O plano de aula é parte fundamental do planejamento para o ensino.
No ensino híbrido mais ainda, já que, só pelo planejamento é possível proporcionar uma experiência personalizada para os alunos.
Mas o que colocar num plano de aula de ensino híbrido?
O que é importante considerar?
- Cabeçalho do plano de aula
É a identificação do seu plano.
Deve constar o nome do professor, a disciplina, o ano ou série, a duração da aula e o número de alunos.
Além disso, é aqui que deve ser assinalado que tipo de Modelo Híbrido será utilizado na aula
Por exemplo:
Modelo híbrido: ( X ) Rotação por estações ( X ) Laboratório Rotacional ( ) Rotação Individual ( ) Sala de aula invertida ( ) Flex.
Assinalamos que utilizaremos em nossa aula a rotação por estações e o laboratório rotacional.
Importante lembrar que cada modelo tem suas particularidades a serem observadas.
Em casos de aula de rotação individual é necessário elaborar também um roteiro individual de objetivos a serem cumpridos pelo aluno na(s) estação(ões).
Em caso de aula de modelo flex é necessário elaborar a etapa do plano de estudo do aluno a ser cumprido nessa aula.
- Objetivo da aula
É o que você pretende com a aula.
Descreva aqui aonde você quer chegar com os alunos.
O que você espera que os alunos tenham aprendido ao final da aula?
- Conteúdo
Do que se trata a aula?
Qual tema abordado?
Aqui você coloca a unidade temática que seja estudada, o assunto abordado.
- O que pode ser feito para personalizar?
Esse ponto é um dos marcadores do ensino híbrido.
O que eu posso fazer para que cada aluno tenha um experiência única de acordo com seu ritmo?
Por exemplo, para o modelo que escolhemos:
Criação de três estações onde cada uma delas conduz a aprendizagem de uma habilidade específica.
Ou a modalidade Flex onde os alunos poderão trabalhar ora na sala de informática, ora na sala de aula.
- Recursos
Os recursos são tudo aquilo que você vai precisar para desenvolver sua aula.
Por exemplo: equipamentos tecnológicos, programas de computador, livros, cartolinas, sites, jogos etc.
- Organização dos espaços
É considerado espaço qualquer ambiente que possa ser utilizado pelo professor para realizar experiências de aprendizagem.
Por exemplo: laboratório de informática, sala de aula, sala de leitura, auditório, casa do aluno.
Aqui é necessário descrever as atividades que serão pretendidas.
Espaços > Aonde vai realizar a atividade.
Atividade > O que vai realizar.
Duração > Por quanto tempo.
Papel do Aluno > O que o aluno tem que fazer.
Descreva a função do aluno na atividade.
Papel do Professor > O que o professor faz durante a execução da atividade.
Por exemplo:
Espaço 1: Estação com computadores
Atividade: Assistir os vídeos disponibilizados sobre fotossíntese.
Duração: 15 a 30 minutos.
Papel do aluno: Assistir os vídeos disponibilizados fazendo anotações de estruturas e do que ele compreendeu sobre a fotossíntese.
Anotar também dúvidas e pontos que o aluno acha interessante.
Papel do professor: A finalidade é que o aluno compreenda o conceito de fotossíntese.
O professor media essa construção pelos alunos.
Auxilia em dúvidas e direciona o aluno ao conteúdo.
- Avaliação
De que forma você vai avaliar os alunos?
A proposta de avaliação no ensino híbrido considera alguns aspectos como:
O que pode ser feito para observar se os objetivos da aula foram cumpridos?
Por exemplo, pode ser solicitado aos alunos a confecção de um relatório individual.
No qual deverão descrever o que entenderam sobre o conceito trabalhado na aula.
Como foi sua avaliação da aula?
É uma avaliação par você professor.
O que você solicitou como avaliação foi o suficiente para saber que os alunos cumpriram os objetivos?
Quais aspectos positivos tiveram? O que deu certo?
E quais foram os aspectos negativos da avaliação? O que você precisa mudar?
Recursos de personalização pós-avaliação
Esse é um opcional na avaliação.
Mas ajuda bastante na personalização do ensino.
Já que, a partir dos dados coletados no aprendizado do aluno nesta aula, será possível personalizar melhor a próxima.
Exelente..
digo Excelente
Excelente material … obrigado por compartilhar para nosso aprendizado.
Material maravilhoso, vou utilizar na oficina com Professores do Amazonas.
Muito Obrigado!
Adorei o material muito obg
Material excelente!
Qual a diferença entre plano de aula e trilha de aprendizagem?
Olá Maria,
A principal diferença é a finalidade. A trilha de aprendizagem originalmente é da educação corporativa e, portanto, visa desenvolver competências profissionais. Na educação corporativa substitui o treinamento. Tem sido adotada também em escolas profissionalizantes que buscam desenvolver a autonomia do aluno, fazendo com que ele trace a própria jornada de conhecimento de acordo com seu objetivo profissional e em outras instituições como estratégia de ensino para desenvolver competências. O plano de aula também registra as competências e habilidades a serem desenvolvidas, mas não são especificamente competências e habilidades profissionais.
Muito obrigada Tereza, pelo seu feedback. Foi de extrema relevância para o meu desenvolvimento em de trilhas de aprendizagem e no Ensino Hibrido.
Muito bom, esse material, nos dá um norte diante de tantas dúvidas
Muito bom Eu ainda não conheço o Ensino Hibrido e seu material me está sendo muito útil. Grata;
obrigada…contúdo claro.
Estou com muitas dúvidas no planejamento híbrido pois nunca trabalhei este tipo de planejamento .
obrigada…conteúdo claro.
Maravilhoso sera util e vai nos dar suporte para fazermos o nosso plano de aula…. Nunca trabalhei com esse tipo de planejamento…. estou anciosa
Muito bom
Ajudou bastante.
Obrigado
Boa tarde!
Excelentes todo o caminho apresentado para o planejamento de aula no ensino híbrido.
Excelente , sera muito útil e vai auxiliar no nosso Plano de Aula. Parabéns …
Excelente material!!