Certamente você já ouviu falar sobre aula interdisciplinar, mas você sabe como planejá-la?

O que é necessário para fazer esse tipo de planejamento?

Ou o que de fato é uma aula interdisciplinar?

A interdisciplinaridade é uma proposta que visa superar o tratamento do conhecimento escolar.

Por essa perspectiva, os múltiplos conhecimentos se interligam e se relacionam com a realidade na comunidade na qual o aluno esta inserido.

Assim, uma aula interdisciplinar necessita compreender as ligações entre as diferentes áreas de conhecimento.

E unir essas áreas para ultrapassar o pensar fragmentado.

É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber.

É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação ou um plano de intervenção.

Nesse sentido ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários.

Os problemas da aula interdisciplinar

Claro que uma metodologia que foge do tradicional apresenta problemas na sua implantação.

As dificuldades no início são normais, e pensando nisso, trazemos algumas aqui para a discussão.

Um dos problemas da aula interdisciplinar é qual a concepção de interdisciplinaridade das pessoas envolvidas.

Por exemplo, uma aula sobre animais marinhos, o conteúdo principal é de biologia, mas é sugerido que em Matemática os alunos contem os animais estudados.

Isso pode ser considerado uma aula interdisciplinar?

Na verdade não!

Nesse exemplo, em vez de ser uma atividade interdisciplinar, o que se tem é um tema subdividido.

Já que é um trabalho que não aprofunda o ensino dos temas eleitos e aborda superficialmente as várias áreas.

E o pior, sem garantir aprendizagens efetivas.

Outro problema comum é considerar interdisciplinar um trabalho de uma área específica, que apenas aproveita recursos de outra.

Por exemplo, usar um texto científico em uma aula de Ciências, não é trabalhar Língua Portuguesa.

Isso porque se os alunos apenas leram em sala não houve esforço voltado ao ensino da língua.

Além disso, faz parte da atuação do professor de Ciências ensinar as especificidades dos textos que utiliza.

É essencial prestar atenção se o aluno passará a um nível maior de conhecimento em todas as áreas.

Caso isso ocorra em apenas uma delas, é melhor repensar.

Lembre-se de que não precisa incluir muitas disciplinas – em geral, um tema só é relevante para poucas.

Então por onde começar?

O primeiro passo é definir as áreas e disciplinas que trabalharão juntas.

Por exemplo:

Área Ciências da Natureza e suas tecnologias
Disciplinas Física, Química e Biologia

Em seguida é importante delimitar o tema da aula.

Por exemplo, saúde e corpo humano.

A seguir, é importante detalhar os objetivos e os conteúdos de cada disciplina.

Ou seja, é importante definir um planejamento para cada disciplina.

Assim, cada disciplina precisa contar com diagnóstico inicial, expectativas de aprendizagem, sequência de atividades e proposta de avaliação.

E também é necessário colocar os objetivos gerais que vão envolver as diversas frentes.

Dessa forma, seguindo nosso exemplo:

Conteúdo específico
Física: Conceitos de temperatura, calor, equilíbrio térmico e escalas termométricas. Tipos de termômetros
Química: Estrutura e constituição da matéria, ponto de fusão e ebulição ( mercúrio, água e álcool)
Biologia: Regulação térmica do corpo humano, importância da água no corpo humano (criança, jovens e idosos), adaptação do organismo aos diferentes ambientes

Objetivos
Compreender e reconhecer o papel ( interferência da temperatura) do calor no funcionamento do corpo humano.

Caracterizar formas de medir e quantificar o calor, escolhendo equipamentos e procedimentos adequados.

Utilizar o modelo cinético das moléculas para explicar as propriedades térmicas dos corpos associando-os aos conceitos de temperatura e calor.

Identificar e avaliar elementos que propiciam conforto térmico.

Identificar os mecanismos de adaptação do corpo humano.

Compreender o processo de desidratação.

Assim como qualquer plano de aula, o próximo passo é descrever como a aula será desenvolvida.

E também quais os recursos utilizados.

Mas aqui é importante descrever o passo a passo de cada disciplina para que você consiga estabelecer as interseções necessárias.

Assim, continuando nosso exemplo:

Método/Procedimentos
Aula de física e química:

1- Apresentar através da leitura em grupo do texto: “O calor que mata” a problemática de 3000 idosos que morreram em Paris na França por mudanças bruscas na temperatura local.

2-Realizar a discussão em forma de seminário a partir de perguntas.

Como por exemplo, “Por que o calor matou tantas pessoas em Paris na França?”

Você pode ainda apontar os vários fatores: clima, condições térmica do ambiente, pessoas idosas, a influência do calor no corpo humano).

etc

Aula de Biologia:

1- Retomando o texto trabalhado com os alunos sobre “ O calor que mata” realizar um seminário de discussão e levantamento de dúvidas referentes a interferência da temperatura no corpo humano, mecanismos de adaptação ao calor extremo, processo de desidratação de nosso corpo, relacionando com situações vivenciais da nossa realidade.

Como por exemplo cor de pele, uso do protetor solar, ventilação de casa, arborização.

2- Através do desenho de uma célula, explicar a importância da água, o transporte através da membrana celular.

Assim, para fechar o plano de aula, o próximo passo é a avaliação.

Então por exemplo:

Avaliação
Serão avaliados aspectos como a participação e o envolvimentos dos alunos em todas as atividades realizadas.

Assim como a leitura de textos, roteiro de perguntas e relatórios de observação de atividades práticas realizados pelos alunos.

A partir de critérios como leitura, compreensão, argumentação, coerência e também pelos objetivos traçados para as atividades.

E por fim as referências bibliográficas gerais e específicas.

Tem alguma dúvida sobre o plano de aula interdisciplinar ou outras dicas?

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