Nós já explicamos aqui as diferenças entre objetivo, habilidade e competência.
Mas e na BNCC, habilidade e competência são a mesma coisa?
No texto da base, a definição de competência aparece como:
a mobilização de conceitos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. p.8
É, portanto, a capacidade de mobilizar recursos, conhecimentos ou vivências para resolver questões da vida real.
Como por exemplo, o pensamento crítico e empatia.
Já as habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências.
Ou seja, o que aprendemos a fazer.
Dessa forma, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.
Por isso a BNCC elenca competências gerais, que indicam o norte das escolhas curriculares as quais são desenvolvidas com habilidades, normalmente relacionadas a verbos, como por exemplo identificar, associar e interpretar.
Assim, em cada etapa da educação básica, as habilidades estão associadas às competências gerais e específicas da BNCC e apresentam peculiaridades.
Mas como isso funciona na prática?
Para entender melhor vamos ver um exemplo de habilidades e competências em cada fase da educação escolar.
Todas as competências indicam o que deve ser aprendido pelos estudantes.
O objetivo é então identificado por verbos infinitivos que iniciam as descrições.
É importante ressaltar que as competências gerais mantêm-se as mesmas da educação infantil ao ensino médio.
Mas se desdobram ao longo de cada uma dessas etapas da educação para adequarem-se às particularidades de cada fase do desenvolvimento dos estudantes.
Além disso, também possuem outras específicas para cada área e cada componente curricular.
Competências Gerais BNCC | |
---|---|
1. | Conhecimento – referente à valorização e utilização do conhecimento geral, seja ele histórico, científico, social, digital ou cultural, para entender e explicar o mundo ao seu redor. |
2. | Pensamento científico, crítico e criativo – trata-se do uso da criatividade e criticidade para resolver problemas, dialogando com todas as matérias curriculares. |
3. | Repertório cultural – estimula o estudante a valorizar e produzir arte e cultura, dialogando com as áreas de linguagem e ciências humanas. |
4. | Comunicação – relacionada à capacidade do estudante de utilizar as mais diversas linguagens para trocar informações, expressar-se e comunicar-se, levando ao entendimento mútuo. |
5. | Cultura digital – estimula o desenvolvimento da compreensão e da utilização de tecnologias com ética e criticidade, para que o aluno dialogue com o mundo e busque informações. |
6. | Trabalho e projeto de vida – relaciona-se à capacidade do estudante de usar todos os seus conhecimentos para tomar decisões sobre sua própria vida profissional e seu projeto de vida. |
7. | Argumentação – visa o desenvolvimento da capacidade de apresentar seus argumentos com base, ou seja, com fatos e evidências consistentes para a construção de um pensamento ético e socioambiental. |
8. | Autoconhecimento e autocuidado – estimula a capacidade dos estudantes de se conhecerem e se apreciarem, dando foco ao conhecimento tanto de seu próprio corpo como de seu estado mental. |
9. | Empatia e cooperação – relaciona-se tanto com resolução de conflitos quanto com o desenvolvimento de empatia e sentimento de cooperação, para que os estudantes consigam estabelecer relações harmônicas, respeitosas e não preconceituosas. |
10. | Responsabilidade e cidadania –refere-se à capacidade dos estudantes de construírem uma sociedade mais ética e justa, agindo mais pessoal e coletivamente, para construir uma sociedade mais social e ambientalmente solidária. |
Além do conhecer as competências gerais é importante também compreender o significa cada letra dos códigos da BNCC.
BNCC Educação Infantil
Na educação infantil o conceito de competência foi deixado de lado, para que a ênfase seja no desenvolvimento integral da criança.
Por isso, entre os direitos está o explorar, o expressar-se, o brincar, o conviver, o participar e o conhecer-se.
E as habilidades são apresentadas como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Por isso a organização curricular está estruturada em 5 campos de experiência.
E cada um deles relaciona as situações e experiências da vida das crianças com os objetivos de aprendizagem de cada faixa etária.
Por exemplo:
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
A habilidade acima é direcionada a crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), ligada ao campo de experiências: traços, sons, cores e formas.
Assim, as competências se desdobram em direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, dentro dos 5 campos de experiência da Educação Infantil.
BNCC Ensino Fundamental
Em todo o curso do Ensino Fundamental (etapa mais longa da Educação Básica), o foco da aprendizagem das crianças e adolescentes continua sendo sobre as dez competências gerais da BNCC.
Enquanto na Educação Infantil a base estabelece campos de experiência para o desenvolvimento dos alunos, para o ensino fundamental essa divisão é feita em áreas de conhecimento e componentes curriculares.
Logo, a partir do Ensino Fundamental as competências gerais também se desdobram em competências específicas da área ou do componente.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular:
Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades.
Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.
Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar.
E são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.
Assim, as competências devem mobilizar conhecimentos, atitudes, habilidades e valores para tornar o estudante apto a solucionar demandas complexas da vida cotidiana.
Além do exercício da cidadania e a atuação no mundo do trabalho.
Por exemplo:
(EF67EF01) é referente à primeira habilidade do componente de Educação Física, proposta para o bloco dos 6º e 7º anos.
Então, durante a o estudo e a prática da Educação Física neste período, é esperado que os estudantes desenvolvam a habilidade de “Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários”.
Assim,
No Ensino Médio
Assim como no ensino fundamental, no ensino médio as competências gerais se desdobram em habilidades que serão desenvolvidas dentro de cada área do conhecimento.
Mas ao final desta etapa, os estudantes devem completar o seu desenvolvimento dentro das dez competências gerais da base nacional comum curricular.
Devido à Reforma do Ensino Médio e à reformulação da BNCC para esta etapa, os componentes curriculares obrigatórios para os três anos do ensino médio são os de Língua Portuguesa e Matemática.
No entanto, as competências específicas e habilidades das demais áreas de conhecimento podem e devem ser desenvolvidas em diferentes arranjos curriculares a partir dos itinerários formativos.
Por exemplo:
(EM13LGG103) representa a terceira habilidade relacionada à competência nº 1 da área de Linguagens e suas Tecnologias.
De acordo com o código, esta habilidade pode ser trabalhada da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, dependendo do arranjo curricular proposto pela escola.
Portanto, entre a 1ª e a 3ª série, os estudantes devem desenvolver a habilidade de “Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais)”.
Assim,
Como adaptar o currículo com base em competência e habilidade?
É importante lembrar que a base não é o currículo em si, mas uma ferramenta que auxilia na construção curricular.
Assim, é fundamental conhecer o que a BNCC propõe.
Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades.
Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.
Para encerrar, o ensino por meio de competências e habilidades reforça o protagonismo do aluno, propondo soluções em situações do dia a dia, conectadas à realidade de cada aluno, viva ela no Sudeste ou no Norte do país.
Tendo um papel mais participativo na sociedade, o estudante será capaz de construir e expor seus argumentos, além de expressar seus princípios e valores.
Para facilitar a aplicação da BNCC no cotidiano, selecionamos algumas ferramentas que ajudam a visualizar e escolher as habilidades de forma prática e objetiva.
Uma boa ferramenta para organizar competências e habilidades é o Competências na BNCC
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