Conflitos e dilemas do início da carreira docente

Para um jovem docente, a entrada no mundo do trabalho não é fácil.

A transição de aluno a professor, por vezes, estão também associadas alterações ao nível do modo de vida, alterações familiares, geográficas e conflitos internos.

Se o docente principiante não estiver devidamente preparado, o primeiro ano escolar pode ser assustador e muito desgastante.

Um docente em início de carreira tem uma visão da profissão diferente da que tem um docente com experiência.

E durante os três primeiros anos, por melhor que seja a preparação do docente em termos científicos e pedagógicos existe sempre o chamado “choque com a realidade”.

Esse choque é resultado das diferenças encontradas entre a formação inicial e o que acontece na realidade (Silva, 1997).

O choque com a realidade pode manifestar-se segundo cinco indicadores  (Müller-Fohrbrodt et al, 1978).

  • Percepção dos problemas

Quando existe percepção dos problemas e é demonstrado algum desagrado.

Como por exemplo: lamentações sobre horários, cansaço, stress, etc.

  • Mudanças de comportamento

Quando existem mudanças nos professores que são provocadas por agentes externos.

  • Mudanças de atitude

Quando o professor muda de atitude relativamente às suas crenças.

  • Mudanças de personalidade

Mudanças ocorridas a nível da estabilidade emocional e auto conceito.

  • Abandono da profissão

É o indicador máximo, e é atingido quando o grau de desilusão é muito elevado.

É visto como sendo a única solução.

Infelizmente no nosso sistema de ensino, na maioria dos lugares os docentes não são unidos.

São competitivos.

E o docente principiante raras vezes tem apoio específico.

Está entregue a si próprio e por vezes sente-se ainda julgado.

O início do trabalho docente configura-se como uma fase onde o professor vivencia situações inesperadas, difíceis e até constrangedoras ( HUBERMAN, 2000; TARDIF & RAYMOND, 2000).

Os principais conflitos do docente iniciante (Beach & Pearson, 1998)

  • Currículo e instrução

Esta categoria de conflito pode ser subdividida em conflitos e tensões entre as percepções do que é relevante para o professor e as percepções dos estudantes.

Entre o currículo da escola e o currículo do professor.

E entre cumprir o currículo proposto e ser ao mesmo tempo construtivista.

  • Relações interpessoais

Conflitos pessoais em suas relações com os estudantes, com colegas professores, administradores e sentimento de isolamento pessoal do professor.

  • Contextual e institucional

Conflitos e tensões relacionadas às expectativas com os programas da universidade.

As complexidades e políticas de sistemas escolares, pressões para socializar a cultura das escolas e do ensino.

  • Ver-se como professor (conflitos de papel)

Conflitos e tensões relacionadas ao autoconceito de ser professor e seu papel como professor, o papel da ambiguidade na transição de estudante para professor, conflitos internos de se autodefinir.

Ao se depararem com os conflitos os professores iniciantes buscam solucioná-los usando estratégias.

Como: afastar-se dos conflitos, soluções de curto prazo (chamadas de “técnicas de sobrevivência”) e mudanças de longo prazo (checar suas crenças pessoais e examinar possíveis incongruências entre elas e os próprios conflitos).

Os dilemas dos professores  (Ben-Peretz & Kremer-Hayon, 1990)

  • Dilemas relacionados com o controlo do ato educativo

Ou seja, quando o professor tem de fazer opções.

Como por exemplo, escolher entre uma estratégia de ensino/aprendizagem centrada no aluno ou centrada no professor.

  • Dilemas emergentes da gestão curricular

Como por exemplo valorizar o conhecimento quotidiano ou impor a cultura de escola aos alunos.

Ou fazer uma seleção de conteúdos de acordo com os ritmos de aprendizagem dos alunos.

Ou ainda aderir a seleções vindas do exterior.

E adotar uma avaliação diferente da convencional ou apenas quantificar o produto final.

  • Dilemas socioculturais

Ou seja, confronto entre várias culturas dos diversos intervenientes educativos, as diferentes gerações de professores.

Além disso, espera-se sempre muito de um professor.

E principalmente, que ele seja responsável e que tome decisões acertadas.

Tendo de escolher entre o que deve ser, o que se espera que faça e o que as circunstâncias obrigam que se faça.

docente

E como se resolvem tais dilemas e conflitos?

A gestão dos dilemas consiste na adoção de novas estratégias de ensino, na aceitação por parte do professor da necessidade de mudança no que diz respeito às suas crenças e por último a combinação das duas anteriores.

Ou seja, a combinação das novas estratégias com as mudanças no que diz respeito às suas crenças.

Além disso, o docente iniciante precisa ter tranquilidade para entender que, se ‘aprende’ ser professor, sendo professor.

Os erros fazem parte, acontecem e precisam ser utilizados para crescer.

Não é uma profissão fácil, enfrentamos diversas dificuldades de diferentes natureza.

Mas é compensador ser parte da formação de outra pessoa.

As trocas que temos com os alunos, as coisas que também aprendemos com eles.

By | 2017-12-20T11:03:17+00:00 20.12.17|0 Comentários

Sobre o Autor:

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, Mestre em Ciências (ênfase Ensino de Biologia) pela Universidade de São Paulo. Trabalha com biologia geral, com ênfase em estratégicas didáticas e linguagem.

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