Certamente você já ouviu falar de educação formal, informal e não formal.
Mas você sabe o que isso de fato significa?
Para entendermos o que é a educação formal, a informal e não formal, vamos começar falando de educação.
O que é educação
A educação, de modo geral, prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
Dessa forma, a educação é algo permanente na vida de todo cidadão.
Ou seja, é um processo contínuo, que permanece em desenvolvimento mesmo após o período escolar.
Sendo assim, não basta que as pessoas acumulem no começo da vida uma quantidade de conhecimentos.
Mas devem aproveitar todas as oportunidades para atualizar, aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos.
É dessa forma que conseguimos vencer os novos desafios impostos pelas rápidas mudanças mundiais.
A educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Os termos, formal, não formal e informal são de origem anglo-saxônica, surgidos a partir de 1960.
Vários fatores, ocasionados pela segunda Guerra Mundial, desencadearam uma crise educacional nos países do primeiro Mundo, dentre eles:
a) os sistemas escolares não conseguiam atender à grande demanda escolar,
b) os sistemas escolares não cumpriam seu papel em relação à promoção social e,
c) a não formação de recursos humanos para as novas tarefas que surgiam com a transformação industrial.
Com isso, ocorreu, de um lado, a exigência de um planejamento educacional.
E, de outro, a valorização de atividades e experiências não escolares, tanto ligadas à formação profissional quanto à cultura geral.
Geralmente, a diferença entre formal, não formal e informal é estabelecida tomando por base o espaço escolar.
Dessa forma, ações educativas escolares seriam formais e aquelas realizadas fora da escola não formais e informais.
Nos países de língua inglesa, o termo “não formal”, quase não é utilizado.
São consideradas como informais as ações realizadas em outros locais diferentes da escola.
Enquanto nos países latinos e Lusófonos, os termos, “não formal” e “informal” são aplicados à educação, sendo o primeiro associado a instituições como museus, centros culturais, ONGs, e o segundo, a mídias.
A educação formal
É aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados.
A educação formal tem um espaço próprio para ocorrer.
Ou seja, é institucionalizada e prevê conteúdos.
Além disso tem como objetivo o ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, que preparam o indivíduo para atuar em sociedade como cidadão ativo.
Ou seja, se preocupa mais com o aprender a conhecer, ficando em segundo plano o aprender a fazer.
A educação formal é metodicamente organizada.
Ela segue um currículo, é divida em disciplinas, segue regras, leis, divide-se por idade e nível de conhecimento.
A educação informal
É aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados.
Ou seja, a educação informal pode ocorrer em vários espaços e envolve valores e a cultura própria de cada lugar.
Por isso, o principal objetivo da educação informal é socializar os indivíduos e desenvolver hábitos e atitudes.
Dessa forma, a educação informal é um processo permanente e não organizado.
A educação não formal
É aquela que se aprende no mundo da vida, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas.
A educação não formal ocorre a partir da troca de experiências entre os indivíduos, sendo promovida em espaços coletivos.
Dessa forma, o principal objetivo da educação não formal é proporcionar conhecimento sobre o mundo que envolve os indivíduos e suas relações sociais.
Para isso, trabalha com a subjetividade do grupo e contribui para sua construção identitária.
A educação formal, informal e não formal tem características diferenciadas, mas podem ser complementares.
Isso porque a educação formal promove a aprendizagem e a titulação.
Enquanto que na educação informal, os resultados acontecem a partir da visão do senso comum.
E na educação não formal, há o desenvolvimento de vários processos, já que é voltada para o ser humano como um todo.
Um bom exemplo de educação não formal está na Pedagogia utilizada por Paulo Freire.
Neste modelo, os educandos, nos círculos de cultura, discutem sua realidade e fazem, além da leitura da palavra, a leitura de mundo.
A educação informal e não formal não substituem a educação formal, mas podem complementá-la por meio de programações específicas e articulações com a comunidade educativa.
Bom dia de 07 de Dezembro de 2019… utilizei esse material em um trabalho para a disciplina de Metodologia e Seminário de pesquisa do curso de Pedagogia, e foi muito útil…
Otima Materia, estou compartilhando ela!! 😀
👍
Amei o conteúdo vou partilhar com os meus colegas
Amei o resumo vai me ajudar bastante
Ótima! Usei na minha faculdade de pedagogia.
Gostei muito dessa matéria
Obrigadaaa
O material é interessante mas faltou dar exeplos especificos em cada tipo de educação
Excelente! Compartilharei para os alunos
muito bom
Parabéns pelo material, estou inserindo ele como base de análise na disciplina no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.
Perfeita me ajudou muito.