Trabalhar com metodologias ativas envolve muito trabalho e muito tempo.

Isso porque requer muito planejamento e muita paciência.

E mesmo assim ainda podem surgir problemas.

Pensando nisso reunimos aqui as queixas mais frequentes sobre implantar a metodologia ativa em sala de aula.

E claro, como resolvê-las!

Vamos lá!

1) O aluno não está preparado para aprender como protagonista/não sabe como agir

Como já dissemos, qualquer atividade de metodologia ativa requer muita paciência.

E digo isso porque o aluno precisa aprender como agir para só então conseguir realizar a tarefa.

E isso demanda tempo.

A probabilidade de dar certo logo de primeira é bem baixa no nosso cenário atual de ensino.

Isso porque o aluno não está acostumado a ter que pensar, a ter que falar, a ser o protagonista da aula.

E com isso acaba sendo difícil tirar o aluno da zona de conforto.

Você precisa ensinar o aluno como se comportar naquela aula.

Lembre-se que os alunos estão acostumados, na sua maior parte, apenas a ouvir e copiar.

Então como resolver esse tipo de problema?

As primeiras aulas em que usar a metodologia ativa, precisam ser bem guiadas.

Quase instrucionais para que os alunos entendam o que precisa fazer, o que é esperado e como agir.

É aos poucos que os alunos vão adquirindo autonomia em sala de aula.

E conforme for o progresso dos alunos você pode ir utilizando metodologias ativas mais complexas.

2) Não tive metodologias ativas em minha formação e não sei como colocá-las em prática

Esse é um problema muito comum.

E também a principal desculpa utilizada por pessoas com resistência a sair do tradicional.

E digo que, embora pareça complicado, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Mesmo não tendo vivenciado e discutido na nossa formação de base metodologias ativas, faz-se necessário conhecer e avaliar as possibilidades de implementação delas na prática docente.

Além disso, usar as metodologias ativas não quer dizer que as aulas expositivas devam sumir.

Na verdade, elas podem ser alternadas.

O importante é sempre pensar em maneiras de estimular a participação mais ativa do aluno em todo o processo de ensino.

Assim, o principal das metodologias ativas em sala de aula, é que você promova debates, esclareça dúvidas e chame a atenção para alguns pontos-chave.

Além de monitorar os resultados e desenvolver as competências dos estudantes.

3) Problemas curriculares como empecilho para a aplicação de metodologias ativas

Quando a grade de ensino é tradicional fica inviável fazer todas as aulas em metodologia ativa, porque realmente não vai dar tempo.

Especialmente se os demais professores não trabalham com a mesma metodologia.

Já que quando todo o corpo docente trabalha com a metodologia ativa é possível organizar um currículo adequado.

Mas, se a sua realidade é o currículo bem tradicional, procure utilizar problemas relacionados aos contextos do aluno.

Já que sem a contextualização os conteúdos podem tornar as matérias curriculares desinteressantes.

E assim, os alunos começam a encarar a aprendizagem como uma obrigação carente de sentido, da qual eles buscam livrar-se assim que possível.

4) O aluno não faz a tarefa extra classe necessária para a aula

As razões para a negativa do estudante em fazer as tarefas podem ter origens de natureza afetiva, cognitiva, didática ou familiar.

Assim, o primeiro passo é tentar identificar qual o motivo.

Se for por um motivo ao qual você possa auxiliá-lo, busque a melhor maneira de ajudá-lo.

Por exemplo, se for por dificuldade de leitura, trabalhe também com podcast.

Uma possibilidade também é avisar que a atividade extra classe será exposta na aula seguinte, e assim, cobrar o conteúdo oralmente.

Em uma roda de discussão, por exemplo.

Além disso também pode ser atribuído nota para a atividade realizada.

5) Tenho turmas muito numerosas

O grande número de alunos por sala é um dos maiores problemas enfrentados por nós professores.

Afinal, quando mais numeroso o grupo mais difícil de fazer os alunos trabalharem em conjunto.

Sempre tem aquele aluno que enrola e deixa o trabalho para os colegas.

Então como resolver esse problema?

Uma forma de driblar esse problema é utilizar o método trezentos.

O método trezentos tem por objetivo promover a colaboração entre os estudantes por meio de grupos que são formados de acordo com rendimento dos estudantes nas avaliações.

Esses grupos contêm alguns estudantes que tiveram bom rendimento, chamados de ajudantes.

E alguns estudantes que tiveram rendimento considerado insatisfatório, chamados de ajudados.

Os alunos ajudados têm o direito de fazer uma nova avaliação do conteúdo após o cumprimento de metas especificadas pelo professor.

Já os ajudantes não refazem a avaliação, mas melhoram suas notas iniciais de acordo com a melhora dos estudantes ajudados e com o nível de ajuda oferecido ao grupo.

As metas devem ser elaboradas de acordo com a especificidade de cada disciplina.

Mas, como exemplo, pode-se citar as seguintes:

(a) dois encontros presenciais com os integrantes do grupo com, pelo menos, duas horas de duração;

(b) entrega de listas de exercícios desenvolvidas pelo professor;

(c) resolução da avaliação anterior; e

(d) resolução de uma avaliação desenvolvida pelo líder do grupo.

O líder do grupo é o estudante com a maior nota do grupo.

6) Não tenho tempo suficiente para trabalhar com metodologia ativa

Mesmo que você não tenha tanto tempo para planejar aulas com a metodologia ativa, sempre é possível utilizar alguns recursos.

E aos poucos, você ir introduzindo na sua aula.

Como por exemplo, estimular o aluno a falar, a expor o que já sabe sobre o tema da aula.

Ou ainda promover debates e atividades em grupo onde os alunos possam pensar sobre um problema.

Tem outros problemas para utilizar a metodologia ativa em sala de aula? Compartilhe aqui com a gente!