Em concursos, o plano de aula faz parte da prova didática.
Mas como fazer um plano de aula para esse momento?
O que difere de um plano de aula para uma situação de aula do dia a dia?
Eu diria que, principalmente o tempo.
O plano de aula é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar numa determinada aula.
Isso inclui também o que se espera alcançar como objetivo junto aos alunos.
O plano de aula trata de um detalhamento do plano de curso/ensino.
É uma sistematização que se faz das unidades deste plano, criando uma situação didática concreta de aula.
O que difere o plano de ensino do plano de aula é a especificidade com que os conteúdos são exemplificados e os objetivos mais operacionais.
Em um concurso, o importante é mostrar a banca que você não só domina o conteúdo como cumpre o planejamento inicial.
Mas como então se planeja uma aula para concursos?
Em alguns editais eles pedem pontos específicos e outros deixam livres para montar o plano de aula como o candidato desejar.
Nós temos algumas dicas para esse segundo grupo.
Cabeçalho
É recomendável que o primeiro item seja um cabeçalho de apresentação, contendo Nome do candidato, nome da aula/tema, duração e instituição.
Isso serve para resumir para a banca o tema da aula e para lhe identificar.
Tempo
É muito importante que você controle e dose bem o tempo.
O controle do tempo ajuda o professor a se orientar sobre quais etapas ele poderá se aprofundar mais.
Não ultrapasse o tempo limite que consta no edital e não deixe de trabalhar os conteúdos que você colocou no plano.
Isso é visto como desorganização.
Acabar muito antes do tempo também não é visto com bons olhos.
Difícil e óbvio, mas o ideal é que você consiga usar o tempo proposto pelo concurso sem deixar nada de fora.
Que tema escolher?
É muito comum os editais colocarem três ou mais grandes temas e fazer um sorteio de qual será o seu.
As vezes com um dia de antecedência, as vezes na hora da aula
Para os sorteios no dia da aula, tenha sempre os planos de todos os temas prontos.
Seja sorteado um dia antes ou na hora é importante que você demonstre que domina o assunto.
Evite ser generalista demais e específico demais.
Mas como assim?
Evite dar aulas que são extremamente gerais sem aprofundar em nada e aula são que são exclusivamente específicas em apenas um ponto do tema.
O ideal é que você dê uma ideia geral do tema na aula, e se aprofunde em apenas um ponto.
Sempre tendo em mente o tempo que você tem para isso.
O tema pode ser apresentado como uma pequena introdução (5 ou 6 linhas) ou apenas descrito no cabeçalho.
Objetivos
De novo a questão do tempo é muito importante.
Utilize objetivos que sejam possíveis de se alcançar dentro do tempo destinado.
Utilize apenas um objetivo geral e no máximo três específicos.
O objetivo geral aponta aonde sua aula quer chegar.
Ou seja, o que os alunos vão aprender com o estudo desse tema?
Os objetivos específicos marcam como você vai chegar lá.
Ou seja, se relacionam as tapas de desenvolvimento da aula.
É sempre importante manter a lógica e a coerência entre eles.
Etapas previstas
Isso ajuda muito na organização do tempo.
Já que é precisamente uma previsão de quanto tempo vai demorar no que se propõe.
O segredo aqui é organizar a aula toda em pequenas etapas.
Por exemplo: etapa de levantamento de conhecimento prévio: 5 minutos
Etapa de levantamento de hipótese: 5 minutos
Etapa de exposição do problema: 10 minutos
Metodologia
Se refere a estratégia didática e materiais que você vai utilizar para desenvolver a aula.
De que forma irá trabalhar? Com o que?
É importante que a descrição do passo a passo da aula esteja de acordo com o que você estabeleceu como objetivo específico lá em cima e com as etapas previstas.
Nem sempre a instituição disponibiliza data show como recurso de didático a ser utilizado, então não dependa apenas disso.
É recomendado usar todos os recursos que estiverem disponíveis na instituição. Por exemplo: se tem data show, use também a lousa.
Avaliação
Em uma aula de curta duração como em geral é a de um concurso talvez seja mais eficaz propor leituras a serem feitas e atividades para a próxima aula.
Avalie o edital e a instituição que você está.
Pontue como você avaliaria o aluno. Se consideraria a participação do aluno, se material escrito, pesquisas, tarefa de casa, etc.
Demonstre a sua ideia de avaliação para a banca.
Bibliografia
É interessante que se coloque a bibliografia geral, a que é a base para o tema, a que foi utilizada para montar a aula e uma bibliografia específica.
A bibliografia específica traz livros para que o suposto aluno possa aprofundar no assunto e/ou servir como prévia para a próxima aula.
Qualquer concurso que você fizer é importante que você saiba para quem está escrevendo/falando.
Conheça quem é a banca e com o que ela trabalha, bem como a instituição e sua filosofia.
Outra dúvida bastante recorrente é se a banca pode interagir ou não na aula.
Isso depende muito da banca. Mas em geral eles não irão responder a nada, e a sua aula será com alunos imaginários.
Ótimo. Muito enxuto e preciso. Parabéns.
Boa tarde,
muito didática sua exposição. Parabéns!!!
Adorei sua explicação. Sempre quis saber como é uma aula didática para concursos ou processos seletivos.Obrigada pelo esclarecimento.
Tenho uma prova didática para fazer e tenho umas dúvidas! São 15 minutos de aula e o tema é muito abrangente, qual seria o melhor modo de aplicar esse tema? Uma das opções de tema é divisão celular, mitose e meiose.
Além disso a avaliação será a distÂncia devido a pandemia, qual é o melhor modo de dar a aula? Penso que seria melhor ajeitar a web cam de modo que eu fique em pé e sem o uso de nenhum recurso devido ao tempo, mas não tenho certeza disso, o que acha?
