Metodologias ativas: Just-in-Time Teaching – JiTT
O Just-in-Time Teaching (JiTT) ou Ensino sob Medida (EsM) é um método desenvolvido por Gregor Novak e colaboradores. Consiste em ajustar a aula às necessidades [...]
O Just-in-Time Teaching (JiTT) ou Ensino sob Medida (EsM) é um método desenvolvido por Gregor Novak e colaboradores. Consiste em ajustar a aula às necessidades [...]
A sala de aula invertida é um sistema que capacita os professores a personalizar o ensino para cada aluno. Para isso, contém elementos de um [...]
Já ouviu falar de análise do discurso? Seja como estratégia para ensinar seus alunos ou como metodologia científica nas pesquisas educacionais, a análise do discurso visa compreender as relações entre o discurso, o contexto e os interlocutores.
Você já ouviu falar em conflito cognitivo? É uma das partes mais detidas dos estudos de Jean Piaget, do psicólogo estadunidense Jerome Bruner, de Vygotsky e [...]
Muita gente não entende bem a função de levar seus alunos aos museus. Fazer uma aula diferente, dar um passeio, oportunidade para não dar aula? [...]
Chegou o seu primeiro dia de aula como professor. Você estudou anos para isso. Leu muita coisa, discutiu muitas teorias. E agora é a hora [...]
Certamente você já ouviu falar sobre interdisciplinaridade e transversalidade. Presente os PCNs, em documentos educacionais e frequentemente relacionado a boas práticas de ensino. Mas sobre [...]
A oratória, embora pouco difundida na formação é muito importante para nós professores. É muito comum ouvirmos de algum professor: “Fulano de tal sabe muito, [...]
Já falamos sobre o ensino por investigação e hoje vamos ver os diferentes tipos de atividades investigativas. São todas iguais? Que tipos de atividades podem ser consideradas [...]
A expressão professor mediador é bastante comum nos fóruns educacionais, principalmente os que seguem a linha construtivista. Virou moda chamar professores de “mediadores”, mas uma [...]