respostas, mantendo o anonimato do aluno, a fim de evitar constrangimentos.
A chave para promover o engajamento dos estudantes durante a aula é que haja mudança nas atividades que realizam.
Exposições orais curtas, intercaladas com outras atividades individuais ou colaborativas, exercícios de fixação, trabalhos em laboratórios, etc.
Isso permite que o aluno renove sua atenção a cada mudança e também pratique o uso de novos conceitos estudados.
Após as aulas os alunos podem receber outros tipos de questões para responder eletronicamente, denominadas Puzzles (quebra-cabeças).
Essas questão são relacionadas ao conteúdo trabalhado em aula, mas que apresentam uma questão intrigante que envolva um contexto diferente.
Assim, o professor poderá avaliar se o aluno está sendo capaz de transformar o conhecimento para nova situação.
Por que utilizar o Just-in-Time Teaching nas suas aulas?
As metodologias ativas são uma ótima ferramenta para utilizar a tecnologia para melhorar a aprendizagem.
O JiTT foi projetado para desenvolver a habilidade de trabalho em grupo entre os estudantes.
E também a capacidade de comunicação oral e escrita.
Além disso dá responsabilidade aos alunos pela sua própria aprendizagem e aumenta a retenção de conhecimento dos conteúdos a longo prazo.
As respostas dos alunos às tarefas preparatórias estabelecem um valioso feedback para o professor ajustar e organizar sua aula.
O que ajuda a focar nas principais dificuldades manifestadas pelos alunos.
Maximiza a eficácia e o tempo de aula.
Perfeita para cursos mais curtos ou conteúdos para os quais se disponibiliza de pouco tempo em sala.
Mas é importante frisar que, diminui o tempo de protagonismo do professor em sala de aula, mas aumenta o tempo de planejamento.
Excelente
Olá,excelente texto! Qual a referência utiilzada? E para as imagens?
Olá Matheus,
É o livro que está linkado ali no nome da referência do assunto, Gregor Novak.
Caso se interesse pelo tema, além do Novak, Eric Mazur e Ives Solano Araujo também são referências neste assunto.
Gostei muito do texto professora Tereza. Muito claro e objetivo. Parabéns! Obrigada
Excelente abordagem!
muito bom professora, sou coordenadora em uma escola publica, vou repassar para meus professores.
Qual ano e revista?
Olá Michelle,
O texto foi escrito com base no livro que está linkado na primeira linha, de Gregor Novak.