Certamente você já ouviu sobre CTSA.
Mas você sabe o que isso de fato significa?
Ou como CTSA pode ser utilizada no ensino?
Para compreendermos isso, vamos começar entendendo como surgiu CTSA.
Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surgiram no final da década de 60 e início dos anos 70.
Posteriormente, foi agregando também o A, das discussões ambientais nos estudos.
E por isso, é comum na literatura tanto o termo CTS quanto CTSA.
Outro ponto importante, é que os estudos CTSA vem se desenvolvendo ao longo dos anos em três grandes direções: no campo da pesquisa, da política pública e da educação.
Além disso, se baseiam em duas grandes vertentes: a tradição europeia e a americana.
Assim, enquanto a tradição europeia dá ênfase ao distanciamento de uma visão mais tradicional e distorcida da ciência e da tecnologia, a tradição americana está centrada nas consequências sociais e ambientais relacionadas ao desenvolvimento científico tecnológico (Bazzo et al, 2003).
Mas afinal o que é Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)?
Podemos dizer que CTSA é um movimento de caráter interdisciplinar, e que manifesta a preocupação central com os aspectos sociais e ambientais relativos às aplicações da ciência e tecnologia.
O que se vincula diretamente à formação da cidadania.
A conciliação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Preservação Ambiental é uma possibilidade real.
Capaz inclusive, de promover a produção cientifica e tecnológica com a redução do consumo de recursos naturais e dos impactos ambientais.
No Brasil, a abordagem CTSA representa uma preocupação recente, mas crescente.
O objetivo principal em uma abordagem CTSA é possibilitar o conhecimento científico.
Ou seja, construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de Ciência e Tecnologia na sociedade e atuar na solução de tais questões (Santos & Mortimer, 2002).
E como CTSA entra no ensino?
Quando você considera as relações CTSA no ensino, os recursos e estratégias utilizados assumem-se como relevantes para dar sentido a temas e problemas e para, simultaneamente, ajudar os alunos a verem sentido neles.
Por isso, é uma via promissora para motivar os alunos a aprender ciências.
E, simultaneamente, lhes proporcionar oportunidade para construírem uma visão mais autêntica das ciências e da sua relação com a tecnologia.
Assim, no que diz respeito à relação CTSA, o conhecimento se constrói quando os alunos interagem entre si, com o professor, com o local em que vivem, com os órgãos administrativos da escola e da cidade.
Enfim, com a sociedade em que se encontram.
A participação ativa do aluno, apropriando-se do conhecimento investigado, discutido e compreendido, pode modificar a realidade em que vive.
Já que transforma os alunos em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo (FREIRE, 1996).
Dessa forma, o ensino CTSA busca integrar a educação científica, tecnológica e social, de tal forma que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos (LÓPEZ & CEREZO, 1996).
Mas como colocar CTSA nas suas aulas?
Uma possibilidade de contemplar a educação CTSA é com a utilização de sequências de ensino com o foco para a formação cidadã.
Ou seja, que considerem a alfabetização científica dos alunos.
Assim, estas propostas didáticas, dentro de uma perspectiva construtivista de aprendizagem, podem incorporar o contexto social dos estudantes com base em situações problematizadoras, a fim de tornar os conhecimentos significativos.
Tais situações devem ser motivadoras e capazes de provocar um conflito cognitivo.
Bem como promover a atividade mental do aluno, necessários para que estabeleça relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios (ZABALA, 1998).
Dessa forma, na elaboração de atividades CTSA são estabelecidos alguns critérios.
Como por exemplo, promover pontos de vista equilibrados aos alunos para que possam eleger seu ponto de vista a partir do conhecimento de várias opiniões.
Ou ainda exercitar com os alunos a tomada de decisão e resolução de situações problemas promovendo ações responsáveis por parte dos alunos.
E também buscar a integração entre os alunos possibilitando a eles uma visão mais ampla de CTSA com a inclusão de questões éticas e de valores.
Tal como a nível internacional, também em Portugal é grande a importância atribuída ao manual escolar, reconhecido como um dos recursos mais utilizado por professores e alunos. Por isso, o manual escolar converteu-se num objeto de estudo de diversas investigações no âmbito da Didática das Ciências. Uma das linhas de investigação diz respeito ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), considerado por muitos investigadores como uma das tendências atuais do ensino das ciências capaz de desenvolver a literacia científica dos alunos. Neste estudo, essencialmente qualitativo, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se os manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6.º ano exploram os conteúdos científicos relacionando-os com a tecnologia, a sociedade e o ambiente e se apresentam atividades de índole CTSA. Os resultados mostram que o enfoque CTSA está incorporado nos manuais analisados, mas de forma insuficiente e pouco explorada.
Gostei muito do artigo! o tema precisa ser mais divulgado nas escolas e nos espaços sociais1