O planejamento é uma atividade inerente de várias profissões, mas na docência é cerne.
E muitas são as confusões entre os tipos de planejamento.
Qualquer atividade, para ter sucesso, necessita ser planejada.
O planejamento é uma espécie de garantia dos resultados.
E sendo a educação, especialmente a educação escolar, uma atividade sistemática, uma organização da situação de aprendizagem, ela necessita evidentemente de planejamento muito sério.
Planejar é organizar ações.
Essa é uma definição simples mas que mostra uma dimensão da importância do ato de planejar.
Uma vez que o planejamento deve existir para facilitar o trabalho tanto do professor como do aluno.
O planejamento deve ser uma organização das ideias e informações.
Gandin (2008) sugere que se pense no planejamento como uma ferramenta para dar eficiência à ação humana.
Ou seja, deve ser utilizado para a organização na tomada de decisões.
E para melhor entender isto precisa-se compreender alguns conceitos, tais como: planejamento, planos e projetos.
Que são palavras sofisticadamente pedagógicas e que “rolam” de boca em boca, no dia-a-dia da vida escolar.
Mas o que eles realmente querem dizer?
Podem ser utilizadas como sinônimos?
Onde entra cada uma delas?
Apesar de os educadores em geral utilizarem, no cotidiano do trabalho, os termos “planejamento” e “plano” como sinônimos, estes não o são.
Vamos entender por que.
Planejamento
- O que é:
É um instrumento direcional de todo o processo educacional.
Estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.
O planejamento é uma tomada de decisão sistematizada e racionalmente organizada sobre a educação, o educando, o ensino, o educador, as matérias, as disciplinas, os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, a organização administrativa da escola e sobre a comunidade escolar.
- Onde é aplicado:
O planejamento da educação é composto por diferentes níveis de organização.
Assim, podemos pensar em nível macro no Planejamento do Sistema de Educação, que corresponde ao planejamento da educação em âmbito nacional, estadual e municipal.
Este planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas educacionais.
O planejamento global da escola corresponde às ações sobre o funcionamento administrativo e pedagógico da escola.
Para tanto, este planejamento necessita da participação em conjunto da comunidade escolar.
Nos dias atuais, em que o trabalho pedagógico tem sido solicitado em forma de projeto, o planejamento escolar pode estar contido no Projeto Político Pedagógico – PPP, ou no Plano de Desenvolvimento Escolar – PDE.
O planejamento curricular é a organização da dinâmica escolar.
É um instrumento que sistematiza as ações escolares do espaço físico às avaliações da aprendizagem.
O planejamento de ensino envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada.
O planejamento de aula organiza ações referentes ao trabalho na sala de aula.
É o que o professor prepara para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos coerentemente articulado com o planejamento curricular, com o planejamento escolar e com o planejamento de ensino.
Planos
- O que é:
Os planos são um desdobramento do planejamento.
Consistem na sistematização do processo de organização da ação.
No plano devem estar sistematizadas as ações que se pretende desenvolver, informações e princípios que balizam e sustentam essas ações.
É um guia para a ação.
Se o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, o plano é a formalização dos diferentes momentos desse processo.
O plano se configura, portanto, num registro escrito, apresentado sob a forma de um documento.
- Onde é aplicado:
Podemos falar em diferentes níveis de plano, assim como já falamos em diferentes níveis de planejamento.
Por exemplo, o processo de planejamento que organiza as ações e as diretrizes dos sistemas e das redes de ensino é sistematizado em documentos que têm como característica expressar as propostas, as metas, as estratégias e as políticas a serem implementadas em determinada realidade.
É o caso dos planos estaduais e municipais de educação.
Por sua vez, quando o processo de planejamento se desenvolve no âmbito da organização de um curso ou de uma aula, dele decorre a sistematização de um plano de curso ou de um plano de aula, respectivamente.
- Plano Nacional de Educação
Nele se reflete a política educacional de um povo, num determinado momento histórico do país.
É o de maior abrangência porque interfere nos planejamentos feitos no nível nacional, estadual e municipal.
- Plano de Ensino ou de Curso
O plano de ensino/curso é a sistematização da proposta geral de trabalho do professor em uma determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade.
É um documento mais elaborado, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.
Pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida.
É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo.
É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino aprendizagem.
Projetos
- O que é:
Na organização do trabalho escolar, o gestor educacional convive permanentemente com a necessidade de se trabalhar com projetos.
O termo projeto, assim como o termo plano, também possui um caráter de sistematização da ação futura.
E, nesse sentido, a definição de projeto traz consigo a ideia de lançar-se adiante, de algo a construir.
Por um lado, a ideia de projeto pode estar vinculada à noção de detalhamento de uma determinada ação a ser desenvolvida a partir do plano elaborado.
Nesse sentido, o projeto consistiria na sistematização de uma parte ou de uma atividade prevista no plano a ser implementado.
- Onde é aplicado:
É o caso, por exemplo, de um plano de curso de um professor de ciências em que está prevista a realização de uma exposição/mostra de ciências na escola, dentro da programação da disciplina.
Para a viabilização dessa proposta, ele sistematiza as suas idéias e a apresenta através da elaboração de um projeto.
Nessa dimensão, a ideia de projeto assume um caráter mais operacional: a realização de uma atividade específica.
Por outro lado, o termo projeto tem sido utilizado também para se referir à proposta pedagógica da escola, como quando falamos em Projeto Político-Pedagógico da escola.
É o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.
É o que coloca no papel o processo de organização e coordenação da ação dos professores.
E articula a atividade escolar e o contexto social da escola.
Obrigada suas explicações, me ajusaram num trabalho de escola.