Você já ouviu falar de plano de ação da escola?
É um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações, ressaltando seus principais problemas.
E também aponta os objetivos dentro de metas a serem alcançadas, com critérios de acompanhamento e avaliação pelo trabalho desenvolvido.
Além disso, o plano de ação serve também como estratégia para que a escola planeje, execute, monitore e avalie os desafios levantados a partir do diagnóstico dos indicadores da qualidade na educação.
Você pode estar se perguntando, mas qual a diferença do plano de ação da escola do plano de trabalho docente? 🤔
A elaboração do plano de trabalho docente, que é o momento do planejamento docente e representa a intencionalidade da proposta de ensino e aprendizagem.
Além disso, traz consigo as concepções e decisões tomadas, coletivamente, e expressas na efetividade da prática educativa.
Já a elaboração do plano de ação da escola é um momento de planejamento coletivo de todos reverem a prática educativa.
Assim, o planejamento dos objetivos, metas, ações e resultados esperados devem ser seguidos pela equipe de gestão, e considerados no seu planejamento docente.
O que tem num plano de ação escolar?
Outro aspecto importante a ser considerado na elaboração do plano está relacionado à análise dos indicadores quantitativos da escola.
Como por exemplo taxas de aprovação, reprovação, evasão e abandono, desempenho no Ideb, distorção idade/série, entre outros.
Então como elaborar o plano de ação da escola?
O plano de ação precisa ser elaborado com clareza e com a participação de todos que fazem parte da comunidade escolar, inclusive com as organizações sociais envolvidas no entorno da escola.
Assim, deve se fundamentar na realidade sociocultural e nas demandas sociais e educacionais da escola, que devem ser sistematizadas e avaliadas permanentemente.
Além disso, deve conter estratégias metodológicas de ação e de monitoramento coerentes com os princípios da educação.
Para isso, pode ser estruturado da seguinte forma:
Dimensão
Neste item é descrito os indicadores da qualidade da educação, divididos em grandes elementos.
Estes podem também serem chamados de dimensões.
Então aqui é descrito por exemplo, a gestão democrática da escola, a avaliação, qual a prática pedagógica.
Ou ainda como é o acesso, permanência e sucesso dos alunos, além do ambiente educativo e como é a formação dos profissionais da escola.
Esses pontos devem ser consideradas pela escola, numa análise reflexiva e crítica, contemplando a sua realidade social de modo a contribuir para a melhoria da educação.
Problemas e desafios
Neste item deve ser descrito quais são os problemas e os desafios da escola
E também elencar quais questões são prioritárias para a escola a serem superadas.
Ações
Aqui é descrito as atividades que a escola irá propor para a resolução dos problemas diagnosticados anteriormente.
O que será feito? Como será feito?
Recursos
Neste item deve ser previsto os recursos financeiros, humanos e de infraestrutura que possibilitarão as ações estabelecidas.
Cronograma
O cronograma deve compor a organização do início e fim de cada ação e sua efetividade durante o ano letivo.
Aqui se organiza o tempo de execução de cada ação.
Envolvidos
Neste item deve ser descrito quem são os segmentos da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos, pais, comunidade em geral) envolvidos direta ou indiretamente nas ações, conforme a área de atuação.
Quem estará envolvido no plano durante o ano?
Metas
Já neste item deve ser descrito os objetivos a serem atingidos quantitativamente.
Ou seja, trata-se do percentual de cada ação.
Por exemplo: reduzir a taxa de abandono de 0,3% para 0,1%.
Quando a meta não for quantitativa a escola deverá preencher que não há previsão de percentual para esta ação.
Resultados esperados
Aqui deve ser descrito os resultados esperados ao obter sucesso nas atividades propostas com relação aos objetivos e metas previstas.
Por exemplo: redução da taxa de abandono por meio da articulação da rede de proteção local.
Responsável pela ação
Deve ser indicado quem serão os responsáveis pelo desenvolvimento de cada ação.
Quem fará o que? Qual a participação de cada um nas ações?
Deixar um comentário