Em concursos, o plano de aula faz parte da prova didática.

Mas como fazer um plano de aula para esse momento?

O que difere de um plano de aula para uma situação de aula do dia a dia?

Eu diria que, principalmente o tempo.

O plano de aula é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar numa determinada aula.

Isso inclui também o que se espera alcançar como objetivo junto aos alunos.

O plano de aula trata de um detalhamento do plano de curso/ensino.

É uma sistematização que se faz das unidades deste plano, criando uma situação didática concreta de aula.

O que difere o plano de ensino do plano de aula é a especificidade com que os conteúdos são exemplificados e os objetivos mais operacionais.

Em um concurso, o importante é mostrar a banca que você não só domina o conteúdo como cumpre o planejamento inicial.

Mas como então se planeja uma aula para concursos?

Em alguns editais eles pedem pontos específicos e outros deixam livres para montar o plano de aula como o candidato desejar.

Nós temos algumas dicas para esse segundo grupo.

Cabeçalho

É recomendável que o primeiro item seja um cabeçalho de apresentação, contendo Nome do candidato, nome da aula/tema, duração e instituição.

Isso serve para resumir para a banca o tema da aula e para lhe identificar.

plano de aula

Tempo

É muito importante que você controle e dose bem o tempo.

O controle do tempo ajuda o professor a se orientar sobre quais etapas ele poderá se aprofundar mais.

Não ultrapasse o tempo limite que consta no edital e não deixe de trabalhar os conteúdos que você colocou no plano.
Isso é visto como desorganização.

Acabar muito antes do tempo também não é visto com bons olhos.

Difícil e óbvio, mas o ideal é que você consiga usar o tempo proposto pelo concurso sem deixar nada de fora.

Que tema escolher?

É muito comum os editais colocarem três ou mais grandes temas e fazer um sorteio de qual será o seu.

As vezes com um dia de antecedência, as vezes na hora da aula

Para os sorteios no dia da aula, tenha sempre os planos de todos os temas prontos.

Seja sorteado um dia antes ou na hora é importante que você demonstre que domina o assunto.

Evite ser generalista demais e específico demais.

Mas como assim?

Evite dar aulas que são extremamente gerais sem aprofundar em nada e aula são que são exclusivamente específicas em apenas um ponto do tema.

O ideal é que você dê uma ideia geral do tema na aula, e se aprofunde em apenas um ponto.

Sempre tendo em mente o tempo que você tem para isso.

O tema pode ser apresentado como uma pequena introdução (5 ou 6 linhas) ou apenas descrito no cabeçalho.

Objetivos

De novo a questão do tempo é muito importante.

Utilize objetivos que sejam possíveis de se alcançar dentro do tempo destinado.

Utilize apenas um objetivo geral e no máximo três específicos.

O objetivo geral aponta aonde sua aula quer chegar.

Ou seja, o que os alunos vão aprender com o estudo desse tema?

Os objetivos específicos marcam como você vai chegar lá.

Ou seja, se relacionam as tapas de desenvolvimento da aula.

É sempre importante manter a lógica e a coerência entre eles.

Etapas previstas

Isso ajuda muito na organização do tempo.

Já que é precisamente uma previsão de quanto tempo vai demorar no que se propõe.

O segredo aqui é organizar a aula toda em pequenas etapas.

Por exemplo: etapa de levantamento de conhecimento prévio: 5 minutos

Etapa de levantamento de hipótese: 5 minutos

Etapa de exposição do problema: 10 minutos

Metodologia

Se refere a estratégia didática e materiais que você vai utilizar para desenvolver a aula.

De que forma irá trabalhar? Com o que?

É importante que a descrição do passo a passo da aula esteja de acordo com o que você estabeleceu como objetivo específico lá em cima e com as etapas previstas.

Nem sempre a instituição disponibiliza data show como recurso de didático a ser utilizado, então não dependa apenas disso.

É recomendado usar todos os recursos que estiverem disponíveis na instituição. Por exemplo: se tem data show, use também a lousa.

Avaliação

Em uma aula de curta duração como em geral é a de um concurso talvez seja mais eficaz propor leituras a serem feitas e atividades para a próxima aula.

Avalie o edital e a instituição que você está.

Pontue como você avaliaria o aluno. Se consideraria a participação do aluno, se material escrito, pesquisas, tarefa de casa, etc.

Demonstre a sua ideia de avaliação para a banca.

Bibliografia

É interessante que se coloque a bibliografia geral, a que é a base para o tema, a que foi utilizada para montar a aula e uma bibliografia específica.

A bibliografia específica traz livros para que o suposto aluno possa aprofundar no assunto e/ou servir como prévia para a próxima aula.

Qualquer concurso que você fizer é importante que você saiba para quem está escrevendo/falando.

Conheça quem é a banca e com o que ela trabalha, bem como a instituição e sua filosofia.

Outra dúvida bastante recorrente é se a banca pode interagir ou não na aula.

Isso depende muito da banca. Mas em geral eles não irão responder a nada, e a sua aula será com alunos imaginários.