O plano de aula é parte fundamental do planejamento para o ensino.

No ensino híbrido mais ainda, já que, só pelo planejamento é possível proporcionar uma experiência personalizada para os alunos.

Mas o que colocar num plano de aula de ensino híbrido?

O que é importante considerar?

  • Cabeçalho do plano de aula

É a identificação do seu plano.

Deve constar o nome do professor, a disciplina, o ano ou série, a duração da aula e o número de alunos.

Além disso, é aqui que deve ser assinalado que tipo de Modelo Híbrido será utilizado na aula

Por exemplo:

Modelo híbrido: ( X ) Rotação por estações ( X ) Laboratório Rotacional ( ) Rotação Individual ( ) Sala de aula invertida ( ) Flex.

Assinalamos que utilizaremos em nossa aula a rotação por estações e o laboratório rotacional.

Importante lembrar que cada modelo tem suas particularidades a serem observadas.

Em casos de aula de rotação individual é necessário elaborar também um roteiro individual de objetivos a serem cumpridos pelo aluno na(s) estação(ões).

Em caso de aula de modelo flex é necessário elaborar a etapa do plano de estudo do aluno a ser cumprido nessa aula.

  • Objetivo da aula

É o que você pretende com a aula.

Descreva aqui aonde você quer chegar com os alunos.

O que você espera que os alunos tenham aprendido ao final da aula?

  • Conteúdo

Do que se trata a aula?

Qual tema abordado?

Aqui você coloca a unidade temática que seja estudada, o assunto abordado.

  • O que pode ser feito para personalizar?

Esse ponto é um dos marcadores do ensino híbrido.

O que eu posso fazer para que cada aluno tenha um experiência única de acordo com seu ritmo?

Por exemplo, para o modelo que escolhemos:

Criação de três estações onde cada uma delas conduz a aprendizagem de uma habilidade específica.

Ou a modalidade Flex onde os alunos poderão trabalhar ora na sala de informática, ora na sala de aula.

  • Recursos

Os recursos são tudo aquilo que você vai precisar para desenvolver sua aula.

Por exemplo: equipamentos tecnológicos, programas de computador, livros, cartolinas, sites, jogos etc.

  • Organização dos espaços

É considerado espaço qualquer ambiente que possa ser utilizado pelo professor para realizar experiências de aprendizagem.

Por exemplo: laboratório de informática, sala de aula, sala de leitura, auditório, casa do aluno.

Aqui é necessário descrever as atividades que serão pretendidas.

Espaços > Aonde vai realizar a atividade.

Atividade > O que vai realizar.

Duração > Por quanto tempo.

Papel do Aluno > O que o aluno tem que fazer.

Descreva a função do aluno na atividade.

Papel do Professor > O que o professor faz durante a execução da atividade.

Por exemplo:

Espaço 1: Estação com computadores

Atividade: Assistir os vídeos disponibilizados sobre fotossíntese.

Duração: 15 a 30 minutos.

Papel do aluno: Assistir os vídeos disponibilizados fazendo anotações de estruturas e do que ele compreendeu sobre a fotossíntese.

Anotar também dúvidas e pontos que o aluno acha interessante.

Papel do professor: A finalidade é que o aluno compreenda o conceito de fotossíntese.

O professor media essa construção pelos alunos.

Auxilia em dúvidas e direciona o aluno ao conteúdo.

  • Avaliação

De que forma você vai avaliar os alunos?

A proposta de avaliação no ensino híbrido considera alguns aspectos como:

O que pode ser feito para observar se os objetivos da aula foram cumpridos?

Por exemplo, pode ser solicitado aos alunos a confecção de um relatório individual.

No qual deverão descrever o que entenderam sobre o conceito trabalhado na aula.

Como foi sua avaliação da aula?

É uma avaliação par você professor.

O que você solicitou como avaliação foi o suficiente para saber que os alunos cumpriram os objetivos?

Quais aspectos positivos tiveram? O que deu certo?

E quais foram os aspectos negativos da avaliação? O que você precisa mudar?

Recursos de personalização pós-avaliação

Esse é um opcional na avaliação.

Mas ajuda bastante na personalização do ensino.

Já que, a partir dos dados coletados no aprendizado do aluno nesta aula, será possível personalizar melhor a próxima.