A formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional.

É realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos.

A formação continuada não descarta a necessidade de uma boa formação inicial.

Mas para aqueles profissionais que já estão atuando, há pouco ou muito tempo, ela é relevante.

Já que o avanço dos conhecimentos, tecnologias e as novas exigências do meio social e político impõem ao profissional, à escola e às instituições formadoras, a continuidade, o aperfeiçoamento da formação profissional.

Candau (1997) apresenta três aspectos fundamentais para o processo de formação continuada de professores.

Isto significa dizer que a formação continuada precisa:
  • Primeiro, partir das necessidades reais do cotidiano escolar do professor.
  • Valorizar o saber docente.
  • Ou seja, o saber curricular e/ou disciplinar e o saber da experiência.

  • E por fim, valorizar e resgatar o saber docente construído na prática pedagógica (teoria + prática).
A formação continuada passa a ser um dos pré requisitos básicos para a transformação do professor

Pois é através do estudo, da pesquisa, da reflexão, do constante contato com novas concepções, proporcionado pelos programas de formação continuada, que é possível a mudança.

A formação continuada não é apenas uma ‘atualização’, mas um espaço para rever suas práticas.

Fica mais difícil de o professor mudar seu modo de pensar o fazer pedagógico se ele não tiver a oportunidade de vivenciar novas experiências, novas pesquisas, novas formas de ver e pensar a escola.

Considerando como aspecto importante da formação continuada, a mudança nos diz que ela é um processo que envolve aprendizado, planejamento e reflexão.

Envolve valores, propósitos e conceitos associados ao que está sendo modificado.

A formação continuada é um meio de articular antigos e novos conhecimentos nas práticas dos professores.

A formação continuada deve propiciar espaços nos quais se possa aprofundar a discussão sobre como e por que os educadores fazem o que fazem.

Educar profissionais para serem pensadores autônomos, práticos e reflexivos.

E para que estejam comprometidos com a educação de alta qualidade para todos os estudantes.

A formação é um lugar para a reflexão sobre as práticas realizadas.

É um momento importante de produção de saberes voltados para a solução de situações problemáticas concretas.

Na formação continuada, deve-se buscar o entendimento do processo de desenvolvimento da prática pedagógica de maneira ampliada.

Tendo clareza das influências que o contexto escolar e das condições materiais de trabalho.

Bem como as condições sociais e econômicas a que estão submetidos esses profissionais.

A reflexão sobre a prática pode possibilitar a ampliação e o desenvolvimento do conhecimento profissional.

Constituindo-se num elemento básico para a profissionalização.

Os professores podem desenvolver sua competência profissional à medida que houver o reconhecimento de sua capacidade de ação reflexiva.

E de elaboração de seus saberes sobre o conteúdo de sua profissão, os contextos institucionais e sociais que condicionam sua prática.