O mapa conceitual como recurso didático
Os mapas conceituais são diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte dela. Eles representam conceitos (dentro da caixa de [...]
Os mapas conceituais são diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte dela. Eles representam conceitos (dentro da caixa de [...]
Vários documentos oficiais referentes a educação trazem a redação de "bases de competências" associadas às principais etapas da escolaridade. Mas o que são essas competências? Competência [...]
Quais são os saberes docentes que servem de base ao ofício de professor? Qual a natureza desses saberes? São técnicos, de ação ou de habilidades [...]
Ainda há a crença de que, para se tornar um bom professor, basta dispor de uma comunicação fluente e sólidos conhecimentos relacionados à disciplina que pretendesse [...]
A utilização de textos de divulgação científica como apoio à prática escolar já vem sendo feita. A divulgação científica é um campo de trabalho por [...]
O que seria um tutor? Um mestre? Um educador? Aquele que ultrapassaria a visão restrita do especialista, do conteudista? Um educador que transcende o papel [...]
O feedback ocorre após um comportamento, intervenção ou atitude. E consiste na informação que recebemos sobre nosso desempenho e esforço para alcançar um determinado objetivo. [...]
A divulgação científica é frequentemente utilizado na literatura como popularização da ciência. Podemos entender a divulgação científica como o uso de processos e recursos técnicos [...]
Estratégias de ensino sócio individualizantes são as que combinam as duas atividades. A individualizada e a socializada, alternando em suas fases os aspectos individuais e [...]
Estratégias didáticas socializantes são métodos que valorizam a interação social. Fazem a aprendizagem efetivar-se em grupo. Incluem as técnicas de trabalho em grupo, estudo de [...]