É comum pedirmos para os alunos fazerem relatório em atividades práticas (experimentos, visitas, filmes, etc).

Mas como avaliar esse tipo de atividade do aluno?

A produção textual em torno destas experiências possui alguns objetivos.

Dentre estes, é possível citar a função inicial de registrar: impressões, discussões e, de maneira geral, todas as atividades relevantes.

Para avaliar seus alunos a partir de um relatório produzido por eles é necessário estabelecer critérios que levem em conta seus objetivos.

São exemplos de critérios a serem avaliados:

Organização do texto, redação e uso da língua portuguesa

Os relatórios exercitam a habilidade de expressão textual.

Assim, é necessária a atenção a aspectos relacionados à estrutura (como subtítulos que organizam a exposição) e à coesão textual nas frases e parágrafos.

Além da coerência entre as ideias apresentadas.

Também é preciso estar atento para a forma de expressão das ideias, tendo em vista aspectos gramaticais (sintaxe, pontuação, ortografia).

Ah mas não sou professora de português!

Mesmo assim devemos corrigir esses aspectos. Ensinar a escrever é cargo de todas as disciplinas.

Cumprimento dos itens estipulados pelo roteiro de visita

Você pode estipular roteiros para que os alunos sigam e avaliar a partir deste check list.

A avaliação deste item irá considerar cada um dos pontos indicados no roteiro, ponderando-se não apenas sua simples menção, mas também a profundidade da abordagem dada.

Síntese da atividade

Este item se diferencia do anterior por não de preocupar em realizar descrições e, sim, possuir caráter reflexivo e pessoal.

Para o caso dos relatórios feitos em dupla/trio, a síntese da atividade é individual, havendo a necessidade de identificação da contribuição dada por cada integrante.

Uma outra forma de avaliar os relatórios dos alunos é estabelecer critérios para cada parte da estrutura solicitada.

Cada item pode ser atribuída uma nota ou um conceito.

Por exemplo:

Introdução

Ruim – Não foi feita referência explícita ou implícita ao problema/atividade/visita em investigação.

Bom – Dá para perceber o problema/atividade/visita como um todo e suas características.

Excelente – A primeira seção explica claramente o problema/atividade/visita, suas características e desafios.

Descrição

Ruim – O trabalho é parcialmente descrito.

Bom – O trabalho é totalmente descrito evidenciando sua motivação, pressupostos teóricos e metodologia usada.

Excelente – O trabalho é total e completamente descrito com exemplos/resultados e comentários sobre os resultados obtidos.

Redação

Ruim – É difícil perceber o que o aluno está querendo expor.

A escrita é embrulhada, há palavras omitidas, erros gramaticais e pontuação inadequada.

Bom – A escrita é clara mas há excesso de palavras.

O significado é por vezes obscuro.

Algumas poucas palavras estão faltando ou mal-escritas e há poucos erros gramaticais ou de pontuação.

Excelente – A redação é clara, concisa, correta.

Pontualidade

Ruim – Material foi entregue com mais de uma semana de atraso.

Bom – Material foi entregue na semana após o prazo.

Excelente – Material foi entregue no prazo.

É sempre interessante deixar claro aos alunos os critérios de avaliação.

E posteriormente dar um feedback do que precisa ser melhorado.