Você sabe quais as competências docentes você precisa ter para utilizar de maneira eficaz as metodologias ativas?

Cada vez mais, nós professores, precisamos saber além do conteúdo específico da nossa disciplina.

Precisamos também saber nos adaptar rapidamente às mudanças, pensar criticamente, ser criativo e estar em constante busca de mais capacitação.

E adotar metodologias ativas nas aulas requer que o docente desenvolva competências específicas.

Já que é preciso uma capacitação adequada quanto a didática, técnica e prática dessa metodologia.

Afinal, muita gente diz que metodologia ativa não dá certo, mas não está utilizando de maneira adequada.

Mas o que é mesmo metodologia ativa?

Na aprendizagem ativa, o aluno deixa de ser mero receptor de conteúdos, assumindo o protagonismo de sua própria aprendizagem.

Para isso, as atividades visam desenvolver objetivos da aprendizagem, resolver desafios, solucionar problemas, treinar habilidades e exercitar atitudes profissionais.

Nós já falamos disso aqui!

Também já falamos das grandes das três grandes dimensões em relação ao que precisa ser aprendido ou desenvolvido no processo de ensino-aprendizagem.

Ou seja, o saber (conceitos, conhecimentos), o saber fazer (procedimentos, técnicas) e o ser (atitudes, comportamentos).

Assim as ações cotidianas e, principalmente, do professor, em sala de aula, compreendem certo conhecimento necessário para sua realização.

Já que a competência para colocar em prática não significa, exatamente, o conhecimento que se possui.

Mas um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para realizar uma docência de qualidade.

Dessa forma, para a adoção de metodologias ativas, cabe ao docente e às instituições de ensino desenvolverem estratégias adaptativas à nova configuração enfrentada.

Principalmente formação continuada e prática reflexiva.

Já que as demandas da aplicação da metodologia ativa exigem tanto renovação como inovação.

Então quais as competências docentes necessárias para a metodologia ativa?

1) Elaborar e avaliar unidades de aprendizagem

Por mais que seja cansativo elaborar e avaliar unidades para cada turma, isso é uma coisa muito importante, principalmente quando você resolve utilizar a metodologia ativa.

Essa metodologia é sobretudo sobre personalizar o ensino.

Ou seja, considerar as características, facilidades e dificuldades de cada aluno.

E assim como o planejamento é importante, a avaliação também é!

Além de dar um feedback para o aluno, que é importante para o mesmo saiba onde errou e onde acertou.

E também, fundamental para mostrar o caminho para os próximos planejamentos.

2) Organizar e conduzir situações de treino de habilidades

Nossos alunos em sua maioria são treinados mais a ouvir do que falar, não é?

Então para utilizar metodologia ativa, precismos treinar nossos alunos a falarem, participarem, a serem de fato centro do processo de ensino aprendizagem.

Mas isso não é uma tarefa fácil e que é alcançada com rapidez.

Muito pelo contrário, exige muita paciência e planejamento.

Mas uma vez engajados, tudo flui melhor.

3) Gerenciar o processo de ensino-aprendizagem

Quando o aluno se torna o centro do processo de ensino-aprendizagem, o nosso papel é o de mediar, de dar suporte ao aluno.

Na prática isso significa, orientar os alunos nas suas dúvidas, instigar os alunos a procurarem soluções e respostas, indicar a direção.

E também dar feedback aos alunos sobre as atividades e avaliações realizadas.

Estamos na “retaguarda” do processo de ensino aprendizagem, dando apoio e fazendo intervenções sempre que necessário.

4) Realizar acompanhamento individualizado

Como já dissemos anteriormente, a metodologia ativa é um ensino personalizado.

O que significa que, considera cada aluno e suas habilidades e dificuldades.

Assim, precisamos ser capazes de fazer a mediação da aprendizagem nos pequenos grupos normalmente utilizados e também de maneira individual.

Ou seja, ser capaz de perceber a dificuldade de determinado aluno e dar uma atenção especial a ele.

Outro ponto muito importante do acompanhamento assim como parte do gerenciamento da aprendizagem, é o feedback ao aluno.

É importante dar um feedback individual para que o aluno entenda onde ele precisa melhorar.

5) Trabalhar em equipe

Talvez uma das competências docentes mais difíceis de exercitar, o trabalho em conjunto com outros professores.

A metodologia ativa é propicia para atividades interdisciplinares e muito melhor aproveitada quando trabalhada em conjunto.

6) Participar da gestão

É muito difícil mudar a prática pedagógica sem apoio e/ou entendimento da gestão da escola.

Por isso é importante participarmos ativamente da gestão, sugerindo caminhos e tentar trabalhar em conjunto.

7) Utilizar novas tecnologias educacionais

Nem todo mundo tem facilidade com novas tecnologias, mas em uma realidade que os alunos estão cada vez mais conectados é muito necessário.

É importante aprendermos a utilizar a tecnologia a nosso favor em sala de aula.

8) Conduzir a própria formação contínua

É fundamental continuarmos aprimorando a nossa prática e sempre buscarmos aprender e atualizar nossos conhecimentos.

Nem sempre sobra tempo, nem dinheiro para que possamos fazer nossa formação continuada, mas que não percamos de vista nunca que formação é investimento.

Investimento em nós mesmos e nos nossos alunos.