O plano de aula é parte fundamental do planejamento para o ensino.
No ensino híbrido mais ainda, já que, só pelo planejamento é possível proporcionar uma experiência personalizada para os alunos.
Mas o que colocar num plano de aula de ensino híbrido?
O que é importante considerar?
É a identificação do seu plano.
Deve constar o nome do professor, a disciplina, o ano ou série, a duração da aula e o número de alunos.
Além disso, é aqui que deve ser assinalado que tipo de Modelo Híbrido será utilizado na aula
Por exemplo:
Modelo híbrido: ( X ) Rotação por estações ( X ) Laboratório Rotacional ( ) Rotação Individual ( ) Sala de aula invertida ( ) Flex.
Assinalamos que utilizaremos em nossa aula a rotação por estações e o laboratório rotacional.
Importante lembrar que cada modelo tem suas particularidades a serem observadas.
Em casos de aula de rotação individual é necessário elaborar também um roteiro individual de objetivos a serem cumpridos pelo aluno na(s) estação(ões).
Em caso de aula de modelo flex é necessário elaborar a etapa do plano de estudo do aluno a ser cumprido nessa aula.
É o que você pretende com a aula.
Descreva aqui aonde você quer chegar com os alunos.
O que você espera que os alunos tenham aprendido ao final da aula?
Do que se trata a aula?
Qual tema abordado?
Aqui você coloca a unidade temática que seja estudada, o assunto abordado.
Esse ponto é um dos marcadores do ensino híbrido.
O que eu posso fazer para que cada aluno tenha um experiência única de acordo com seu ritmo?
Por exemplo, para o modelo que escolhemos:
Criação de três estações onde cada uma delas conduz a aprendizagem de uma habilidade específica.
Ou a modalidade Flex onde os alunos poderão trabalhar ora na sala de informática, ora na sala de aula.
Os recursos são tudo aquilo que você vai precisar para desenvolver sua aula.
Por exemplo: equipamentos tecnológicos, programas de computador, livros, cartolinas, sites, jogos etc.
É considerado espaço qualquer ambiente que possa ser utilizado pelo professor para realizar experiências de aprendizagem.
Por exemplo: laboratório de informática, sala de aula, sala de leitura, auditório, casa do aluno.
Aqui é necessário descrever as atividades que serão pretendidas.
Espaços > Aonde vai realizar a atividade.
Atividade > O que vai realizar.
Duração > Por quanto tempo.
Papel do Aluno > O que o aluno tem que fazer.
Descreva a função do aluno na atividade.
Papel do Professor > O que o professor faz durante a execução da atividade.
Por exemplo:
Espaço 1: Estação com computadores
Atividade: Assistir os vídeos disponibilizados sobre fotossíntese.
Duração: 15 a 30 minutos.
Papel do aluno: Assistir os vídeos disponibilizados fazendo anotações de estruturas e do que ele compreendeu sobre a fotossíntese.
Anotar também dúvidas e pontos que o aluno acha interessante.
Papel do professor: A finalidade é que o aluno compreenda o conceito de fotossíntese.
O professor media essa construção pelos alunos.
Auxilia em dúvidas e direciona o aluno ao conteúdo.
De que forma você vai avaliar os alunos?
A proposta de avaliação no ensino híbrido considera alguns aspectos como:
O que pode ser feito para observar se os objetivos da aula foram cumpridos?
Por exemplo, pode ser solicitado aos alunos a confecção de um relatório individual.
No qual deverão descrever o que entenderam sobre o conceito trabalhado na aula.
Como foi sua avaliação da aula?
É uma avaliação par você professor.
O que você solicitou como avaliação foi o suficiente para saber que os alunos cumpriram os objetivos?
Quais aspectos positivos tiveram? O que deu certo?
E quais foram os aspectos negativos da avaliação? O que você precisa mudar?
Recursos de personalização pós-avaliação
Esse é um opcional na avaliação.
Mas ajuda bastante na personalização do ensino.
Já que, a partir dos dados coletados no aprendizado do aluno nesta aula, será possível personalizar melhor a próxima.
Exelente..
digo Excelente
Excelente material … obrigado por compartilhar para nosso aprendizado.
Material maravilhoso, vou utilizar na oficina com Professores do Amazonas.
Muito Obrigado!
Adorei o material muito obg
Material excelente!
Qual a diferença entre plano de aula e trilha de aprendizagem?
Olá Maria,
A principal diferença é a finalidade. A trilha de aprendizagem originalmente é da educação corporativa e, portanto, visa desenvolver competências profissionais. Na educação corporativa substitui o treinamento. Tem sido adotada também em escolas profissionalizantes que buscam desenvolver a autonomia do aluno, fazendo com que ele trace a própria jornada de conhecimento de acordo com seu objetivo profissional e em outras instituições como estratégia de ensino para desenvolver competências. O plano de aula também registra as competências e habilidades a serem desenvolvidas, mas não são especificamente competências e habilidades profissionais.
Muito obrigada Tereza, pelo seu feedback. Foi de extrema relevância para o meu desenvolvimento em de trilhas de aprendizagem e no Ensino Hibrido.
Muito bom, esse material, nos dá um norte diante de tantas dúvidas
Muito bom Eu ainda não conheço o Ensino Hibrido e seu material me está sendo muito útil. Grata;
obrigada…contúdo claro.
Estou com muitas dúvidas no planejamento híbrido pois nunca trabalhei este tipo de planejamento .
obrigada…conteúdo claro.
Maravilhoso sera util e vai nos dar suporte para fazermos o nosso plano de aula…. Nunca trabalhei com esse tipo de planejamento…. estou anciosa
Muito bom
Ajudou bastante.
Obrigado
Boa tarde!
Excelentes todo o caminho apresentado para o planejamento de aula no ensino híbrido.
Excelente , sera muito útil e vai auxiliar no nosso Plano de Aula. Parabéns …
Excelente material!!