O conceito de zona de desenvolvimento proximal aparece em diversos artigos sobre desenvolvimento cognitivo e aprendizado.

Mas o que ele significa exatamente?

Normalmente quando nos referimos ao desenvolvimento de um aluno o que buscamos compreender é até onde esse aluno chegou.

Em que nível esse aluno está?

Esses questionamentos consideram um percurso de aprendizagem que vai ser percorrido pelo aluno.

E por isso observamos seu desempenho em diferentes tarefas e atividades.

Para ser considerado como possuidor de certa capacidade, o aluno tem que demonstrar que pode cumprir a tarefa sem nenhum tipo de ajuda.

Mas o que tudo isso tem a ver com o conceito de zona de desenvolvimento proximal?

Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente de nível de desenvolvimento real.

Para ele o nível de desenvolvimento real do aluno caracteriza o desenvolvimento de forma retrospectiva.

Ou seja, refere-se as etapas já alcançadas.

As funções psicológicas que fazem parte do nível de desenvolvimento real da criança em determinado momento de sua vida são aquelas já bem estabelecidas naquele momento.

São resultados de processos já consolidados.

E para compreender adequadamente o desenvolvimento devemos considerar não apenas o nível de desenvolvimento real, mas também o nível de desenvolvimento potencial.

Ou seja, a capacidade do aluno de desempenhar tarefas com a ajuda dos adultos ou de companheiros mais capazes.

Essa possibilidade de alteração do desempenho de uma pessoa pela interferência de outra é fundamental no conceito desenvolvido por Vygotsky .

Isso porque as interações sociais no processo de construção de funções psicológicas são extramente importantes.

Já que o desenvolvimento individual acontece num ambiente social determinado e em relação com o outro.

É a partir desses dois níveis de desenvolvimento, o real e o potencial, que Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal.

A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real (solução independente de problemas) e o nível de desenvolvimento potencial (solução de problemas com orientação/colaboração).

A zona de desenvolvimento proximal refere-se então ao caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento.

E que ainda se tornarão consolidadas, estabelecidas em nível de desenvolvimento real.

A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação.

Aquilo que o aluno é capaz de fazer hoje apenas com ajuda do professor, ele conseguirá fazer sozinho amanhã.

O aprendizado desperta processos de desenvolvimento que, aos poucos, vão tornar-se parte das funções psicológicas consolidadas do indivíduo.