O currículo escolar nos dá a ideia de um caminho percorrido durante uma vida, ou que se vai percorrer.
O currículo é algo bastante abrangente, dinâmico e existencial.
O currículo escolar envolve todas as situações da vida escolar e social do aluno.
É o interagir de tudo e de todos que interferem no processo educacional do aluno.
O currículo escolar não se limita a questões ou problemas que só se relacionam ao âmbito escolar.
Isso porque o currículo não visa apenas o que o professor ensina na sala de aula, mas a formação do aluno como um todo.
Considerando também a formação para sua vida após a escola.
Todas as atividades e experiências realizadas e vivenciadas pelo aluno e por todo pessoal envolvido com o aluno deve compor o currículo escolar.
O currículo escolar pode ainda ser entendido como todas as experiências e atividades realizadas sob a orientação da escola, com os objetivos visados pela escola.
Isso significa que, o currículo não se refere apenas as matérias de ensino.
Mas a tudo que promover e ativar o processo educativo dos alunos.
O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural.
Isto é não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana.
Então para que serve o currículo?
O currículo é um modo de organizar uma serie de práticas educativas
Serve como base para a aprendizagem e acesso para a elaboração da informação, participação e entendimento do ensino.
O currículo escolar é composto de outros currículos, como o social, o oculto e o estruturador.
Achou esquisito? A gente explica?
Currículo Social
O currículo escolar deve respeitar a diversidade social e cultural e considerar as particularidades do ambiente escolar em que está inserido.
A construção do currículo social faz parte da identidade educacional.
Por isso organizar as diferenças das mediações e referências sociais contribui para o bom rendimento do processo ensino aprendizagem.
Para o planejamento de um bom currículo é importante considerar as relações entre currículo e produção de identidades sociais e individuais.
Currículo oculto
O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos e valores.
Toda prática de ensino carrega valores, ideologias e comportamentos que estão além do conteúdo científico.
São essas coisas que são presentes na aula, mas não são declaradas, e muitas vezes nem consciente fazem parte do currículo oculto.
O currículo oculto está presente no cotidiano educacional.
Ou seja, contém elementos que contribuem para aprendizagem de conceitos e valores de práticas educativas que são incluídas como conteúdo escolar.
Currículo estruturador
O currículo estruturador é o que articula os conteúdos, valores e conhecimentos.
E por isso não pode ser uma listagem de itens.
É importante que seja uma rede que interliga todos os aspectos que se pretende trabalhar.
Assim, quando os conceitos que estruturam a área e as disciplinas estão explícitos, pode se ordenar um currículo recortando da realidade os fenômenos que precisam ser compreendidos.
E traduzidos em temas de estudos, nos quais os conceitos, procedimentos e atitudes serão construídos.
O currículo estruturador busca ligar as disciplinas, afim de que o conhecimento proposto seja articulado em todas as áreas de conhecimento.
A organização de currículo deve partir de uma ideia chave.
Sendo assim cada área de conhecimento se organiza por meio de um tema problema.
Os alunos precisam se envolver com questionamentos a fim de se tornarem pesquisadores do próprio tempo histórico.
Na prática os alunos podem estudar fenômenos interdisciplinares de forma não linear.
E construir seu conhecimento traçando paralelos entre diversos teóricos e conceitos.
Para a organização curricular o conceito estruturante, a ideia chave, é fundamental na seleção do que será ensinado.
A articulação do currículo depende de as escolas reverem sua organização, estabelecer projetos e planejamentos interdisciplinares, além de definir cada processo formador em conjunto com os professores.
Desta forma planejar os conteúdos de modo objetivo e articulador proporciona a vivencia de um currículo estruturante nas práticas educativas.
Para quem quiser ler mais sobre o assunto, pode buscar nesse livro.
Muito grato, Teresa Nunes!
Artigo muito esclarecedor. Ajudará muito em meu Trabalho no Mestrado em Educação.
Prof, Adelson Sobrinho.