O “porquê” de fazer as coisas
Afinal o que é contextualizar o conteúdo?
Certamente você já ouviu sobre a importância de contextualizar o conteúdo a ser ensinado. Mas o que isso realmente significa? Qual a melhor maneira de [...]
O “porquê” de fazer as coisas
Certamente você já ouviu sobre a importância de contextualizar o conteúdo a ser ensinado. Mas o que isso realmente significa? Qual a melhor maneira de [...]
Você já ouviu falar em sequência didática? Ou sabe o que diferencia uma sequência didática das aulas que você faz? Não? Então esse post foi [...]
Certamente você já ouviu falar de educação formal, informal e não formal. Mas você sabe o que isso de fato significa? Para entendermos o que [...]
O ciclo de aprendizagem vivencial, popularmente conhecido como CAV, é um modelo de condução e desenvolvimento que prioriza a experiência. Isso significa que, essa metodologia [...]
A proposta didática dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs), é atualmente incorporada em diversas propostas de ensino. Desde a elaboração de materiais didáticos até como [...]
Quem nunca teve um professor que "tinha uma boa didática" ou explicava muito bem toda a matéria? E em contra partida quem nunca teve aquele [...]
A Peer Instruction, também chamada de Instrução pelos Colegas é um método desenvolvido Eric Mazur. Usado por muitas escolas e universidades do mundo, tem o [...]
O Just-in-Time Teaching (JiTT) ou Ensino sob Medida (EsM) é um método desenvolvido por Gregor Novak e colaboradores. Consiste em ajustar a aula às necessidades [...]
Já ouviu falar de análise do discurso? Seja como estratégia para ensinar seus alunos ou como metodologia científica nas pesquisas educacionais, a análise do discurso visa compreender as relações entre o discurso, o contexto e os interlocutores.
Você já ouviu falar em conflito cognitivo? É uma das partes mais detidas dos estudos de Jean Piaget, do psicólogo estadunidense Jerome Bruner, de Vygotsky e [...]