As trilhas da aprendizagem se destacaram durante a pandemia ao serem adotadas nos cadernos para os alunos da cidade de São Paulo.

Mas afinal o que são trilhas da aprendizagem?

Esse é o assunto do nosso post de hoje.

As trilhas da aprendizagem são um instrumento que permite o aprendizado através de rotas flexíveis e alternativas voltadas tanto para a busca da excelência profissional quanto para a excelência humana (FREITAS, 2002).

Nesse contexto, a noção de trilhas de aprendizagem surge originalmente como alternativa ao conceito de grades de treinamento para o desenvolvimento de competências.

Aquelas que buscam a flexibilização da formação profissional e promoção do reconhecimento das experiências e conhecimentos adquiridos por cada indivíduo.

Mas então como isso serve no cenário educacional?

As trilhas de aprendizagem são um dos caminhos para a ampliação dos estilos dos docentes.

E também um caminho para utilizar as metodologias ativas.

Assim, no contexto da sala de aula, as trilhas de aprendizagem são sequências de atividades.

Sequências essas que contam com diferentes mídias.

E com o objetivo de serem complementares entre si, construindo o conhecimento a respeito de um tema.

Assim, as atividades devem abranger diferentes estilos de aprendizagem, formatos de conteúdo e níveis de dificuldade.

E também priorizar a autonomia do aluno.

Por isso estão nos cadernos dos alunos da cidade de São Paulo.

Já que o caderno do aluno reúne atividades as quais os alunos devem desenvolver sozinhos e que consideram diferentes mídias.

Qual a diferença da trilha da aprendizagem para o plano de aula?

No plano de aula você organiza suas intenções de ensino aprendizagem.

Pode também ter como objetivo desenvolver habilidades e competências, mas é principalmente um guia para você, docente.

O aluno nem sempre sabe quais seus objetivos com determinada atividade ou enxerga como uma atividade está ligada a outra.

Já as trilhas da aprendizagem requerem vários planos de aulas, já que são formados por sequências de atividades, que priorizam o desenvolvimento de competências.

E por isso, as atividades precisam ser pensadas de maneira que respeite os ritmos e estilos de aprendizagem, aspirações e preferências pessoais dos alunos.

As trilhas da aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis de desenvolvimento pessoal, profissional e de autonomia.

Já que cabe ao aluno definir as trilhas que servirão de guia para aquisição dos conhecimentos e das competências.

Assim, as trilhas da aprendizagem são mais difíceis de trabalhar em sala de aula, nas condições educacionais que temos.

E por isso funcionam melhor em situações onde o aluno precisa ter autonomia e o ensino pode ser flexível, como na quarentena, por exemplo.

Mas então como se planeja trilhas da aprendizagem para a sala de aula?

Você pode usar um modelo linear, no qual os objetos de aprendizagem (vídeos, aulas presenciais, avaliações) são colocados em sequência.

E para acessar o próximo passo é preciso cumprir o passo anterior.

Assim, para completar a trilha é necessário cumprir todos os passos.

Por exemplo, para aprender operações matemáticas requer uma sequência bem estabelecida pelo instrutor.

Se o aluno não tiver o domínio do processo da adição, não dará conta de aprender a subtração.

É utilizado esse modelo quando um conhecimento anterior serve de sustentação para a construção de um novo.

Ou usar um modelo agrupado, no qual você disponibiliza diversos recursos de aprendizagem e o aluno é livre para escolher qual cumprir.

Neste caso o aluno precisa atingir uma quantidade mínima de recursos para ter a trilha de aprendizagem concluída.

Então por exemplo, disponibilizado um jogo, uma situação problema ou uma atividade baseada em projetos de uma mesma temática, o aluno escolherá qual quer resolver.

Mas independente de qual modelo de trilha seja escolhido é importante conhecer seu público alvo.

Assim como suas demandas e dificuldades.

A flexibilidade e a autonomia são as principais características que precisam estar presentes no planejamento.

Trilhas da aprendizagem para os professores

As trilhas da aprendizagem são ainda, instrumento para o docente potencializar sua própria aprendizagem.

Assim como instrumento para começar a utilizar metodologias ativas e inovadoras em sala de aula com os alunos sempre tão conectados.

O que enriquece sua prática pedagógicas e aproxima dos alunos.

Já que as mudanças no mundo do trabalho estão exigindo dos colaboradores conhecimentos que estão além do saber específico delineado no cargo que ocupam.

Ou seja, o profissional tem que ser multitarefa e se preparar para o exercício de papéis ocupacionais mais abrangentes.

Além disso, enrique as situações de aprendizagem já que diferentes pessoas, ainda que tenham funções idênticas, podem construir trilhas diferentes.