O estágio supervisionado, além de ser parte das disciplinas da licenciatura, é a oportunidade que o aluno tem de praticar a futura profissão.

É uma oportunidade de investigação, de análise e de interpretação crítica.

E de, embasando-se no que é estudado nas disciplinas do curso, realizar a prática.

É de extrema importância na formação do professor.

Ao estagiar, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar.

E procura entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem.

Com isso faz uma nova leitura do ambiente (escola, sala de aula, comunidade), procurando meios para intervir positivamente.

Nem sempre vai ser uma experiência tranquila, mas é importante manter o foco e não desanimar.

Que tipos de atividades são realizadas no estágio supervisionado?

Que atividades são desenvolvidas no estágio?

Como são elaboradas?

Afinal, que conhecimentos estão envolvidos com as atividades de estágio?

Estágio é essencialmente prático?

Na maioria dos cursos de licenciatura o estágio supervisionado é dividido em I e II.

E alguns lugares até III.

Isso porque o estágio supervisionado acontece em três grandes dimensões: a observação, a participação e a regência.

A caracterização da escola

Antes do início do estágio, o estagiário caracteriza a escola em termos de recursos humanos, didáticos, estrutura física da escola e perfil dos alunos atendidos.

Como assim?

É basicamente um reconhecimento de área.

O que você terá para trabalhar, em que condições.

Esses dados servem de subsídios para elaboração do Plano de Estágio.

Observação inicial de aulas

A observação é o ponto de partida eficiente e fundamental para toda atividade criativa.

Sendo também o ponto de retorno já que oferece dados para uma posterior avaliação.

A observação sistemática de uma aula possibilita o exame da situação real do processo ensino-aprendizagem.

Tal como ocorre em sala de aula, com características próprias que são intransponíveis e que precisam ser consideradas.

Do mesmo modo, esta observação deve ser analítica, identificando, separando e classificando as situações educativas ocorridas.

Portanto, esta observação torna-se eficiente e interessante ao se observar a aula como um todo.

Porém alguns aspectos devem ser salientados:

  • Como se processa a interação verbal professor-aluno,
  • O nível cognitivo exigido dos conteúdos apresentados;
  • Os procedimentos didáticos adotados pelo professor
  • Quais as estratégias utilizadas pelo professor para motivar o aluno a participar das aulas, etc.

Um sistema de observação que pode servir de base é o de avaliação de direção de classe.

Algumas instituições de ensino tornam o estágio supervisionado apenas em estágio de observação.

Não é o apropriado,  mas é o que muitos formandos fazem.

Plano de estágio

Depois de conhecer o ambiente em que se fará o estágio bem como as salas de aula e seus respectivos alunos é hora de planejar!

O plano de estágio nada mais é do que as atividades a serem desenvolvidas durante o estágio.

Geralmente esse planejamento ocorre para uma carga horária correspondente às 20 horas/aula.

No seu planejamento você deve considerar a quantidade de conteúdos, os objetivos para cada unidade, os procedimentos e estratégias de ensino a serem adotados, bem como os recursos didáticos para o desenvolvimento das aulas.

Aulas e provas

Após elaborar o plano de estágio, o mesmo é avaliado pelo coordenador/supervisor do estágio supervisionado.

O supervisor vai te ajudar a melhorar o plano, se necessário e acompanhá o desenvolvimento das atividades.

Bem como para avaliar o desempenho e os pontos positivos e negativos do desenvolvimento profissional enfrentados em sala de aula.

Assim como os materiais ou metodologias adequadas a serem utilizadas nas demais aulas.

Para isso vocês terão reuniões semanais que podem vir acompanhadas de entregas de relatórios ou não.

Nessa etapa do estágio você vai ministrar as aulas que planejou.

Relatórios

Varia de acordo com a instituição.

Alguns vão pedir relatórios de cada etapa, outras apenas um relatório final.

De toda forma, o relatório do estágio nada mais é do que a descrição crítica e detalhada das atividades desenvolvidas e observadas.

Os relatórios deverão ser apresentados nas datas pré-determinadas, segundo normas ABNT.

O estágio supervisionado é obrigatório?

Sim, é obrigatório e condição para obtenção da licenciatura.

É regulamentado pela lei n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 e pelas Resoluções CNE/CP 1/2002 e 2/2002.

Deve ser realizado em escola de educação básica.

E pode ser desenvolvido a partir da segunda metade do curso de licenciatura.

A carga horária deve ser de 400 horas.

Sendo 200 horas para ensino fundamental e 200 horas para ensino médio.