Inspirado no filme “Trezentos”, essa metodologia foi desenvolvida pensando nos alunos como uma unidade que funciona em conjunto.

Ou seja, não pode haver sentimento de competição entre os alunos já que um dependerá do outro para passar.

Funciona assim:

Os alunos realizam uma avaliação inicial, e a partir desse resultado os alunos são separados em grupos.

Assim, os alunos que tiveram um bom rendimento são chamados de ajudantes.

E os alunos que tiveram rendimento considerado insatisfatório são chamados de ajudados.

E cada grupo é formado por ajudantes e ajudados.

Sendo, o aluno com maior nota no grupo, o líder.

Os alunos ajudados têm o direito de fazer uma nova avaliação do conteúdo após o cumprimento de metas especificadas pelo professor.

Já os ajudantes não podem refazer a avaliação.

Mas podem melhorar suas notas iniciais de acordo com a melhora dos estudantes ajudados e com o nível de ajuda oferecido ao grupo.

As metas devem ser elaboradas de acordo com a especificidade de cada disciplina.

Como por exemplo:

I – Dois encontros presenciais com os integrantes do grupo com, pelo menos, duas horas de duração;

II – entrega de listas de exercícios desenvolvidas pelo professor;

III – resolução da avaliação anterior; e

IV – resolução de uma avaliação desenvolvida pelo líder do grupo.

Para medir o nível de ajuda oferecido aos ajudados é aplicado um questionário com uma escala Likert de cinco pontos variando de 1 (ajudei nada) a 5 (ajudei muito) ao estudante ajudante.

Assim, ele distribui os alunos ajudados do seu grupo de acordo com sua autoavaliação.

Uma outra escala de Likert é aplicada aos ajudados em que distribuem os ajudantes do seu grupo de acordo com nível de ajuda recebida.

Essa escala também possui cinco pontos, variando de 1 (ajudou nada) a 5 (ajudou muito).

O nível de ajuda final atribuído a um ajudante é medido com base na média entre essas duas escalas.

Após a realização de cada avaliação da aprendizagem, novos grupos são formados e novas metas são formuladas.

Desse modo, um grupo dificilmente volta a se repetir e há a possibilidade de um estudante que tinha sido ajudado em alguma prova se torne ajudante e vice-versa.

Essa metodologia possibilita que cada conteúdo tratado ou a disciplina como um todo seja trabalhada em conjunto.

Você, professor, dá suporte, faz a mediação e a apresentação dos conteúdos e os alunos trabalham em conjunto, revisando e estudando juntos.

Você pode baixar todos os arquivos necessários para a aplicação do trezentos aqui.

E para quem se interessar em ler mais sobre a metodologia tem o livro: Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo (Desafios da Educação)