O que é o currículo escolar?

O currículo escolar nos dá a ideia de um caminho percorrido durante uma vida, ou que se vai percorrer.

O currículo é algo bastante abrangente, dinâmico e existencial.

O currículo escolar envolve todas as situações da vida escolar e social do aluno.

É o interagir de tudo e de todos que interferem no processo educacional do aluno.

O currículo escolar não se limita a questões ou problemas que só se relacionam ao âmbito escolar.

Isso porque o currículo não visa apenas o que o professor ensina na sala de aula, mas a formação do aluno como um todo.

Considerando também a formação para sua vida após a escola.

Todas as atividades e experiências realizadas e vivenciadas pelo aluno e por todo pessoal envolvido com o aluno deve compor o currículo escolar.

O currículo escolar pode ainda ser entendido como todas as experiências e atividades realizadas sob a orientação da escola, com os objetivos visados pela escola.

Isso significa que, o currículo não se refere apenas as matérias de ensino.

Mas a tudo que promover e ativar o processo educativo dos alunos.

O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural.

Isto é não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana.

Então para que serve o currículo?

O currículo é um modo de organizar uma serie de práticas educativas

Serve como base para a aprendizagem e acesso para a elaboração da informação, participação e entendimento do ensino.

O currículo escolar é composto de outros currículos, como o social, o oculto e o estruturador.

Achou esquisito? A gente explica?

Currículo Social

currículo escolar

O currículo escolar deve respeitar a diversidade social e cultural e considerar as particularidades do ambiente escolar em que está inserido.

A construção do currículo social faz parte da identidade educacional.

Por isso organizar as diferenças das mediações e referências sociais contribui para o bom rendimento do processo ensino aprendizagem.

Para o planejamento de um bom currículo é importante considerar as relações entre currículo e produção de identidades sociais e individuais.

Currículo oculto

O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos e valores.

Toda prática de ensino carrega valores, ideologias e comportamentos que estão além do conteúdo científico.

São essas coisas que são presentes na aula, mas não são declaradas, e muitas vezes nem consciente fazem parte do currículo oculto.

O currículo oculto está presente no cotidiano educacional: contendo elementos que contribuem para aprendizagem de conceitos e valores de práticas educativas que são incluídas como conteúdo escolar.

Currículo estruturador

O currículo estruturador é o que articula os conteúdos, valores e conhecimentos.

O currículo não pode ser uma listagem de itens.

É importante que seja uma rede que interliga todos os aspectos que se pretende trabalhar.

Quando os conceitos que estruturam a área e as disciplinas estão explícitos, pode-se ordenar um currículo recortando da realidade os fenômenos que precisam ser compreendidos, traduzindo-os em temas de estudos, nos quais os conceitos, procedimentos e atitudes serão construídos.

O currículo estruturador busca ligar as disciplinas, afim de que o conhecimento proposto seja articulado em todas as áreas de conhecimento.

A organização de currículo deve partir de uma ideia chave.

Sendo assim cada área de conhecimento se organiza por meio de um tema problema.

Os alunos precisam se envolver com questionamentos a fim de se tornarem pesquisadores do próprio tempo histórico.

Na prática os alunos podem estudar fenômenos interdisciplinares de forma não linear, e construir seu conhecimento traçando paralelos entre diversos teóricos e conceitos.

Para a organização curricular o conceito estruturante, a ideia chave, é fundamental na seleção do que será ensinado.

A articulação do currículo depende de as escolas reverem sua organização, estabelecer projetos e planejamentos interdisciplinares, além de definir cada processo formador em conjunto com os professores.

Desta forma planejar os conteúdos de modo objetivo e articulador proporciona a vivencia de um currículo estruturante nas práticas educativas.

Para quem quiser ler mais sobre o assunto, pode buscar nesse livro.

By |2018-09-26T21:47:10+00:0014.08.17|0 Comentários

Sobre o Autor:

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, Mestre em Ciências (ênfase Ensino de Biologia) pela Universidade de São Paulo. Trabalha com biologia geral, com ênfase em estratégicas didáticas e linguagem.

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