Desde já obrigada.
Olá Bárbara,
Quando o tema é muito abrangente é recomendado que se escolha um ponto, aquele que você tem maior domínio. Você pode fazer uma introdução abrangendo o tema todo, mas desenvolver apenas um ponto. Por exemplo “A divisão celular é o processo pelo qual uma célula-mãe origina células-filhas. No organismo humano algumas células estão em constante multiplicação, um exemplo são as células da epiderme e da medula óssea, que se multiplicam para repor as células que morrem. O ciclo celular, período que se inicia com a origem da célula, é dividido em duas etapas: a interfase e a divisão celular, que em eucariontes existem dois tipos: a mitose e a meiose. Hoje nós vamos falar da mitose.” E desenvolve o que é mitose.
Em relação a apresentação, eu ainda não vi uma prova didática online, mas as demais coisas (defesas, qualificação, aulas) tem acontecido com as pessoas sentadas mesmo. Se você for ficar de pé, vai ficar a uma distância razoável da webcam, então precisa ter um bom microfone para que o som não fique muito baixo e/ou a banca consiga te entender bem. Cuidado com isso! Quanto aos recursos precisa ver o que será permitido. Dependendo de qual ferramenta será utilizada para fazer a prova didática é possível compartilhar tela com arquivos, por exemplo slides.
Aqui neste outro post tem mais algumas dicas que podem te ajudar =)
Boa sorte!
Tenho uma prova didática de concurso para ser realizada e não sei como ver o tempo, de 45 minutos, e também não sei como faço o plano de aula, sobre o Tema:
Jogos, problemas e muito mais: aprender e ensinar matemática em tempos remotos. não sei como apresentar a prova vai ser online.
peço uma ajuda,
agradeço desde já
Olá Luzia,
Como descrito no post a melhor maneira de organizar o tempo é detalhando quanto tempo você precisa para desenvolver cada etapa da aula. Na hora da aula em si você pode usar um relógio (a sua frente por exemplo), mas não fique presa nisso. Se você ficar prestando atenção no tempo vai acabar não desenvolvendo bem o tema. Organize a aula e ensaie.
Se o edital não traz nenhum modelo, o plano de aula mais comum tem essa estrutura que está no post: cabeçalho, duração, tema, objetivos, desenvolvimento/metodologia e avaliação. Uma sugestão para desenvolvimento do tema é você trabalhar um exemplo. Por exemplo, utilizar um jogo que ensine um conceito matemático e que seja possível dos alunos fazerem em casa. Como você instruiria seus alunos para jogar? Ou como apresentaria uma situação problema para os alunos resolverem? Dependendo da plataforma que vai ser a aula, dá para compartilhar arquivos/slides/vídeos.
olá! Terei uma apresentação de aula pela internet. A minha dúvida é sobre como fazer o plano de aula da apresentação {tema BNCC – ed.infantil}…Devo apresentar através de atividades relacionada ou baseadas somente no documento?
obrigada!
Olá Maria,
Depende do que pede o edital e de qual instituição é. Se o cargo é de professor acho mais interessante apresentar a BNCC na prática, em uma atividade que desenvolva as competências e habilidades, frisando em que momentos acontece. Veja qual linha a instituição trabalha.
Olá,
Estou me preparando para um concurso para docente, e vi que no último edital a avaliação didática foi uma aula e plano de aula empregando metodologias ativas de ensino aprendizagem.
Qual sua sugestão para elaborar uma aula e plano de aula com essas características?
Desde já, agradeço muito por tudo, seu site é excelente!!!
Olá Sherlei,
Sugiro que escolha a metodologia ativa que você esteja mais familiarizada. Tem post sobre como fazer plano de aula com metodologia ativa aqui no blog, dá uma olhadinha também.
Boa tarde. Farei uma prova didática nesta sexta-feira. Sem alunos na sala, somente a banca. Mas a banca não poderá interagir nem arguir o candidato. Minha dúvida é: posso dar a aula olhando para os membros da banca? Somente olhando para eles, mesmo sabendo que eles não irão interagir comigo. Ou devo evitar sequer olhar para a banca e olhar apenas para as carteiras, imaginando que elas são os alunos?
Olá Henrique,
Pode olhar sim, por mais que sejam alunos imaginários em geral falamos direcionado a banca. Você pode conferir outras dicas sobre a prova didática aqui https://pontobiologia.com.br/como-mandar-bem-prova-didatica/
Muito obrigado Teresa! Excelentes explicações. Parabéns pelo trabalho, me ajudou muito.
Olá, muito boa sua explicação! Porém, seria possível vc mandar um modelo de plano de aula para questão discursiva, em particular, estudo de casos? Muito grato pela sua atenção
Olá fiz uma prova didática, que seria de 50 minutos, mas o material que preparei, levou 35 minutos, mas consegui atender todo o conteudo previsto no plano de aula, isso pode prejudicar a nota?
Olá Sandra,
O quanto isso pesa na nota depende muito da banca, mas o domínio do tempo é um ponto de avaliação também.
Maravilhas as dicas, de fácil compreensão e execução.
Olá. Gostaria de saber se a aula é como se estivéssemos explicando para crianças ou é uma demonstração para adultos de como seria nossa aula
Olá Dejane,
A aula deve ser planejada e executada de acordo o público alvo ao qual você está prestando o concurso. Por exemplo, se o concurso é para professor do ensino infantil, a aula deve ser correspondente ao público infantil. Se for para ensino médio, a aula deve ser para alunos do ensino médio. A banca será como seus alunos fictícios.