A metodologia da problematização é bastante utilizada nos cursos da área da saúde.

É conhecida também como metodologia da problematização com o arco de Maguerez.

O método foi difundido inicialmente por Bordenave e Pereira.

A Metodologia da Problematização tem uma orientação geral como todo método.

E caminha por etapas distintas e encadeadas a partir de um problema detectado na realidade.

Constitui-se uma verdadeira metodologia.

A qual pode ser entendida como um conjunto de métodos, técnicas, procedimentos ou atividades intencionalmente selecionados.

E que são organizados em etapas, de acordo com a natureza do problema em estudo e as condições gerais dos participantes.

Volta-se então para a realização do propósito maior que é preparar o estudante/ser humano para tomar consciência de seu mundo.

E atuar intencionalmente para transformá-lo, sempre para melhor.

Ou seja, para um mundo e uma sociedade que permitam uma vida mais digna para o próprio homem.

A metodologia de problematização com o arco de Maguerez pressupõe um aluno ativo, protagonista do processo de construção do conhecimento.

E dessa forma, o professor assume um papel de orientador.

Um papel importante na condução metodológica do processo.

E não mais como fonte central de informação ou de decisão das ações como em modelos anteriores.

Dessa forma, os estudantes observam uma parcela da realidade.

E definem um problema de estudo até a realização de algum grau de intervenção naquela parcela da realidade, a fim de contribuir para a sua transformação.

Nesse contexto a teoria e a prática são elementos importantes.

Assim como teoria e prática se articulam desde o início.

Já que tanto a teoria quanto a prática considerada e realizada se apresentam em níveis variados de elaboração.

E dependendo das condições concretas de que dispomos em cada grupo com a intenção clara de seu desenvolvimento cada vez mais consciente e elaborado.

O estudante assim, vai tomar um recorte da realidade como ponto de partida e de chegada em seu estudo.

E reconhecer a constante relação entre teoria e prática ao longo do percurso em cada estudo.

Como também considerar a realidade concreta para aprender com ela e para nela intervir, em busca de soluções para seus problemas.

Além de conscientizar-se da complexidade dos fenômenos sociais, entre outras.

Esse é um grande desafio imposto a alunos e professores em qualquer nível.

E em especial no ensino superior, por que exige determinação, conhecimento da metodologia e conviver com a realidade de um caminho que não se coaduna com tendências modernas de educação.

A aproximação à realidade concreta que a metodologia da problematização permite, responder a necessidade de preparar os futuros profissionais para o aprendizado contínuo, considerando demandas de uma sociedade em constante transformação.

A metodologia de problematização vai além de uma metodologia ativa.

É uma alternativa de ensino reflexivo e construtivo, apresentando um referencial teórico-metodológico que pode ajudar o professor no seu trabalho com o conhecimento teórico-prático.

E que se complementa com a transformação da realidade.

A metodologia de problematização está estruturada em cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade ou um recorte da realidade:

1) Observação da realidade;

2) pontos-chave;

3) teorização;

4) hipóteses de solução e

5) aplicação à realidade (prática).

A realidade é problematizada pelos alunos.

E não há restrições quanto aos aspectos incluídos na formulação dos problemas.

Já que são extraídos da realidade social, dinâmica e complexa.

Na fase de elaboração dos pontos chaves o aluno terá de encontrar as possíveis causas do problema.

Ou seja, os alunos são desafiados a refletir a respeito do problema.

Assim como identificar possíveis fatores e determinantes associados ao problema, analisar e redigir a reflexão.

O mais importante não é o produto e sim o processo.

Que deve ser conduzido pelo professor com o objetivo de fazê-lo refletir, e seja o protagonista de suas decisões.

Os estudos ocorrem na etapa da teorização, quando se buscam as informações sobre os pontos-chave.

A teorização é a investigação propriamente dita.

Os estudantes se organizam para buscar as informações sobre o problema, observar o que está ocorrendo e confrontar ao que foi constatado inicialmente.

A teorização compreende a busca de contribuições da ciência para o esclarecimento do estudo.

A quarta etapa consiste no levantamento das hipóteses para resolução do problema.

É a fase em que o aluno se questiona sobre o que é preciso fazer para solucionar o problema, considerando o estudo realizado e alternativas para a sua resolução.

A quinta e última etapa, evidência e do compromisso do aluno com o seu meio, no qual ocorre a ação-reflexão-ação ou teoria-prática-teoria.

É o exercício da práxis.

Nessa etapa seria importante analisar a aplicabilidade das hipóteses, eleger as possíveis de por em prática (exequibilidade, urgência, prioridade) planejar a execução das ações pelas quais se compromete executar as ações planejadas e por fim registrar todo o processo, analisando os resultados.

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